Um
grid de 42 potentes máquinas brilhou na segunda etapa da categoria neste sábado
no mais badalado circuito do país
A CHEVROLET ABSOLUTA 500 válida pela segunda
etapa da Endurance Brasil, neste sábado em Interlagos foi um grande espetáculo.
Desde a largada até as últimas voltas, as cinco categorias que compõem a
competição tiveram belas disputas. No total, 42 carros formaram o grid da
corrida que teve largada às 14h30 e uma chegada noturna emocionante na
escuridão do autódromo Autódromo de Interlagos (SP), depois de quatro horas de
prova e 140 voltas.
Pela segunda vez na temporada, o primeiro carro a
receber a bandeira quadriculada foi a Lamborghini Huracán #19 líder do
campeonato de Chico Longo e Marcos Gomes. A disputa foi intensa pela primeira
colocação nos minutos finais com a Mercedes AMG GT3 #09 de Xandy e Xandinho
Negrão, que ficou em segundo lugar; e o Porsche 911 GT3R #70 de Marcel Visconde
e Ricardo Maurício, que completaram o pódio na terceira colocação.
“A Huracán GT3 é um carro fantástico e confiável
de guiar, tem uma resistência muito boa. A estratégia de correr por um tempo
mais longo foi fundamental e ajudou bastante para o resultado final, consegui
realizar um ritmo bom com resistência”, explicando que na segunda parada nos
boxes com duas horas de corrida recebeu o carro de Chico, na terceira
posição.
Com Gomes ao volante da Huracán GT3, o piloto
iniciou a luta pela primeira posição e perto do final a briga ficou ainda mais
intensa, faltando apenas 45 minutos para o término da etapa, ultrapassou o
Porsche 911 GT3R #70 e ao final, após uma incansável disputa com a Mercedes AMG
GT3 #09, que liderou por inúmeras voltas, conseguiu uma incrível ultrapassagem
por fora no S do Senna. “Foi uma corrida incrível, complicada no início, mas com
ritmo conseguimos alcançar os líderes com uma disputa forte. Estou muito
contente e espero o próximo convite da equipe para correr com a Huracán GT3”,
comentou Gomes.
Segundo colocado Xandinho Negrão que pilotava na
hora final da prova cravou uma disputa e defesa de posição eletrizante com
Gomes. “Depois de quatro horas de corrida chegamos os três primeiros com sete
segundos de diferença, e isso é muito legal, mostra o quanto estamos
competitivos. Melhoramos bastante o carro para essa etapa, a ideia é conseguir
melhorar ainda mais e disputar com a Lamborghini. Conseguimos liderar mais de
90% da corrida, então foi uma pena no final. Lutamos para manter a ponta, mas a
visibilidade a noite também estava muito ruim, foi difícil conseguir nos
mantermos na frente, pelo menos conseguimos segurar a Porsche que vinha logo
atrás. Agora vamos trabalhar para a próxima etapa”, disse. “Eu achei ótimo,
disputamos a liderança até o final em uma prova de quatro horas, e chegando os
três (Mercedes, Lamborghini e Porsche) com poucos segundos de diferença, foi
muito bom. Agora temos que desenvolver mais nosso carro para chegar mais perto
da Lamborghini que esta rápida”, explicou Xandy.
Satisfeito, Visconde comentou a terceira
colocação. “Foi uma corrida maravilhosa pelo resultado, pela diferença entre os
três primeiros colocados depois de quatro horas e pela disputa muito respeitosa
entre os três. As retas longas não são boas para nós, mas temos conjunto muito
bom. Em traçados com menos retas, teremos mais competitividade. Meus dois stints
foram muito regulares, sem incidentes. Em certo momento, tive uma briga boa com
o Chico, ele acabou errando e herdei a posição dele. O resultado foi muito bom
para o campeonato”, destacou.
Ricardo Mauricio também terminou satisfeito.
“Nosso carro tem motor de 6 cilindros e competimos contra modelos com motores V8
e V10. Mesmo assim, houve um grande equilíbrio. No final da corrida, o pedal do
freio ficou um pouco mais baixo porque este tipo de corrida exige muito dos
freios. É difícil dizer se eu poderia passar o Mercedes no final: quando se
chega atrás de um carro daquele tamanho, perde-se pressão aerodinâmica. Mas
estou feliz”, completou.
Na categoria P1, desde a classificação com dois
AJR largando na primeira fila na geral a briga prometia ser bastante acirrada
pela vitória, onde mais uma vez o Tubarão #05 de Tiel de Andrade e Julio Martini
conquistou a vitória em uma irretocável estratégia de equipe e um grande
trabalho dos dois pilotos, que ficaram em quarto na geral. A segunda posição
ficou com o AJR #117 de Henrique Assunção, Fernando Fortes, Emílio Padron e
Fernando Ohashi, que largaram na mesma posição. A terceira colocação foi
paranaense com o Predador #35 de Jair e Duda Bana.
Na classe P2, Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão
#32) foram os grandes destaques, seguidos pela dupla Cali Crestani e Fernando
Stedile (Tornado #03), com o MRX #75 também do quarteto Assunção, Fortes, Padron
e Ohashi na terceira posição.
Na P3, os irmãos Gustavo e Rafael Simon (MRX #56)
mais uma vez mostrando muita competência para conquistar a segunda vitória do
ano. A segunda posição foi do Spyder #76 de Ricardo Furquim, José Magalhães e
Cláudio Leone, com outro Spyder #79 de E. Oliveira e V.Penques na terceira
colocação.
Na categoria GT4, Audi RS3 conquistou sua
primeira vitória com a dupla Henry Visconde e Márcio Basso. O resultado colocou
Henry Visconde na liderança isolada do campeonato de pilotos da GT4. A segunda
posição foi da Mercedes CLA AMG #63 de Sergio Ribas e Paulo Varassin, com a
terceira colocação do Mitsubishi Lancer #777 de Marcos Scalamandré, Rodrigo
Garcia e Ricardo Landi.
A próxima etapa do campeonato - a terceira do
calendário - está marcada para o dia 21 de julho no circuito de Tarumã, no Rio
Grande do Sul.
1) 19-Chico Longo/Marcos Gomes (Lamborghini Huracán), 140 voltas em 4h01:18.351
2) 9-Xandy Negrão/Xandinho Negrão (Mercedes-AMG GT3), a 6.717
3) 70-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R), a 7.157
4) 5-Tiel Andrade/Júlio Martini (MC Tubarão), a 11 voltas
5) 155-Peter Ferter/Ricardo Mendes (Ferrari), a 12 voltas
6) 117-Henrique Assunção/Emílio Padron/Fernando Fortes/Fernando Ohashi (AJR), a 12 voltas
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