terça-feira, 2 de julho de 2019

Robin Shute torna-se o primeiro britânico a ganhar o Pikes Peak

Primeiro vencedor britânico da subida de 113 anos nos EUA, mas evento marcado pela morte de Carlin Dunne

 
     O ex-piloto de GT Robin Shute alcançou sua ambição de se tornar o primeiro britânico a vencer o Pikes Peak International Hillclimb nos EUA no domingo, apesar de sua conquista ter sido ofuscada pela morte de um motociclista.

     Shute, que mora na Califórnia, entrou no seu próprio piloto esportivo Wolf GB08 da Honda pelo segundo ano consecutivo e estabeleceu como alvo a estrada de 12,42 quilômetros do Colorado para se tornar o primeiro piloto britânico a vencer no evento, que foi o primeiro. realizada em 1916.





     Como em 2018, o mau tempo afetou a subida, mas ao contrário do ano passado, Shute foi capaz de completar sua corrida antes de fazê-lo. Seu tempo de 9m12.476sec foi bem claro do próximo melhor e mais rápido GT entrante, Raphael Astier em uma modificada Porsche 911 GT3 Cup, que conseguiu uma corrida de 9m23.721s.

     Shute, que é originário de Norfolk e é filho do empregado de longa data da Lotus, Tony Shute, tinha como alvo uma corrida abaixo da marca de 8min e 30s, mas estava satisfeito com o seu esforço nas circunstâncias. "Fiquei muito feliz de chegar ao topo da colina e satisfeito com o tempo, considerando a questão", disse ele. "Não era a hora que estávamos procurando, mas foi o suficiente para selar a vitória."

     Seu Wolf, que é movido por um motor HPD Honda Racing de 2,0 litros e turbocompressor, nunca chegaria perto do recorde de 7min 57,1sec no ano passado por Romain Dumas no especial ID R da Volkswagen. Mas Shute pelo menos igualou a velocidade de Pikes Peak de Dumas dos esforços anteriores do vencedor de Le Mans em maquinaria mais convencional.

     -"A qualificação foi muito boa, e nós realmente batemos o melhor tempo de Dumas em sua Norma por 0.4sec quando ele estava usando o mesmo motor", disse Shute. “Apesar de não oficial, acredito que a velocidade final que alcançamos em uma das retas foi a mais rápida que alguém já viu, a 158 mph. Foi ótimo superar esses benchmarks. ”

     Infelizmente, um acidente de moto fatal ocorreu pouco antes de Shute fez sua corrida. Carlin Dunne, quatro vezes vencedor da competição de duas rodas, caiu de sua Ducati a um quarto de milha da linha de chegada. O piloto de 36 anos tinha como alvo estabelecer um novo recorde no circuito de motocicletas.

     Os organizadores da corrida divulgaram uma declaração em homenagem a Dunne. “Nós lamentamos a trágica morte de Carlin e ele permanecerá em nossos corações para sempre como parte da família Pikes Peak International Hill Climb”, dizia o texto.





     - “Carlin será lembrado como um mentor caloroso com um espírito competitivo. Ele era um homem gentil e atencioso que tocava todos que o conheciam. Sempre nos lembraremos de seu sorriso contagiante e genuíno amor pelo esporte ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário