quinta-feira, 13 de junho de 2024

Estre e Porsche Penske conquistaram a pole para a 92ª 24 Hs de Le Mans


     Kévin Estre e Porsche Penske Motorsport conquistaram a pole position para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, no final de mais uma hiperpole muito disputada!

     Inicialmente previsto para as 20h00, o início da sessão foi finalmente dado às 20h35, devido à saída de Louis Rossi da pista durante a Corrida 1 do Road to Le Mans.

     Desde o início da sessão os dois AF Corse Ferrari 499P deram o tom, mas muito rapidamente Sébastien Bourdais mostrou que ia ter de contar com ele, ao marcar uma volta em 3:24.816, com o Cadillac V-Series .R Nº 3 da Cadillac Racing.

     Enquanto as equipes acabavam de colocar pneus novos e partiram para uma segunda volta, Dries Vanthoor perdeu seu BMW nº 15 na frenagem em Indianápolis, causando uma bandeira vermelha a pouco mais de 7 minutos do final da sessão. O BMW dos belgas do WRT – convidado surpresa da qualificação de ontem – viu assim os seus tempos cancelados e o seu regresso à pista proibido.

     Bourdais decidiu não sair e assistimos a uma cena de alegria no campo da Cadillac Racing, enquanto ainda faltavam 7 minutos e 41 segundos para a sessão... Todos os outros concorrentes regressaram à pista para tentar melhorar a marca Sarthois .

     Se a ameaça parecia vir das Ferraris, foi Kévin Estre quem deu tudo na última volta, completando um magnífico setor final ao volante do Porsche 963 nº 6. O francês, que se junta a André Lotterer e Laurens Vanthoor, oferece assim a pole position à Porsche e à Penske, graças a uma volta ao circuito de Sarthe conseguida em 3:24.634.

     Alex Lynn também melhorou na última volta, com o Cadillac #2 terminando a sessão em segundo lugar, 0,148s atrás do Porsche #6. Porém, o carro deverá cumprir penalidade de 5 vagas no grid de largada devido a um incidente ocorrido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Pequeno consolo, portanto, para Sébastien Bourdais e para o Cadillac nº 3 que, ao marcar o 3º tempo a 0,182s da pole, deverá largar na primeira linha.

     As duas Ferrari 499P seguem na hierarquia na 4ª e 5ª posição. Alessandro Pier Guidi estabeleceu a melhor volta com 3m25,156 (+0,522s) no #51, enquanto Antonio Fuoco estabeleceu o melhor tempo para o #50 em 3m25,598 (+0,964s). Sexta vez para a Alpine e o seu A424 n°35. Lembramos que o Porsche nº 12 da JOTA não foi para a pista devido ao acidente ocorrido ontem no TL2.



     Louis Delétraz imperial em LMP2

     Na Classe LMP2, um Louis Delétraz mais rápido do que nunca permite que AO by TF suba à pole position. O suíço marcou o tempo de 3m33s217 com o Oreca nº 14, 0,610 segundos melhor que Job van Uitert, que também obteve um bom desempenho para o IDEC Sport e seu Oreca nº 28 (3m33s827). A segunda fila será partilhada pela Panis Racing que terminou em 3º com 3:34.053 com Mathias Beche, e pelo nº 23 Oreca/United Autosports USA que Ben Hanley colocou na 4ª posição (3:34.221).



     Pole position da McLaren no LMGT3 para seu retorno a Le Mans

     Regressa a Le Mans com entusiasmo para a McLaren, que conquista a pole position na categoria LMGT3 graças à Inception Racing. Em espírito desde o início da semana, o McLaren 720S LMGT3 EVO #70 dominou a sessão, com Brendan Iribe ao volante. O GT inglês conseguiu a sua melhor volta em 3:58,120, 0,808s melhor que Alex Malykhin que deu tudo ao volante do Porsche 911 LMGT3.R #92 da Manthey PureRxcing (3:58,928).

     Giacomo Petrobelli coloca o #66 JMW Motorsport Ferrari 296 LMGT3 na segunda linha (3:58.938), à frente do #77 Proton Competition Ford Mustang LMGT3 (3:59.443). Quinto fabricante diferente em quinto lugar, com Ian James permitindo que a Aston Martin termine a sessão em 5º lugar com o #27 Heart of Racing Team (3:59.655). Este também é o último LMGT3 com menos de 4 minutos.

     O grid de partida deve, portanto, mudar um pouco devido à penalidade que o Cadillac nº 2 deve cumprir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário