quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Stock Cars Brasil serão SUVs!

 

     A Vicar anunciou nesta quinta-feira (14) uma mudança importante no conceito da Stock Car Pro Series.
 
      A partir de 2025, quando estreará o novo e revolucionário projeto de seus carros, os modelos utilizados terão como visual os SUVs.
 
     Em um evento realizado no Autódromo de Interlagos, a empresa confirmou que em 2025 os fãs verão no grid o Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross no lugar do Cruze e do Corolla Sedan, respectivamente.
 
     De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes feitas pela maior promotora de corridas da América Latina. 
 
     Assim como os elementos mecânicos e eletrônicos do carro que estreará em 2025 – um projeto de padrão internacional que tem gerado expectativa inclusive em mercados do exterior,

- As novas carrocerias foram desenvolvidas pela Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar.





Ficha Técnica do novo modelo de carro da Stock:

Audace SNG01

     Motor: Audacetech Chevrolet ou Audacetech Toyota

     Especificação: quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm). Torque 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600

     Eletrônica: Motec e Fueltech

     Painel: Fueltech FT700 Plus

     Peso: 1.100kg (2kg por cv)

     Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira

     Suspensão: independente nas quatro rodas. Triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição

     Amortecedores: Penske Racing

     Conectividade: Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro

     Visibilidade: câmeras integradas ao chassi com visão dianteira e traseira, além de câmera 360 graus interna. As duas primeiras disponíveis no display do piloto. As três usadas em transmissão de prova e app

     Aerodinâmica: carenagem a definir. DRS, asa móvel em fibra de carbono

     Projeto: Audacetech, ArcelorMittal, IPT e SENAI

     Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de Carbono, fibra de Vidro, aramida e kevlar), simulações e testes. Fabricação Rallc

     Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência, chancela IPT. Homologação CBA

 

     Entre eixos: 2.750 mm

     Freios, dianteiros e traseiros: discos ventilados, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira

     Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico

     Simulação computacional: IPT e Siemens

     Fabricação e prototipagem: ESPAS e Audacetech

     Elementos de competição (motor e suspensão): MTR

     Volante: Grid Engineering, modelo Stock Car

     Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)

     Pneus: Hankook medidas 300-680x18 Hankook

     Combustível: etanol

     Tanque: instalado em cofre de fibra de carbono, é um contêiner de borracha deformável e resistente desenvolvido especialmente para competição, seguindo a classificação standard FT3 da FIA. Válvula de segurança anticapotagem e capacidade ajustável

     Segurança: estrutura tubular em aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira em alumínio para absorção de impacto. Estruturas laterais em carbono, kevlar e aramida para absorção de impacto e dissipação de energia. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA


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