Chevrolet Absoluta 500 válida pela terceira etapa do
Brasileiro de Endurance
Interlagos foi palco neste domingo (30), da
Chevrolet Absoluta 500, prova válida pela terceira etapa do Campeonato
Brasileiro de Endurance DOPAMINA. Desde a largada até as últimas voltas, as seis
categorias que compõem a competição tiveram belas disputas. No total, 40 carros
formaram o grid da corrida que teve largada às 15h10 e uma chegada noturna
emocionante na escuridão do autódromo considerado um templo do automobilismo
brasileiro.
O primeiro carro a receber a bandeira
quadriculada foi o Porsche 911 GT3 #20 da dupla Marcel Visconde e Ricardo
Mauricio. Completaram o podida categoria GP1 o MRX #65 de Nilson e José Ribeiro,
e a Lamborghini #31 de Marcello Sant’Anna, William Freire e Sergio Laganá.
Foto Endurance
Durante as quatro horas de prova à liderança só
foi ameaçada na primeira 1h30 de prova entre o protótipo Predador de Jair e Duda
Bana, e o MR18 #110 de Francesco Ventre e Eduardo Dieter, com o Porsche
reassumindo a ponta logo depois.
Foto: Cintia Azevedo
Na largada coube a Ricardo Mauricio a tarefa de
iniciar a corrida, onde nos primeiros metros, o protótipo MRX #65 da dupla
sul-mato-grossense chegou a emparelhar e ficar um pouco à frente, mas na entrada
do S do Senna o Porsche retomou à frente. Andando de 3 a 4 segundos mais rápido
por volta, Mauricio construiu uma boa vantagem até a primeira entrada do safety
car, na volta 17. Um pouco antes disso, o líder passou por um susto: um
retardatário rodou bem à sua frente na curva da Junção e Ricardinho precisou
fazer uma manobra radical para evitar uma colisão, chegando a derrapar para o
lado de dentro da curva.
A prova foi marcada por várias intervenções do
safety car, onde por medida de segurança a prova prevista para ter 116 voltas (o
equivalente a 500 quilômetros de percurso), foi encerrada pela direção de prova
com 103 voltas por medida de segurança, devido à falta de luz natural na
pista.
“Interlagos é a nossa casa e ganhar aqui é
sempre especial. O começo do meu turno foi difícil para mim, porque demorei para
encontrar o ritmo do carro e tive que lidar com o tráfego intenso. Depois passei
a andar mais rápido e entreguei o carro para o Ricardinho na liderança”,
comemorou Visconde.
Ricardo Mauricio considerou correta a decisão da
direção de prova de encerrar prematuramente a prova: “A pista não estava
preparada para corrida noturna e era difícil enxergar a sinalização em algumas
curvas”. Sobre a corrida, declarou: “O primeiro stint foi difícil porque a
pressão dos pneus ‘estourou’ um pouco. Passamos a usar pré-aquecedores de pneus
nesta corrida e ainda não tínhamos parâmetros para regular a pressão. No meu
segundo stint, isso já estava ajustado e o carro estava melhor. Minha maior
preocupação foi tomar cuidado ao ultrapassar os carros mais lentos para não
jogar a corrida no lixo. No começo da corrida, vi o retardatário rodar na minha
frente e tive que desviar. Foi preocupante, mas acho que para quem viu pela TV a
coisa pareceu pior do que realmente foi”, relatou o bicampeão da Stock Car.
O campeonato segue com Visconde/Mauricio na
liderança com a dupla Franco Pasquale/Tiel Andrade, vice-líder do campeonato. A
dupla do Tubarão #05 vencedora da prova de abertura, em Tarumã, perdeu várias
voltas nos boxes no começo da prova devido a uma mangueira solta. Voltaram à
pista e terminaram em décimo lugar na classificação geral e quinto na categoria
GP1.
Na categoria P2, desde a classificação a briga
prometia ser bastante acirrada pela vitória entre o Protótipo #172 de Carlos e
Yuri Antunes, e o MRX #75 de Henrique Assunção e Fernando Ohashi, os dois carros
se revezaram durante boa parte da prova na liderança, mas quem levou a melhor
foi o Protótipo #172 da dupla formada por pai e filho, com os líderes da
temporada Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32) completando o pódio.
Na classe P3, os líderes da competição Julio
Martini e Marcelo Vianna (Tubarão #69) foram os grandes destaques largando na
pole e vencendo, com o protótipo 1R #76 de Emilio Padron, Eduardo Conceição,
Pedro Serrano e Renan Guerra, em segundo, e o Spyder #72 do trio Paulo Totaro,
Beto Monteiro e Leandro Totti, em terceiro.
Na GT1, a Lamborghini #46 de Paulo Rutzen, Vilson
Verardi e Gustavo Martin abriu uma boa vantagem na prova sobre seus principais
adversários vencendo e chegando em nono na geral. A segunda posição foi do Sonic
#17 de André Senger e Humberto Giacomello, com a terceira colocação da Ferrari
#155 de Carlos Kray, Telmo Tecchio e Ricardo Mendes.
Na categoria GT2, a dupla de estreantes também
formada por pai e filho – Mauricio e Marco Billi (Maserati #34) foi a vencedora,
seguida por José Rodrigo Pereira/Marcos Bariano (Línea #51), e Reinaldo
Rena/Roberto Rossatti (Stock Car #100). Na T, a vitória foi do Gol #88 de
Ricardo e Juarez Terres.
A próxima etapa do Brasileiro de Endurance
DOPAMINA acontece em Santa Cruz do Sul (RS), no dia 19 de agosto.
Fotos Endurance Brasil e Cíntia Azevedo
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