A Stock
Car Brasil poderá ter montadoras e um novo carro semelhante aos modelos de rua ainda
para 2020! Para a principal categoria do
automobilismo brasileiro, 2020 vai marcar o fim de uma era.
O carro atual, desenvolvido e fabricado pela JL, tem bolha semelhante a um carro de rua em torno de um chassi tubular, com motorização V8 e carenagem de fibra, será aposentada e um novo carro vem aí com novo conceito técnico. O engenheiro Gustavo Lehto responsável pelo projeto, confirmou na palestra do SAE Brasil Carbody, que o novo carro da Stock será desenvolvido com base no monobloco dos modelos de rua, numa tentativa de atrair as montadoras para a categoria, tal qual a TC 2000 argentina, onde além do Cruze, Toyota Corolla, Honda Civic, Citroën C4 Lounge, Renault Fluence e Fiat Tipo dividem o grid.
Alguns itens como rodas, freios e câmbio devem ser mantidos do carro atual, a questão principal diz respeito ao motor. A Vicar afirma que o mais complicado é o desenvolvimento de motores diferentes para as várias marcas envolvidas a curto prazo. Com duas opções: permanecer por algum tempo com os motores V8 atuais, ou adotar um motor de nova geração que poderia ser até um motor 2.0 Turbo que a Super TC 2000 argentina adotou nesta temporada, desenvolvido pela empresa Oreca.
Carlos Col fala em trazer mais marcas e carros novos, mas não vê chances de motores híbridos chegarem ainda para a próxima temporada. Col admite já estar conversando com as montadoras.
- “Haverá uma transição, no primeiro ano de trazer uma ou duas montadoras, com seu carro alinhado com o carro de rua e a motorização faremos de maneira mais simplificada possível neste momento.”
- “Estamos com um olho no hoje e outro no amanhã, vamos trabalhar em paralelo para buscar qual a motorização da Stock Car em 2021 em diante.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário