Piloto
gaúcho correrá em dupla com Mauricio substituindo Marcel Visconde na terceira
etapa do Endurance Brasil 2018
Foto: Bruno Terena/MS2
O público do Rio Grande do Sul terá um motivo
forte para torcer pela equipe Stuttgart Motorsport na terceira etapa do
Endurance Brasil, que acontecerá no dia 21 de julho em Tarumã. O piloto gaúcho
Miguel Paludo, detentor de cinco títulos na Porsche Cup e com três temporadas
disputadas em categorias da Nascar nos Estados Unidos, fará dupla com Ricardo
Mauricio no Porsche 911 GT3 R, substituindo Marcel Visconde, que não poderá
correr devido a uma viagem agendada previamente.
Visconde formou com Mauricio a dupla campeã do
Endurance Brasil em 2017. O convite a Paludo para substitui-lo em Tarumã teve
várias razões. “O Paludo conhece muito bem os segredos do traçado e tem longa
experiência ao volante de Porsches de competição. Isso vai tornar muito rápida a
adaptação dele ao 911 GT3 R, que é um pouco diferente dos outros Porsches que
ele pilotou”, confia o piloto, que estará de volta ao cockpit do 911 GT3 R na
etapa seguinte do Endurance Brasil, no Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Nas duas
primeiras provas do Endurance Brasil 2018, a dupla Visconde/Mauricio lutou pela
vitória e colheu um segundo lugar em Curitiba e um terceiro em Interlagos.
Esta será a segunda vez que Paludo e Mauricio
correrão em dupla. Em 2009, eles venceram três corridas no campeonato GT3 Brasil
com um Porsche 911 GT3 ─ Paludo ainda ganhou outra prova em dupla com Valdeno
Brito. “Eu e o Ricardo sempre tivemos uma relação muito boa e aprendo muito
andando com ele. Em corridas longas, o importante é os dois pilotos manterem uma
boa média”, sentencia. Além do GT3 Brasil, Paludo tem em seu currículo cinco
títulos na Porsche Cup entre 2008 e 2017 e três temporadas completas (de 2011 a
2013) em categorias da Nascar, nas quais conseguiu pole positions e colocações
no pódio.
Paludo afirma ter ficado “muito honrado” com o
convite para pilotar o 911 GT3 R. “Passar o carro para outra pessoa pilotá-lo
não é tarefa fácil. Espero ser competitivo e levar o carro inteiro até o final.
Meu maior objetivo é deixar o Marcel orgulhoso com o resultado”, afirma o piloto
gaúcho. Ele correu pela última vez em Tarumã em 2005 na Copa Clio, mas conhece
muito bem o exigente traçado de 3,039 km: “Passei muitas tardes ali quando
estava começando a minha carreira. O traçado é o mesmo e em poucas voltas
estarei novamente ‘em casa’”, acredita. O fato de ter experiência com Porsches
de competição também ajuda: “O 911 GT3 R tem diferenças em relação ao 911 GT3
Cup com o qual tenho corrido. A similaridade vai ajudar na adaptação, mas vou
ter o que aprender e já estou em contato com o Felipe Grizzi, engenheiro da
Stuttgart Motorsport que também é meu engenheiro no GT3 Cup, para estudar os
recursos do GT3 R”.
Mauricio também ficou contente por voltar a fazer
dupla com Paludo. “Temos um relacionamento de longa data, desde o começo da
carreira dele na Porsche Cup. Temos uma ‘guiada’ muito parecida e acho que o
Miguel vai se adaptar muito rápido ao carro. O GT3 R é mais forte, tem mais
carga aerodinâmica e freia mais que o Cup. É carro seguro, bem equilibrado, e o
Miguel já trabalha com o Grizzi na Cup. Acho que o Miguel vai se adaptar rápido,
porque tudo está muito bem ‘casado’ para esta corrida. Ele vai se divertir
bastante no carro e vamos tentar, quem sabe, chegar à primeira vitória no ano”,
confia.
A programação em Tarumã começa na sexta-feira das
8h30 às 17h05, com a realização de treinos livres e das sessões
classificatórias. No sábado, as equipes entram na pista das 9h00 às 9h40 para o
warmup. A largada da prova, que terá três horas de duração, acontecerá às
13h00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário