sexta-feira, 29 de novembro de 2013
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Copa Classic RS faz prova festiva como preliminar das 12Hs de Tarumã!
Copa Classic termina com grande festa na pista ao entardecer
Foram divulgados, nesta terça-feira, os horários da Copa Classic Preliminar das 12 Horas de Tarumã, que já faz parte da grande festa de final de ano do automobilismo gaúcho desde 2008.
Tudo começa na quinta-feira, quando será realizado o primeiro treino livre. Na sexta, mais um treino livre e o treino classificatório, no final de tarde. No sábado, o terceiro treino livre e a realização das duas baterias no final de tarde, com largadas às 18h30min e às 19h30min.
A prova é festiva, não valendo pelo campeonato, e deverá contar com a participação da Copa Fusca pelo terceiro ano consecutivo. Os ingressos custam R$ 20 (com acesso aos boxes, R$ 50).
Confira, abaixo, os horários:
Automóvel Clube do Rio Grande do Sul
12 Horas de Tarumã 2013
Copa Classic - Prova Preliminar
Programação
17:00 às 17:55 - Treino Livre
Sexta-feira (06/12):
15:00 às 16:00 - Treino Livre
18:00 às 18:20 - Treino Classificatório
Sábado (07/12):
17:00 às 17:30 - Treino Livre
1ª Bateria
18:30 - Largada
2ª Bateria
19:30 - Largada
Festival Brasileiro de Marcas 1600 em Guaporé.
Festival Brasileiro de Marcas 1600: Tudo pronto para a festa em Guaporé, confira a programação e inscritos
Serão três provas no final de semana em Guaporé
Porto Alegre, 26 de novembro – O Autódromo de Guaporé recebe no próximo final de semana o Festival Brasileiro de Marcas 1600, prova que reúne os melhores pilotos do país se enfrentando em três provas que definirão o grande Campeão Brasileiro de Marcas 1600.
O desafio retorna ao estado após ter sido realizado por dois anos consecutivos em Curitiba com novo formato, sendo disputado apenas em um final de semana. O atual Campeão é o cascavelense Luiz Fernando Pielak que já confirmou sua participação, bem como o vice, o também cascavelense Edoli Caus Jr.
No momento a lista já conta com 40 inscritos confirmandos sendo que a lista ainda conta com mais 4 carros ainda a confirmar, prevendo um grid que pode alcançar os 50 carros.
A festa inicia-se ainda na sexta-feira, 29 de novembro, com os primeiros treinos livres. No sábado, acontecem mais treinos livres além das vistorias, classificatória e primeira prova no fim de tarde. No sábado ainda acontece após a primeira prova uma confraternização entre todos pilotos e equipes com os representantes da Confederação Brasileira de Automobilismo, Federação Gaúcha e Associação Guaporense de Automobilismo. No domingo, acontecem as duas últimas provas do festival, onde será conhecido o grande Campeão Brasileiro de 1600. Maiores informações no telefone 54 3443 1110. Abaixo segue a programação oficial do evento e a lista de inscritos atualizada:
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE AUTOMOBILISMO
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FEDERAÇÃO GAÚCHA DE AUTOMOBILISMO
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ASSOCIAÇÃO GUAPORENSE DE AUTOMOBILISMO
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FESTIVAL BRASILEIRO DE TURISMO 1.6 - 2013
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PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
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GUAPORÉ RS - SEXTA FEIRA 29/11/2013
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09:00
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18:00
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SECRETARIA/INSCRIÇÕES/COMBUSTÍVEL
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09:30
|
18:00
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MONTAGEM PNEUS
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10:30
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12:00
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TREINOS LIVRES A CARGO DA AGA
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13:30
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17:30
|
TREINOS LIVRES A CARGO DA AGA
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SÁBADO 1/12/2013
| ||
08:30
|
18:30
|
SECRETARIA/INSCRIÇOES/COMBUSTIVEL
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08:30
|
18:00
|
MONTAGEM DE PNEUS
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08:45
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09:10
|
BRIEFFING FESTIVAL 1.6 E SORTEIO DOS GRUPOS PARA CLASSIFICAÇÃO
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09:40
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10:30
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1º TREINO LIVRE OFICIAL
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11:10
|
12:00
|
2º TREINO LIVRE OFICIAL
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13:00
|
13:50
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3º TREINO LIVRE OFICIAL
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14:20
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15:00
|
4º TREINO LIVRE OFICIAL
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15:30
|
16:30
|
VISTORIA TÉCNICA
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16:45
|
17:00
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CLASSIFICATÓRIO GRUPO 1
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17:05
|
17:20
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CLASSIFICATÓRIO GRUPO 2
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18:30
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ABERTURA DE BOX 1ª PROVA FESTIVAL 1.6
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18:45
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FECHAMENTO DE BOX
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18:50
|
VOLTA DE APRESENTAÇÃO
| |
18:55
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LARGADA DURAÇÃO 25 MINUTOS MAIS 01 VOLTA DE PROVA
| |
DOMINGO 01/12/2013
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08:30
|
16:00
|
SECRETARIA
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08:30
|
15:00
|
MONTAGEM DE PNEUS
|
09:15
|
10:30
|
VISTORIA TÉCNICA
|
10:50
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ABERTURA DE BOX 2ª PROVA FESTIVAL 1.6
| |
11:05
|
FECHAMENTO DE BOX
| |
11:10
|
VOLTA DE APRESENTAÇÃO
| |
11:15
|
LARGADA DURAÇÃO DE 25 MINUTOS MAIS 01 VOLTA DE PROVA
| |
13:40
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ABERTURA DE BOX 3ª PROVA FESTIVAL 1.6
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13:55
|
FECHAMENTO DE BOX
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14:00
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VOLTA DE APRESENTAÇÃO
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14:05
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LARGADA DURAÇÃO DE 25 MINUTOS MAIS 01 VOLTA DE PROVA
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14:50
|
PÓDIO
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Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Projeto Voyage Phoenix #34 Copa Classic RS / Endurance Gaúcha 2014!
Mais um 'patinho feio' vai se tornar um 'cisne', novo projeto da Lacombe Motorsport / Mascarello Preparações, Vamos recuperar e transformar um Voyage de corrida abandonado em um carro da Copa Classic e Endurance Gaúcha! Preparação: João Mascarello e João Paulo Schmitz Infantini
Aguardem! Faremos tudo para estrear nas 12h de Tarumã!
Quem quiser ver o progresso na reconstrução do carro desde o início, entrte aqui: https://www.facebook.com/roberto.lacombe/media_set?set=a.546788615401678.1073741832.100002116340569&type=3
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
domingo, 24 de novembro de 2013
Vergonha nacional!
Para quem não sabe do que se trata: http://globotv.globo.com/globocom/tempo-real/v/julio-bapstista-teria-dito-a-cris-para-vasco-fazer-logo-o-terceiro-gol-contra-o-cruzeiro/2975342/?fb_action_ids=556514971095709&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582
Só piora:
http://oledobrasil.com.br/apos-caso-juulio-baptista-vasco-admite-troca-de-marlone-por-vitoria-cbf-cobra-bom-senso/
Só piora:
http://oledobrasil.com.br/apos-caso-juulio-baptista-vasco-admite-troca-de-marlone-por-vitoria-cbf-cobra-bom-senso/
A panca do ano!
Foi na V8 Supercars autraliana, James Courtney e Alexandre Premat escaparam de ferimentos graves em um acidente assustador durante V8 Supercars na corrida de sábado em Phillip Island.
Na 11 ª volta da corrida de 28 voltas, Premat perdeu o controle e saiu de circuito, deslizando impotente pela grama, antes de voltar a entrar na linha do traçado e colidindo com Courtney.
A parte traseira do carro de Premat bateu em porta do lado do motorista de Courtney, levantando ambos os carros fora da terra.
Premat imediatamente saltou de seu carro para auxiliar Courtney, que precisava ser puxado para fora pelo lado do passageiro.
Courtney conseguiu saiu mancando para longe da cena com a ajuda da equipe médica e, posteriormente, foi inocentado de ferimentos graves.
Vendo esse tipo de batida e de ter dois pilotos sem ferimentos graves é um verdadeiro teste para a segurança desses carros.
Veja o vídeo:
sábado, 23 de novembro de 2013
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Paixão 'charrua'!
Vejam o video:
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
O automobilismo que ninguém vê!
O Automobilismo que Ninguém Vê!
Publicado em: Gasparov Motorsport. Marcado: Antonio Carlos Pinotti, Autódromo José Carlos Pace,Campeonato Paulista, Classic Cup, FASP, Fórmula Vee, Flavio Gomes, Interlagos, Roberto Zullino, São Paulo.
Sempre que ia assistir as corridas da Classic Cup e do Paulista de marcas, em Interlagos, percebia uma ausência de espectadores nas arquibancadas e uma dificuldade enorme de encontrar informações sobre as corridas. Com um pouco de pesquisa, percebi que os portadores das informações eram pessoas de alguma forma envolvidos com as categorias, seja fotógrafo, organizadores ou os próprios pilotos, sempre tentando divulgar ao máximo o campeonato.
A falta de investimento, os custos altíssimos e as dificuldades do Campeonato Paulista de Automobilismo inspiraram a produção deste documentário, que inicialmente seria exibido somente na sala de aula, mas ao percebermos o potencial do vídeo para ajudar na batalha pela popularização das categorias menores.
É com muito orgulho que apresentamos o primeiro documentário produzido pelo Gasparov Motorsport, agradecendo a participação de Antonio Carlos Pinotti, Superintendente da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), Roberto Zullino, Diretor Técnico da Fórmula Vee Brasil e Flavio Gomes, Comentarista de Esportes e piloto da Classic Cup.
Veja o vídeo:
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
quinta-feira, 14 de novembro de 2013
Novo motorhome da Lacombe Motorsports!
Estou em negociações para compra deste motorhome para a Equipe Lacombe Motorsport, mas acho que não vou comprar porque não gostei da cor...
Veja o vídeo:
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Automobilismo uruguaio como exemplo!
Copiar melhorando não é vergonha, deixar o orgulho de lado e ver o que o vizinho está fazendo com sucesso e aproveitar a sua idéia para fazermos um automobilismo viável é ser inteligente!
Após irmos a Rivera na pré inauguração do autódromo, tivemos uma grata surpresa com a formatação das provas na programação e principalmente do grande público presente no autódromo!
No Uruguay tem três revistas e um
jornal só de automobilismo, tem um canal de TV que só passa corridas, eu vi
ninguém me falou, corrida de kart e de Fórmula Ford na terra passando na TV!
Fui entrevistado pela TV na quinta feira no autódromo e uma
jornalista / fotógrafa que veio me dizer que as minhas fotos seriam
publicadas no site, para eu dar uma olhada, perguntei quanto custava e ela
disse:
-
Nada, vocês são os protagonistas!
Tem narrador e comentaristas especializados narrando a corrida no sábado, tem caminhão com telão e cronometragem para o público acompanhar melhor a corrida... essa é a diferença e porque tem tantos patrocinadores!
Tem narrador e comentaristas especializados narrando a corrida no sábado, tem caminhão com telão e cronometragem para o público acompanhar melhor a corrida... essa é a diferença e porque tem tantos patrocinadores!
Solução para nós brasileiros que somos
apaixonados pelo esporte, se mudar para lá ou fazer aqui o que eles fazem lá...
né
Não importa o regulamento das categorias,
precisamos de bom senso comum e um pouco de inteligência para raciocinar em
termos coletivos e não individuais
Lá no Uruguai tem categorias de todos os tipos, como aqui, com radial sem radial, com preparação limitada, livre etc, o que eu fiquei admirado é o pensamento coletivo dos pilotos/chefes de equipe no que tange a organização e formato das provas.
Imagine que tinham nada menos que 146 carros de corrida no autódromo, sabe quantos boxes tinham?
NENHUM!
Os caras armaram toldos para todo mundo e ninguém reclamou.
Imagine aqui fazer uma prova com 146 carros no mesmo dia, o que as 'vedetes' irão reclamar de falta box...
Não pensam que se todos correrem no mesmo programa, baixa o preço da inscrição devido a diluição dos custos fixos como ambulância, cronometragem, sinalização, aluguel do autódromo, etc... além de atrair o público pois tem corrida sábado e domingo o dia inteiro!
Lá no Uruguai tem categorias de todos os tipos, como aqui, com radial sem radial, com preparação limitada, livre etc, o que eu fiquei admirado é o pensamento coletivo dos pilotos/chefes de equipe no que tange a organização e formato das provas.
Imagine que tinham nada menos que 146 carros de corrida no autódromo, sabe quantos boxes tinham?
NENHUM!
Os caras armaram toldos para todo mundo e ninguém reclamou.
Imagine aqui fazer uma prova com 146 carros no mesmo dia, o que as 'vedetes' irão reclamar de falta box...
Não pensam que se todos correrem no mesmo programa, baixa o preço da inscrição devido a diluição dos custos fixos como ambulância, cronometragem, sinalização, aluguel do autódromo, etc... além de atrair o público pois tem corrida sábado e domingo o dia inteiro!
Quem vai de Porto Alegre a Santa Cruz ou
Guaporé para ver corrida com 12 carros da Classic mais 18 da Endurance?
E se tivesse o marcas e Pilotos + Fuscas e Fórmulas junto?
Muda tudo né? Inclusive a inscrição de R$ 500 poderia de R$ 200,00 ...
E se tivesse o marcas e Pilotos + Fuscas e Fórmulas junto?
Muda tudo né? Inclusive a inscrição de R$ 500 poderia de R$ 200,00 ...
A prova da Classic em Guaporé teve 4
treinos no sábado + a Classificação... quem é que aguenta isso?
Para que 4 treinos?
Sabe como é no Uruguai em TODAS categorias?
Duas largadas (corridas) uma com os nº pares e outras com os ímpares de 6 voltas ou 14 minutos, uma volta de alinhamento e uma de apresentação, o resultado dos tempos nas 6 voltas forma o grid de domingo, ou seja tem corrida o tempo todo, não tem enrolação!
Não pode nem passar pelo box antes da largada, saiu do box vai direto pro grid!
é isso que o público quer ver, CORRIDA!
Para que 4 treinos?
Sabe como é no Uruguai em TODAS categorias?
Duas largadas (corridas) uma com os nº pares e outras com os ímpares de 6 voltas ou 14 minutos, uma volta de alinhamento e uma de apresentação, o resultado dos tempos nas 6 voltas forma o grid de domingo, ou seja tem corrida o tempo todo, não tem enrolação!
Não pode nem passar pelo box antes da largada, saiu do box vai direto pro grid!
é isso que o público quer ver, CORRIDA!
Copiar o que está dando certo não é feio,
ao contrário, é sinal de inteligência!
Até os anos 70 os suíços faziam os melhores relógios do mundo, hoje são os japoneses (copiaram e fizeram melhor), até os anos 80 os americanos faziam os melhores carros do mundo, hoje os japoneses fazem melhor, até 1995 os alemães faziam só melhores instrumentos de precisão, hoje são os japoneses! Eles copiaram melhorando, ganharam tempo e dinheiro, sem orgulho mas com soluções prontas e inteligência!
Até os anos 70 os suíços faziam os melhores relógios do mundo, hoje são os japoneses (copiaram e fizeram melhor), até os anos 80 os americanos faziam os melhores carros do mundo, hoje os japoneses fazem melhor, até 1995 os alemães faziam só melhores instrumentos de precisão, hoje são os japoneses! Eles copiaram melhorando, ganharam tempo e dinheiro, sem orgulho mas com soluções prontas e inteligência!
Copiar o modelo uruguaio de fazer
automobilismo não é feio é inteligência.
Imagine um piloto apresentando uma proposta de patrocínio dizendo que no evento participam 140 carros ou 30... que tem corridas desde sábado ou só no domingo...
Imaginem os meios de comunicação ignorando um evento com 140 participantes... é mais difícil né?
Algum sacrifício tem que ser feito por parte das equipes.
Mas com 146 carros, a inscrição mesmo mais barata dá dinheiro suficiente para o aluguel dos toldos!
Imagine um piloto apresentando uma proposta de patrocínio dizendo que no evento participam 140 carros ou 30... que tem corridas desde sábado ou só no domingo...
Imaginem os meios de comunicação ignorando um evento com 140 participantes... é mais difícil né?
Algum sacrifício tem que ser feito por parte das equipes.
Mas com 146 carros, a inscrição mesmo mais barata dá dinheiro suficiente para o aluguel dos toldos!
Qual o sentido fazer 4 treinos de 40
minutos (1h20min) mais classificação 15 minutos, para correr duas baterias de
20 minutos (40 minutos)!!!
Ou seja: tu gasta mais pneus e combustível treinando do que correndo...
Ou seja: tu gasta mais pneus e combustível treinando do que correndo...
Vamos copiar sem vergonha!
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