segunda-feira, 31 de julho de 2017

Porsche aniqula a concorrência em prova sensacional do Brasileiro de Endurance

Chevrolet Absoluta 500 válida pela terceira etapa do Brasileiro de Endurance


     Interlagos foi palco neste domingo (30), da Chevrolet Absoluta 500, prova válida pela terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance DOPAMINA. Desde a largada até as últimas voltas, as seis categorias que compõem a competição tiveram belas disputas. No total, 40 carros formaram o grid da corrida que teve  largada às 15h10 e uma chegada noturna emocionante na escuridão do autódromo considerado um templo do automobilismo brasileiro.


     O primeiro carro a receber a bandeira quadriculada foi o Porsche 911 GT3  #20 da dupla Marcel Visconde e Ricardo Mauricio. Completaram o podida categoria GP1 o MRX #65 de Nilson e José Ribeiro, e a Lamborghini #31 de Marcello Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá.

Foto Endurance

     Durante as quatro horas de prova à liderança só foi ameaçada na primeira 1h30 de prova entre o protótipo Predador de Jair e Duda Bana, e o MR18 #110 de Francesco Ventre e Eduardo Dieter, com o Porsche reassumindo a ponta logo depois.

Foto: Cintia Azevedo

     Na largada coube a Ricardo Mauricio a tarefa de iniciar a corrida, onde nos primeiros metros, o protótipo MRX #65 da dupla sul-mato-grossense chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada do S do Senna o Porsche retomou à frente. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety car, na volta 17. Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Ricardinho precisou fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o lado de dentro da curva.

     A prova foi marcada por várias intervenções do safety car, onde por medida de segurança a prova prevista para ter 116 voltas (o equivalente a 500 quilômetros de percurso), foi encerrada pela direção de prova com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na pista.

      “Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”, comemorou Visconde.

     Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. Passamos a usar pré-aquecedores de pneus nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a coisa pareceu pior do que realmente foi”, relatou o bicampeão da Stock Car.

     O campeonato segue com Visconde/Mauricio na liderança com a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. A dupla do Tubarão #05 vencedora da prova de abertura, em Tarumã, perdeu várias voltas nos boxes no começo da prova devido a uma mangueira solta. Voltaram à pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria GP1.

     Na categoria P2, desde a classificação a briga prometia ser bastante acirrada pela vitória entre o Protótipo #172 de Carlos e Yuri Antunes, e o MRX #75 de Henrique Assunção e Fernando Ohashi, os dois carros se revezaram durante boa parte da prova na liderança, mas quem levou a melhor foi o Protótipo #172 da dupla formada por pai e filho, com os líderes da temporada Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32) completando o pódio.

     Na classe P3, os líderes da competição Julio Martini e Marcelo Vianna (Tubarão #69) foram os grandes destaques largando na pole e vencendo, com o protótipo 1R #76 de Emilio Padron, Eduardo Conceição, Pedro Serrano e Renan Guerra, em segundo, e o Spyder #72 do trio Paulo Totaro, Beto Monteiro e Leandro Totti, em terceiro.

     Na GT1, a Lamborghini #46 de Paulo Rutzen, Vilson Verardi e Gustavo Martin abriu uma boa vantagem na prova sobre seus principais adversários vencendo e chegando em nono na geral. A segunda posição foi do Sonic #17 de André Senger e Humberto Giacomello, com a terceira colocação da Ferrari #155 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes.
Na categoria GT2, a dupla de estreantes também formada por pai e filho – Mauricio e Marco Billi (Maserati #34) foi a vencedora, seguida por José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano (Línea #51), e Reinaldo Rena/Roberto Rossatti (Stock Car #100). Na T, a vitória foi do Gol #88 de Ricardo e Juarez Terres.

A próxima etapa do Brasileiro de Endurance DOPAMINA acontece em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 19 de agosto.

Fotos Endurance Brasil e Cíntia Azevedo

Endurance: Primeira pole do Porsche 911 #20 no Brasileiro de Endurance DOPAMINA

A dupla Marcel Visconde e Ricardo Maurício foi a mais rápida no treino que definiu o grid de largada do Chevrolet Absoluta 500


     A CHEVROLET ABSOLUTA 500 válida pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance DOPAMINA teve seu grid de largada definido neste sábado (29), numa ensolarada tarde de sol e calor em Interlagos (SP). A bordo do Porsche 911 #20, de Marcel Visconde e Ricardo Maurício ficando com a posição de honra do grid.

Essa é a primeira vez na temporada, que a dupla líder do campeonato conquista a pole position, com o tempo de 01:32:829. A primeira fila será completada pelo MRX #65 da dupla sul-mato-grossense formada por Nilson e José Ribeiro.

A formação do grid deu uma mostra do que será a corrida, com os 10 primeiros colocados sendo fortes modelos da classe GP1, com a segunda fila tendo o Tubarão #05, de Tiel de Andrade e Franco Pasquale; MCR Lambo #18, de Fernando Poeta e Pedro Queirolo, a terceira fila,  com o MR18 #04, de Claudio Ricci, Vinicius e Felipe Roso; tendo ao seu lado, outro MR18 #117, de Emílio Padron e Fernando Fortes, seguidos do MCR #71, de Ian Ely e Daniel Claudino; da Lamborghini #31, de Marcelo Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá; do MR18 #110, de Eduardo Dieter e Francesco Ventre; e do MRX #80, de Alexandre Finardi e Alan Chanoski.

“Foi além do que esperado, porque os protótipos com motor turbo são muito rápidos nos treinos classificatórios. Este foi o melhor tempo de um carro da nossa equipe em Interlagos e isso nos deixa confiantes para a corrida”, comemorou Marcel.

O bicampeão da Stock Car, Ricardo Maurício, que foi o responsável pela classificação, garante que a estratégia será fundamental para o resultado. “Viramos 1:33.7 no último treino de ontem e sabíamos que daria para baixar mais hoje. Ainda há o que evoluir no acerto do carro, mas isso vem com o tempo. Sobre a corrida, temos que esperar para ver. Não adianta simplesmente sair abrindo distância, porque provavelmente vamos ter muitas entradas de safety car. Vai depender muito da estratégia”, explicou.

Ao todo, sete categorias, num grid composto por 40 carros aceleram nesse domingo na prova, que terá sua largada às 15h, deste domingo.

Na categoria P2, a briga pela pole foi acirrada entre o Protótipo #172, de Carlos Antunes e Yuri Antunes; e o MRX #75, de Henrique Assunção e Fernando Ohashi, sendo que nas últimas voltas o primeiro levou a melhor. Na classe P3, o Spyder #151, dos pilotos Sergio Pistili e Valter Pinheiro, em sua estreia, marcaram o melhor tempo. Foram seguidos pelo protótipo 1R #76, do quarteto Emilio Padron, Eduardo Conceição, Pedro Serrano e Renan Guerra, com o Tubarão #69, dos líderes do campeonato Julio Martini e Marcelo Vianna largando na terceira colocação.

Na GT1, a Lamborghini #10, de Pierre Ventura e Peter Ferter, fez o melhor tempo, com a segunda colocação, outra Lamborghini #46, de Paulo Rutzen, Vilson Verardi e Gustavo Martins, com a Ferrari #155, de Carlos Kray, Ricardo Mendes e Telmo Tecchio, que lideram a competição na terceira posição. Na categoria GT2, o trio estreante formado por Mauzio Billi, Marco Billi e Fabio Greco, colocou a Maserati #34 na primeira posição. A pole da T ficou com o Gol #88, de Ricardo e Juarez Terres.

A Chevrolet Absoluta 500 terá transmissão ao vivo pela internet nos sites www.endurancebrasil.com e no www.automaistv.com.br, também nas páginas do facebook da Endurance Brasil e da Auto Mais.

Grid de largada do Chevrolet Absoluta 500
  1. Porsche 911 #20 – Ricardo Maurício e Marcel Visconde – GP1
  2. MRX #65 – Nilson Ribeiro e José Ribeiro – GP1
  3. Tubarão #05 – Tiel de Andrade e Franco Pasquale – GP1
  4. MCR Lambo #18 – Fernando Poeta e Pedro Queirolo – GP1
  5. MR18 #04 – Claudio Ricci, Felipe e Vinicius Roso – GP1
  6. MR18 #117 – Emilio Padron e Fernando Fortes – GP1
  7. MCR #71 – Ian Ely e Daniel Claudino – GP1
  8. Lamborghini #31 – Marcelo Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá – GP1
  9. MR18 #110 – Eduardo Dieter e Francesco Ventre – GP1
  10. MRX #80 – Alexandre Finardi e Alan Chanoski – GP1
  11. Protótipo #172 – Carlos Antunes e Yuri Antunes – P2
  12. MRX #75 – Henrique Assunção e Fernando Ohashi – P2
  13. Cobalt #25 – Ney Faustini, Mauricio Salla e Neyzinho Faustini – GP1
  14. Tubarão #32 – Paulo Sousa e Mauro Kern – P2
  15. Spyder #151 – Sergio Pistilli e Valter Pinheiro – P3
  16. 1R #76 - Emilio Padron, Eduardo Conceição, Pedro Serrano e Renan Guerra – P3
  17. Tubarão #69 – Julio Martini e Marcelo Vianna – P3
  18. Predador #35 – Jair Bana e Duda Bana – GP1
  19. MRX #07 – Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo – P2
  20. Lamborghini #10 – Pierre Ventura e Peter Ferter – GT1
  21. Lamborghini #46 – Paulo Rutzen, Vilson Verardi e Gustavo Martins – GT1
  22. Ferrari #155 – Telmo Tecchio, Carlos Kray e Ricardo Mendes – GT1
  23. BMW #64 – Henry Visconde e Sergio Ribas – GT1
  24. MRX #43 – Gustavo Tomazini e Sergio Cardoso – P3
  25. Proto 1R #128 – Mallaco e Leonardo Mallaco – P3
  26. Maserati #34 – Maurizio Billi/Marco Billi e Fabio Greco – GT2
  27. Spyder #226 – Luciano Borghesi, Mario Neto e Claudio Leoni – P2
  28. Sonic #17 – André Senger e Humberto Giacomello – GT1
  29. Vectra V8 #77 – Edras Soares e Juarez Soares – GT1
  30. Montava #16 – Esio Vichiese – GT1
  31. Spyder #72 – Paulo Totaro e Beto Monteiro
  32. Protótipo #78 - André Varassin/Vinicius Palma – P3
  33. Linea #51 - José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano – GT2
  34. Protótipo #79 - Vandercesar Penques/José Carlos Soares/José Magalhães Neto – P3
  35. Gol #88 – Juarez Terres e Ricardo Terres – T
  36. Spyder #08 - Alejandro Cignetti e Rui Belinati – P3
  37. Protótipo #41 – João Lemos e André Moraes – GP1
  38. Dodge Challenge #888 – André Carrillo e Rodrigo Corbisier – GT1
  39. Stock Car #100 – Roberto Rossatti e Reinaldo Rena – GT2 

sexta-feira, 28 de julho de 2017

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Brasileiro de Endurance chega a São Paulo para os 500km de Interlagos

Prova que acontece neste final de semana é válida pela terceira etapa do campeonato
Depois de uma disputa acirrada em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Endurance – DOPAMINA volta às pistas neste final de semana para a disputa dos 500 km de Interlagos - Chevrolet Absoluta. No total, um grid com mais de 40 carros entre protótipos e GTs está confirmado para a prova que acontece neste final de semana em um dos templos sagrados do automobilismo mundial e que é válida pela terceira etapa da competição.


Na categoria GP1, a liderança é de Marcel Visconde e Ricardo Maurício. A dupla que acelera a bordo de um Posche 911 assumiu a ponta da tabela após a vitória em Curitiba e, agora, quer abrir distância dos segundo colocados Franco Pasquale e Tiel Andrade.
"Interlagos é a 'casa' da nossa equipe e temos um ótimo retrospecto nesse circuito. Já corremos muitas vezes lá e ganhamos algumas. Nosso carro atual, o Porsche 911 GT3 R, nunca andou no traçado, mas temos muitas referências e experiências de corridas anteriores. Isso certamente vai ajudar a chegar rapidamente a um acerto competitivo para a corrida", explicou Marcel.


"Acho que o Porsche vem forte para essa corrida. É um circuito onde é importante ter boa tração e um motor forte para os trechos em subida, e isso nosso carro tem. Os protótipos estão evoluindo e serão fortes adversários. Alguns deles tem motor turbo, mas vão ter que diminuir a pressão para a corrida. Por isso, digo que vai ser difícil conquistar a pole position, mas temos boas chances de vitória", completou o experiente Ricardo Maurício.
Já na classe GT1 Carlos Kray, Renato Mendes e Telmo Techio aceleram a Ferrari #155 para abrir ainda mais vantagem sobre o time formado por Paulo Rutzen, Gustavo Martins e Vilson Jr, que disputam o campeonato com a Lamborghini #46. Passadas as duas primeiras etapas, 45 pontos separam os trios.


Na P2, Mauro Kern e Paulo Sousa, da equipe MC Tubarão, tentam se recuperar após terem a liderança entre os protótipos ameaçada com o segundo lugar conquistado na etapa de Curitiba. Henrique Assunção e Fernando Ohashi, vencedores na capital paranaense, querem manter o ritmo para tentar roubar a ponta da tabela.


Quem domina a competição com folga é a dupla Julio Martins e Marcelo Vianna, na categoria P3. Eles venceram a abertura do campeonato em Tarumã, voltaram ao topo do pódio em Curitiba e agora tentam manter o aproveitamento acelerando em Interlagos.


A prova é promovida pela APE – Associação de Pilotos de Endurance e tem o apoio da CBA e da FASP.


Programação:

SEXTA FEIRA - Dia 28 de JULHO de 2017 – TREINOS / BRIEFINGS
TREINOS

Das 11h05 às 11h45 e das 16h00 às 16h40 - Força Livre / Endurance
Das 17h20 às 18h00 – Endurance

SÁBADO - Dia 29 de JULHO de 2017
Das 14h05 às 14h20 - Classificação Endurance 1º Grupo
Das 14h20 às 14h35 - Classificação Endurance - 2º Grupo
Das 14h35 às 14h50 - Classificação Endurance - 3º Grupo
Briefing 15h10

DOMINGO - Dia 30 de JULHO de 2017
Das 11h15 às 11h45 – Warm-up ENDURANCE BRASIL
Às 15h00 - Abertura de Box para ENDURANCE BRASIL
Às 15h10 - Largada para ENDURANCE BRASIL – 500 km ou no máximo 4 horas

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Informações sobre os 500 km de SP Endurance Brasil


Treino livre neste sábado

Prezados sócios, pilotos e preparadores


               Informamos que haverá treino livre neste sábado, dia 22 de julho de 2017 das 10h às 18h.

Treino Gratuito para sócios em dia.
- Taxa de R$560,00 para não sócio.
- Taxa de R$560,00 para sócio em atraso (reverte em 2 mensalidades).

Para consultar disponibilidade de treinos em dia de semana entre em contato no fone: (51) 3485-1510.

Kombi de sexta!