quarta-feira, 3 de julho de 2019

Os novos e-tempos chegaram e o nosso V8tempo está terminando.

Amantes dos muscle cars dos anos 60/70, perdemos um soldado!
     Perguntem, pode uma indústria de automóveis criar um ídolo?
Resposta, pode: Lee Iacocca!


    Faleceu ontem em sua residência em Bel-Air, Califórnia, EUA, aos 94 anos, em consequência de complicações de Mal de Parkinson, Lido Anthony “Lee” Iacocca, um dos mais carismáticos e importantes executivos da indústria automobilística.
     Lee Iacocca, como era conhecido, era filho de imigrantes italianos e em 1946, aos 24 anos, ingressou na Ford Motor Company com trainee de engenharia, onde fez notável carreira cujo ápice foi a criação do Mustang, lançado em abril de 1964.
     O sucesso  imediato do Mustang se traduz em 419.000 unidades vendidas no primeiro ano.

     Vice-presidente da fabricante do oval azul, foi demitido pelo próprio Henry Ford II em 1978 — 40% das ações da Ford pertenciam à família — por motivo que rendeu várias especulações, sendo a mais corrente ciúme, em que Lee Iacocca era mais a empresa que o próprio dono.

       Dias depois foi chamado pela Chrysler, que se encontrava às portas da falência, para dirigi-la.        
       Em 1980 conseguiu uma ajuda do governo americano de 1,5 bilhão de dólares que salvou a empresa e a recuperou, a ponto de saldar a dívida sete anos antes do prazo, um feito surpreendente.
Começou lançado dois compactos, o Dodge Omni e o Plymouth Horizon, adequados à crise do petróleo de 1979. Como trem de força os dois modelos utilizavam o motor VW EA827 de 1,7 litro e transeixo da marca alemã. Mas seu segundo momento mais importante como líder da indústria automobilística foi a criação das minivans Dodge Caravan e Plymouth Voyager em 1984, lançando nova moda.
     Ficou na Chrysler até o último dia de 1992, quando se aposentou. De lá até seu falecimento se dedicou a negócios pessoais, mas sempre em evidência e admirado.

Entre tantos carros, Lee criou o Ford Mustang, o Ford Maverick e o Dodge Viper!

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