terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Existem artesãos ... e artesãos!


      Em um mundo 'preto e prata' com os 'olhos puxados', pasteurizado e padronizado, onde as grandes fábricas cada vez menos se importam com seus clientes, a Morgan Motor Company localizado na Grã-Bretanha não muda, continua com sua filosofia de fazer carro especiais para clientes especiais, sem luxo mas com uma personalidade ímpar!


 Não só é ainda uma empresa independente, mas todos os carros ainda são fabricados manualmente.


        O custo do modelo básico é de € 40.000  e alguns modelos podem exceder € 250.000.


     Os clientes esperam mais de um ano para obter um veículo construído à mão com uma estrutura de madeira coberta por um corpo de alumínio e aço.


     O trabalho é feito à partir de uma moldura artesanal de madeira usando tesoura para ajustar individualmente os painéis de metal que formam a carroceria.


       Na Morgan são produzidos apenas 600 carros a cada ano.


      A empresa cumpriu o seu 100 º aniversário em 2011. 


     Ela tem uma história longa e interessante, e continua a ser administrada pela mesma família: os Morgans. 


  
A Companhia Morgan agora é administrado por Charles, filho de Peter Morgan.


   Simples e bonito.

Aero Coupé V8 BMW
A Morgan produz vários modelos, o top de linha é o Aero Coupé que utiliza mecânica BMW, cuja ficha técnica vai abaixo:


MotorBMW 4799CC V8
CâmbioBMW Man 6spd
Força270kw (367/bhp)
Torque490Nm (370 lb/ft)
Performance 0 - 1004.5 seconds
Vel. Máxima170mph (273kph)
Power to weight315 bhp / tonne
Consumo urbano16 mpg (18.2 /100km)
Consumo estrada 32 mpg (8.7l /100km)
consumo médio23 mpg (12.11 /100km)
Co2282 g/km
Comprimento4147mm
Largura1751mm
Altura máxima1248mm
Peso1,175kg

Capacidade do tanque55 litros
ChassisAluminium moldado

  

2 comentários:

  1. O trabalho artesanal é lindo e o desempenho deve ser muito bom também mas vamos imaginar um porém nessa história: um carro desses de madeira dando uma pancada. Eu acho que não sobra nada.

    ResponderExcluir
  2. Sobra sim, se não sobrasse não passaria no 'crash test' do RAC ingles e não seria homologado para correr inclusive no Britânico de GTs, vou postar algumas fotos dos Morgans de corrida.

    ResponderExcluir