segunda-feira, 15 de julho de 2019

SPA 25h Fun Cup uma das provas mais longas do planeta: Diversão levada a sério! By Geferson Kern


     Pois bem: pra iniciar a semana, um assunto que já foi - tenho trabalhado em algumas coisas fora da página que espero poder dividir em breve com todos. O assunto é bom, entretanto: as 25 Horas de Spa-Francorchamps, uma das provas mais longas do mundo na atualidade. E disputada somente por Fuscas! Ou quase isso...
     A prova de um dia e uma hora de duração é parte do calendário da VW Fun Cup. É razoável que você já tenha visto fotos de Spa repletas de Fuscas: pois são réplicas, idênticas entre si, do carro mais famoso da história. O atual pacote tem motores de 2,0L a gasolina, 175 cavalos e câmbio sequencial, com exatos 799 quilos. A categoria foi fundada em 1997 e os carros da época duraram até 2009! A segunda geração, com motores turbodiesel, foi de 2010 a 2012, quando entraram os carros atuais.





      O bólido custa cerca de 30 mil libras e o valor costuma ser rachado entre dois ou três pilotos, pois as corridas, com exceção da prova no santuário das curvas Eau Rouge e Blanchimont, costumam durar de três a seis horas. A prova máxima, uma espécie de Copa do Mundo da Fun Cup, ainda tem uma peculiaridade: uma categoria em que é permitido levar passageiros a bordo ao longo dos 7.004 metros do traçado belga. O recorde de volta da categoria no circuito é de 2min55s401 - cerca de 1min13s mais lento do que a Fórmula 1. Mas, neste caso, quem se importa?

     As 25 Horas servem como ponto de encontro dos campeonatos de Fun Cup espalhados pela Europa, em países como Reino Unido, França, Alemanha e Itália - além da Bélgica, o berço da competição. Cerca de 15 mil pessoas assistem à corrida, que chegou neste fim de semana em sua 22ª edição. A vitória foi do time belga Allure Team 1, que completou 423 voltas - aliás, os quatro primeiros colocados chegaram na mesma volta. O giro mais rápido foi dos também belgas da equipe Socardenne By Milo: 2min56s764, média de 142,644km/h. Incríveis 126 réplicas de Fusca largaram no mítico traçado na floresta das Ardenas! 





       Prova do prestígio da corrida é que, no ano passado, houve até uma exibição do Porsche 919 EVO, a versão força livre do protótipo LMP1 da casa alemã - que havia quebrado meses antes o recorde absoluto do traçado, o qual fora tomado mais tarde no GP de Fórmula 1 por Sebastian Vettel. Nada mais justo, afinal, que uma corrida de Fuscas tenha a presença da versão mais veloz já construída pelo filho prodígio do lendário besouro...
     O calendário da versão europeia da VW Fun Cup, além de Spa, já passou pelo também circuito belga de Mettet e Magny Cours, na França. As etapas derradeiras serão em Zandvoort, Zolder, Assen e Dijon. 





A categoria cujo nome é algo como Copa Diversão, leva o slogan Seriously Fun - traduzido livremente como Seriamente Divertido. Alguém discorda?

By Geferson Kern


Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário