O Circuito dos Cristais, autódromo localizado em Curvelo região central de Minas Gerais, foi inaugurado em setembro de 2016 e de lá pra cá os frequentadores estão sempre se deparando com constantes evoluções, melhorias e novidades.
Em sua quarta temporada, o maior autódromo do Brasil, com 4.420 metros de pista, se fortalece, aumenta o número de eventos e também de locações coorporativas para a indústria automobilística e motociclística. Várias montadoras e fabricantes de pneus já utilizam a pista mineira para realização de testes e lançamentos de novos modelos.
Outra característica é a segurança. Com a homologação em dia para a
prática da Motovelocidade no Brasil, o Circuito dos Cristais recebe cada
vez mais pilotos de motos, provenientes de todas as regiões do Brasil.
Com um baixo índice de acidentes e com gravidade perto de zero, a pista mineira vem crescendo e sendo eleita pelos próprios frequentadores como a mais segura do Brasil. Desde sua concepção, a prioridade sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias.
Seguindo esse foco, um plano com 35 intervenções em
2019 foi criteriosamente elaborado com base nos depoimentos de pilotos,
comissários técnicos das federações e promotores de eventos.
“Apesar de ser a pista que prioriza a segurança para a modalidade motovelocidade, inclusive usando sistemas de desaceleração com “caixas de brita” (seixo), barreiras de proteção e defensas são essenciais para o automobilismo, sendo assim o maior desafio é conciliar os elementos de segurança para atender simultaneamente as duas modalidades”, é o que ressalta Marco Túlio Santos, diretor do autódromo.
As obras de melhorias iniciaram no dia 06 de maio, após a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira fase estará finalizada antes das próximas etapas dos campeonatos Mineiro de Automobilismo e o GP Gerais de Motovelocidade, previstas para os dias 16 e 28 de junho, respectivamente.
Já são 222 novas placas de zebra instaladas, das 738 previstas.
Além da ampliação das zebras, foram aplicadas mais 980 toneladas de seixos, em duas áreas de escape que foram ampliadas e tiveram suas as defensas recuadas.
No total seis áreas de escape terão suas dimensões ampliadas, todas previstas ainda para este ano.
A evolução do Circuito dos Cristais contempla ainda um centro comercial com galpões, posto de gasolina, hotel e também novas pistas para motocross e dirt track, integradas a um centro de treinamento off road. Porém "a prioridade é sempre direcionar os esforços para melhorar a segurança das instalações já em uso", afirma Túlio.
Com um baixo índice de acidentes e com gravidade perto de zero, a pista mineira vem crescendo e sendo eleita pelos próprios frequentadores como a mais segura do Brasil. Desde sua concepção, a prioridade sempre foi a segurança dos pilotos e por isso o autódromo está sempre promovendo melhorias.
“Apesar de ser a pista que prioriza a segurança para a modalidade motovelocidade, inclusive usando sistemas de desaceleração com “caixas de brita” (seixo), barreiras de proteção e defensas são essenciais para o automobilismo, sendo assim o maior desafio é conciliar os elementos de segurança para atender simultaneamente as duas modalidades”, é o que ressalta Marco Túlio Santos, diretor do autódromo.
As obras de melhorias iniciaram no dia 06 de maio, após a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A primeira fase estará finalizada antes das próximas etapas dos campeonatos Mineiro de Automobilismo e o GP Gerais de Motovelocidade, previstas para os dias 16 e 28 de junho, respectivamente.
Já são 222 novas placas de zebra instaladas, das 738 previstas.
Além da ampliação das zebras, foram aplicadas mais 980 toneladas de seixos, em duas áreas de escape que foram ampliadas e tiveram suas as defensas recuadas.
No total seis áreas de escape terão suas dimensões ampliadas, todas previstas ainda para este ano.
A evolução do Circuito dos Cristais contempla ainda um centro comercial com galpões, posto de gasolina, hotel e também novas pistas para motocross e dirt track, integradas a um centro de treinamento off road. Porém "a prioridade é sempre direcionar os esforços para melhorar a segurança das instalações já em uso", afirma Túlio.