O
Estado de Indiana tem uma associação umbilical com o esporte a motor.
Na semana das 500 Milhas de Indianápolis, escrevi aqui, há eventos de sprint cars e afins desde quarta-feira em cidades que ficam a um raio de até duas horas da capital mundial do automobilismo.
A partir de hoje - e até domingo -, há outra programação muito legal chamada Indiana Midget Week, com seis provas em seis noites consecutivas e em seis pistas/cidades diferentes.
Midget, ou anão, em tradução livre, são similares ao que no Brasil nos acostumamos a chamar de gaiolas. O nome se aplica pois são chassis de dimensões menores que os sprint cars, os principais carros de rodas descobertas a competir neste tipo de provas em pequenos ovais, prioritariamente de terra. O motor montado sobre carroceria de 900 libras - ou 410kg - é como um V8 partido ao meio: são propulsores de quatro cilindros em linha inclinados para o lado esquerdo, com potências de 300 a 400cv, cerca de metade do que rendem as usinas dos irmãos maiores.
A brincadeira começa hoje na pista de Montepelier, um oval em forma de D com um quarto de milha de extensão - ou 402 metros. Para se ter uma noção, é o mesmo percurso de aceleração de uma pista oficial de arrancada - e a metade de um circuito como os famosos Bristol ou Martinsville, os menores do calendário da Nascar, com traçados de 800 metros de extensão. O circuito foi construído em 1903 como uma pista de meia milha para corrida de cavalos e recebe provas de automóveis desde 1915, com capacidade para receber 3,2 mil espectadores. Quase o mesmo cenário de todas as pistas restantes, com poucas alterações, de uma para outra, de metragem, inclinação, capacidade e ano de inauguração. E todas elas, com exceção do Bloomington Speedway, que sedia a prova da sexta-feira e trocou de dono no início deste ano, tem seus sites próprios, com calendário de provas do ano, notícias, histórico e o que mais puder ajudar ao fã de corridas.
Em tempo: não caia na tentação de meramente culpar os responsáveis por autódromos no Brasil por, em muitos casos, não dispor de tais ferramentas. O buraco neste país é muito mais embaixo.
O prestígio e popularidade da dirt track racing é tamanho que mesmo um astro nacional do automobilismo americano como Kyle Larson, piloto da Chip Ganassi na Nascar Cup Series, confirmou presença nas provas de quarta e quinta-feira. O californiano é frequentador contumaz deste tipo de corrida. E não está sozinho: Tony Stewart, com quase 50 anos, forjou sua carreira nas pistas de terra e frequenta as provas até hoje. E Christopher Bell, jovem valor da Xfinity Series e mais forte aposta da Toyota para ser seu novo Kyle Busch, ainda é ativo em grandes provas americanas do gênero como o Chili Bowl, disputado em janeiro e conhecido como o Super Bowl dos midgets. Há vários outros nomes familiares envolvidos recentemente ou ainda na atualidade neste meio, como Rico Abreu, Jason Leffler, J. J. Yeley, Bryan Clauson e Cole Whitt.
As corridas desta semana fazem parte do calendário de 33 eventos em 27 pistas diferentes do USAC National Midget Championship, sancionada pelo Automóvel Clube dos Estados Unidos - formado pelo histórico proprietário do Indianapolis Motor Speedway, Tony Hulman, para sancionar a prova máxima e o campeonato nacional da época após a desistência da Associação Americana do Automóvel (AAA), em 1955, em sequência a tragédias daquele ano como o acidente de Pierre Levegh em Le Mans. O patrocínio da competição é respeitável: o energético NOS. A semana dos Midgets de Indiana, apesar de coroar seu próprio campeão, faz parte do campeonato - ainda que nem todas as provas contabilizem pontos para a disputa da taça.
O formato de semanas de prova é recorrente nos EUA: só no campeonato de midgets da USAC (há outros tantos e sancionados por vários outros órgãos no país), além da 15ª edição em Indiana, há outras duas semanas de velocidade, no estado da Pensilvânia e na chamada região Mid-America, com provas em Nebraska, Missouri, Oklahoma e Kansas. O estado dos Hoosiers também tem sua Indiana Sprint Car Week, que vai para sua 32ª edição, em que o som e a fúria dos motores V8 dos carros maiores será sentido em oito provas num espaço de dez noites entre 18 e 27 de julho.
Se for aos EUA um dia, procure pela dirt track mais próxima, compre uma camiseta, sente-se na arquibancada com o melhor hamburger que encontrar e desfrute: a conexão com o automobilismo em sua raiz e essência é imediata.
Texto e foto: Geferson Kern - locutor
Na semana das 500 Milhas de Indianápolis, escrevi aqui, há eventos de sprint cars e afins desde quarta-feira em cidades que ficam a um raio de até duas horas da capital mundial do automobilismo.
A partir de hoje - e até domingo -, há outra programação muito legal chamada Indiana Midget Week, com seis provas em seis noites consecutivas e em seis pistas/cidades diferentes.
Midget, ou anão, em tradução livre, são similares ao que no Brasil nos acostumamos a chamar de gaiolas. O nome se aplica pois são chassis de dimensões menores que os sprint cars, os principais carros de rodas descobertas a competir neste tipo de provas em pequenos ovais, prioritariamente de terra. O motor montado sobre carroceria de 900 libras - ou 410kg - é como um V8 partido ao meio: são propulsores de quatro cilindros em linha inclinados para o lado esquerdo, com potências de 300 a 400cv, cerca de metade do que rendem as usinas dos irmãos maiores.
A brincadeira começa hoje na pista de Montepelier, um oval em forma de D com um quarto de milha de extensão - ou 402 metros. Para se ter uma noção, é o mesmo percurso de aceleração de uma pista oficial de arrancada - e a metade de um circuito como os famosos Bristol ou Martinsville, os menores do calendário da Nascar, com traçados de 800 metros de extensão. O circuito foi construído em 1903 como uma pista de meia milha para corrida de cavalos e recebe provas de automóveis desde 1915, com capacidade para receber 3,2 mil espectadores. Quase o mesmo cenário de todas as pistas restantes, com poucas alterações, de uma para outra, de metragem, inclinação, capacidade e ano de inauguração. E todas elas, com exceção do Bloomington Speedway, que sedia a prova da sexta-feira e trocou de dono no início deste ano, tem seus sites próprios, com calendário de provas do ano, notícias, histórico e o que mais puder ajudar ao fã de corridas.
Em tempo: não caia na tentação de meramente culpar os responsáveis por autódromos no Brasil por, em muitos casos, não dispor de tais ferramentas. O buraco neste país é muito mais embaixo.
O prestígio e popularidade da dirt track racing é tamanho que mesmo um astro nacional do automobilismo americano como Kyle Larson, piloto da Chip Ganassi na Nascar Cup Series, confirmou presença nas provas de quarta e quinta-feira. O californiano é frequentador contumaz deste tipo de corrida. E não está sozinho: Tony Stewart, com quase 50 anos, forjou sua carreira nas pistas de terra e frequenta as provas até hoje. E Christopher Bell, jovem valor da Xfinity Series e mais forte aposta da Toyota para ser seu novo Kyle Busch, ainda é ativo em grandes provas americanas do gênero como o Chili Bowl, disputado em janeiro e conhecido como o Super Bowl dos midgets. Há vários outros nomes familiares envolvidos recentemente ou ainda na atualidade neste meio, como Rico Abreu, Jason Leffler, J. J. Yeley, Bryan Clauson e Cole Whitt.
As corridas desta semana fazem parte do calendário de 33 eventos em 27 pistas diferentes do USAC National Midget Championship, sancionada pelo Automóvel Clube dos Estados Unidos - formado pelo histórico proprietário do Indianapolis Motor Speedway, Tony Hulman, para sancionar a prova máxima e o campeonato nacional da época após a desistência da Associação Americana do Automóvel (AAA), em 1955, em sequência a tragédias daquele ano como o acidente de Pierre Levegh em Le Mans. O patrocínio da competição é respeitável: o energético NOS. A semana dos Midgets de Indiana, apesar de coroar seu próprio campeão, faz parte do campeonato - ainda que nem todas as provas contabilizem pontos para a disputa da taça.
O formato de semanas de prova é recorrente nos EUA: só no campeonato de midgets da USAC (há outros tantos e sancionados por vários outros órgãos no país), além da 15ª edição em Indiana, há outras duas semanas de velocidade, no estado da Pensilvânia e na chamada região Mid-America, com provas em Nebraska, Missouri, Oklahoma e Kansas. O estado dos Hoosiers também tem sua Indiana Sprint Car Week, que vai para sua 32ª edição, em que o som e a fúria dos motores V8 dos carros maiores será sentido em oito provas num espaço de dez noites entre 18 e 27 de julho.
Se for aos EUA um dia, procure pela dirt track mais próxima, compre uma camiseta, sente-se na arquibancada com o melhor hamburger que encontrar e desfrute: a conexão com o automobilismo em sua raiz e essência é imediata.
Texto e foto: Geferson Kern - locutor
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