Prova
Três Horas de Tarumã acontece neste sábado (25), com largada às 15h
Será dada a largada para o Campeonato Brasileiro e Gaúcho de Endurance 2017 -
DOPAMINA neste sábado (25), com a primeira etapa da categoria, com a prova Três
Horas de Tarumã, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
No
campeonato, que vem crescendo a cada temporada, são esperados mais de 40 carros
entre Protótipos, GTs e Turismos, que divididos em sete categorias tornam a
prova um grande espetáculo de disputas e ultrapassagens, onde o vencedor é
decidido nas voltas finais e a estratégia de cada equipe acaba sendo
extremamente importante no resultado.
Entre as equipes confirmadas, uma
estreante de peso na categoria GP1 está de volta ao automobilismo brasileiro - a
tradicional e vencedora Stuttgart Motorsport, com um dos carros de corrida mais
modernos do mundo: o Porsche 911 GT3 R. Seus pilotos serão Marcel Visconde
(assíduo participante da Porsche GT3 Cup, vencedor da Mil Milhas Brasil e dos
500 Quilômetros de Interlagos em 2008 e dos 300 Quilômetros de Interlagos em
2015) e Ricardo Maurício (bicampeão campeão brasileiro de Stock Car).
"Estamos felizes por voltar ao Endurance depois de alguns anos
afastados. O campeonato evoluiu muito nos últimos anos e há perspectivas de
melhorar ainda mais", comentou Visconde. "Queremos fazer um bom trabalho,
pautado pelo desenvolvimento do 911 GT3 R. Não temos pressa para alcançar
resultados: entendemos que eles acontecerão como resultado desse trabalho",
analisou.
Ricardo Maurício, escalado para fazer dupla com Visconde na
etapa de abertura, também tem boa experiência ao volante de Porsches de
competição, onde com um modelo 911 GT3 RS, terminou em terceiro lugar na Mil
Milhas de 2003. Maurício tem em seu currículo títulos no kart e três temporadas
na Fórmula 3000. Foi campeão brasileiro de Fórmula Ford (1995), campeão espanhol
de Fórmula 3 (2003), bicampeão bicampeão brasileiro de Stock Car (2008 e 2013) e
tricampeão brasileiro de Marcas (2012, 2013 e 2014).
Também na GP1, que
engloba os carros mais potentes, estão confirmados: a Lamborghini #31 de
Marcello Sant’Anna e William Freire, o AJR #28 de Juliano Moro e Cristiano
Almeida, o MR18 #04 de Cláudio Ricci, Felipe e Vinicius Roso, o Tubarão #05, dos
atuais campeões gaúchos Tiel de Andrade e Franco Pasquale, o MCR V10 #18 de
Fernando Poeta, Andersom Toso e Ney Faustini; o MRX #65 dos sul-mato-grossenses
Nilson Ribeiro e José Ribeiro; o MCR #71 de Ian Ely e Daniel Claudino; o MR 18
#117 dos paulistas Emílio Padron e Fernando Fortes; o MRX #80 de Alexandre
Finardi e Felipe Bertuol; e o MC Tubarão #26 da família Scheer (Oswaldo, Eduardo
e Guilherme).
A segunda categoria em força e importância é a P2, onde só
podem correr protótipos brasileiros com motores aspirados 16 válvulas,
considerados protótipos "light". Ou seja, é possível ver modelos MRX, Tubarão e
Spyder correndo em duas categorias diferentes, com o propulsor sendo a única
diferença entre os dois carros - o que já provoca um belo contraste nos tempos
de volta de cada um. Pela P2 estarão na pista o Tornado #03 de Cali Crestani; o
MRX #07 de Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo; o Tubarão #32 de Mauro Kern e
Paulo Souza; e o MCR #75 dos paulistas Henrique Assunção e Fernando
Ohashi.
Logo em seguida vem a P3, que agrupa protótipos nacionais
aspirados oito válvulas. Na P3 estarão no grid o MCR #06 de Ruben Ghislene; a
Maserati #09 de Arthur Caleffi; o Spyder #42 de Luciano Yoshida, Michael Soares,
Walter Konrad; o Spyder #43 de Gustavo Tomazini; o MRX #56 de Gustavo Simon e
Rafael Simon; e o Tubarão #69 de Marcelo Vianna e Julio Martini.
A GT1
inclui as categorias Ferrari Challenge, Porsche GT3 Cup, até 2008 e os GT4, além
de veículos tipo turismo com motor acima de 2500 cm³ e modelos Silhouette, que
seriam carros, com estrutura tubular e carenagem imitando modelo de rua. Nesta
divisão se encaixaria, por exemplo os antigos Ômega da Stock Car, que possuem
motor seis cilindros em linha com 4.100 cm³. Nesta categoria a disputa fica,
entre: a Lamborghini #10 de Pierre Ventura, Peter Feter, Cristiano Almeida; o
Sonic #17 de André Senger e Humberto Giacomello; a BMW #64 de Henry Visconde e
Sergio Ribas; e a Ferrari #155 de Carlos Kray, Ricardo Mendes e Telmo
Tecchio.
A GT2 inclui os modelos silhoette, Turismo sobre alimentados, os
Maserati Troféu e os Fiat Linea, onde estão confirmados Jorge Machado com a BMW
#19 e os pilotos Juarez Terres, Ricardo Terres e Pedro Ávila, com o Gol #88. A
TS é para carros de Turismo Força Livre, com cilindrada de até 2200cc e com
monobloco modificado. T agrupa modelos de turismo até 2100 cilindradas de 8 e 16
válvulas, que terá nesta prova o Golf #111 de Gustavo Dal Bosco.
A Três
Horas de Tarumã terá transmissão ao vivo pelo site www.endurancebrasil.com, e
compacto no domingo seguinte no programa Auto+, pela BANDSPORTS.
O
evento conta com o apoio da Pirelli.
24
DE MARÇO DE 2017 - SEXTA
09:00 - 09:50 - 1º TREINO ENDURANCE
TODAS CATEGORIAS
10:00 - 10:25 - 1º TREINO FÓRMULA RS
10:30 - 11:20 - 2º
TREINO ENDURANCE TODAS CATEGORIAS
11:30 - 11:55- 2º TREINO FÓRMULA RS
13:05 - 13:55 - 3º TREINO ENDURANCE GT1/GT2 /TS/T
14:05 - 14:30 - 3º
TREINO FÓRMULA RS
14:40 - 15:30 - 4º TREINO ENDURANCE GP1/P2/P3
15:40 -
16:05 - 4º TREINO FÓRMULA RS
16:15 - 16:45 - 5º TREINO ENDURANCE GT1/GT2/TS/T
16:55 - 17:25 - 5º TREINO ENDURANCE GP1/P2/P3
25 DE MARÇO DE 2017 - SÁBADO
08:00 - 08:25 - 5º TREINO FÓRMULA RS
08:35 - 09:00 - 6º TREINO FÓRMULA
RS
09:10 - 09:50 - 6º TREINO ENDURANCE TODAS CATEGORIAS
09:10 - 09:25
BRIEFING FÓRMULA RS
10:10 - 10:25 - CLASSIFICATÓRIO FÓRMULA RS
10:30 -
10:45 - CLASSIFICATÓRIO, GT1/GT2/TS/T
10:50 - 11:05 - CLASSIFICATÓRIO P2/P3
11:10 - 11:25 - CLASSIFICATÓRIO GP1
1ª PROVA FORMULA
11:48 - LARGADA 25 MINUTOS DE DURAÇÃO
2ª PROVA FÓRMULA
13:38 - LARGADA 25 MINUTOS DE PROVA
ENDURANCE
14:55 -
LARGADA DA PROVA 3 HORAS DE TARUMÃ
Nenhum comentário:
Postar um comentário