Marcada pela inclusão de circuitos gaúchos no calendário de sedes de suas etapas, a sexta temporada da Gold Classic tem assegurada para a abertura do campeonato a manutenção de uma de suas principais características: o grid lotado. A mais de dois meses da Marcada pela inclusão de circuitos gaúchos no calendário de sedes de suas etapas, a sexta temporada da Gold Classic tem assegurada para a abertura do campeonato a manutenção de uma de suas principais características: o grid lotado. A mais de dois meses da primeira largada, todas as 50 vagas disponibilizadas para a inédita etapa em Guaporé, na Serra Gaúcha, foram preenchidas a partir da efetivação de inscrições por pilotos de oito estados.
Dos 50 carros que vão compor o grid nas duas corridas da primeira etapa, confirmada para 15 de abril no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé, 15 terão pilotos gaúchos a bordo, sendo que quatro dessas participações são inéditas na Gold Classic. A presença maciça de pilotos do Rio Grande do Sul tem base, também, em outra etapa que a categoria terá em 2023: no Autódromo Internacional Tarumã, na cidade de Viamão.
A etapa em Viamão será a terceira, no dia 22 de julho. Entre as duas aparições inéditas no Rio Grande do Sul, a Gold Classic terá a segunda etapa no dia 10 de junho em Londrina, palco das corridas que definiram os campeões do ano passado. A quarta etapa, no dia 10 de setembro, está prevista para Mogi Guaçu, no autódromo Velocitta. A quinta e última, em 15 de outubro, ocorrerá em Cascavel, no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Todas as etapas da Gold Classic em 2023 terão transmissão ao vivo na internet, nas plataformas habituais adotadas pela categoria. As corridas também serão mostradas em videoteipe no BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação que tem assumido vínculo cada vez maior com o automobilismo de competição. As inscrições para a etapa de junho em Londrina serão abertas no mês de março.
A Gold Classic foi formatada em 2018, inicialmente sob o plano de um evento único a cada ano. A demanda manifestada por pilotos e equipes levou a um calendário com dois eventos em 2019 e três em 2020, ano em que, apesar dos contratempos ocasionados pela pandemia do Covid-19, o campeonato foi instituído e homologado pelas federações de automobilismo do Paraná e de São Paulo, com etapas em Cascavel, Pinhais e São Paulo.
Em 2021 o campeonato teve quatro etapas, sendo duas em São Paulo – uma dela estava agendada para Londrina e teve de ser transferida por conta de restrições sanitárias atreladas à pandemia – e outras duas no Paraná. Houve ainda um evento extracampeonato em Rivera, no Uruguai. O campeonato de 2022 teve etapas nas pistas de Interlagos, Velocitta, Cascavel e Londrina, além de dois eventos festivos nas pistas de Goiânia e Interlagos.
O paulista Caio Lacerda, com o Aldee-VW da HT Guerra, foi campeão da classe Premium em 2022. O catarinense Mário Broering, foi campeão da Divisão 4 com o GM Omega da Sidney Paint. Os demais títulos foram conquistados por pilotos do Paraná: Rafael Schuhli, com o Puma GTE da Terraquatro, na Divisão 3; Thiri Lorentz/Artur Bailo, com o VW Gol da Thiri Racing, na Divisão 2; e Neno Oliveira, com o VW Fusca da J.A. Motorsport, na Divisão 1.
Com subdivisão em cinco categorias, a Gold Classic tem grid formado por carros de modelos existentes até 1993. O regulamento comporta desde carros com pneus radiais e motores de 1.600 cilindradas, como o Fusca, até protótipos de época e modelos competitivos como Aldee, Avallone, Espront, Omega, Opala e Maverick. A lista contempla ainda carros como Escort, Uno, 147, Voyage, Gol, Chevette e versões do Puma, entre vários outros. primeira largada, todas as 50 vagas disponibilizadas para a inédita etapa em Guaporé, na Serra Gaúcha, foram preenchidas a partir da efetivação de inscrições por pilotos de oito estados.
Dos 50 carros que vão compor o grid nas duas corridas da primeira etapa, confirmada para 15 de abril no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, em Guaporé, 15 terão pilotos gaúchos a bordo, sendo que quatro dessas participações são inéditas na Gold Classic. A presença maciça de pilotos do Rio Grande do Sul tem base, também, em outra etapa que a categoria terá em 2023: no Autódromo Internacional Tarumã, na cidade de Viamão.
A etapa em Viamão será a terceira, no dia 22 de julho. Entre as duas aparições inéditas no Rio Grande do Sul, a Gold Classic terá a segunda etapa no dia 10 de junho em Londrina, palco das corridas que definiram os campeões do ano passado. A quarta etapa, no dia 10 de setembro, está prevista para Mogi Guaçu, no autódromo Velocitta. A quinta e última, em 15 de outubro, ocorrerá em Cascavel, no Autódromo Internacional Zilmar Beux.
Todas as etapas da Gold Classic em 2023 terão transmissão ao vivo na internet, nas plataformas habituais adotadas pela categoria. As corridas também serão mostradas em videoteipe no BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes de Comunicação que tem assumido vínculo cada vez maior com o automobilismo de competição. As inscrições para a etapa de junho em Londrina serão abertas no mês de março.
A Gold Classic foi formatada em 2018, inicialmente sob o plano de um evento único a cada ano. A demanda manifestada por pilotos e equipes levou a um calendário com dois eventos em 2019 e três em 2020, ano em que, apesar dos contratempos ocasionados pela pandemia do Covid-19, o campeonato foi instituído e homologado pelas federações de automobilismo do Paraná e de São Paulo, com etapas em Cascavel, Pinhais e São Paulo.
Em 2021 o campeonato teve quatro etapas, sendo duas em São Paulo – uma dela estava agendada para Londrina e teve de ser transferida por conta de restrições sanitárias atreladas à pandemia – e outras duas no Paraná. Houve ainda um evento extracampeonato em Rivera, no Uruguai. O campeonato de 2022 teve etapas nas pistas de Interlagos, Velocitta, Cascavel e Londrina, além de dois eventos festivos nas pistas de Goiânia e Interlagos.
O paulista Caio Lacerda, com o Aldee-VW da HT Guerra, foi campeão da classe Premium em 2022. O catarinense Mário Broering, foi campeão da Divisão 4 com o GM Omega da Sidney Paint. Os demais títulos foram conquistados por pilotos do Paraná: Rafael Schuhli, com o Puma GTE da Terraquatro, na Divisão 3; Thiri Lorentz/Artur Bailo, com o VW Gol da Thiri Racing, na Divisão 2; e Neno Oliveira, com o VW Fusca da J.A. Motorsport, na Divisão 1.
Com subdivisão em cinco categorias, a Gold Classic tem grid formado por carros de modelos existentes até 1993. O regulamento comporta desde carros com pneus radiais e motores de 1.600 cilindradas, como o Fusca, até protótipos de época e modelos competitivos como Aldee, Avallone, Espront, Omega, Opala e Maverick. A lista contempla ainda carros como Escort, Uno, 147, Voyage, Gol, Chevette e versões do Puma, entre vários outros.
0 - Carlão Estites (RJ), FRT, Ford Escort/Divisão 3
2 - Marcelo Tatsch (PR), Renn Tech, GM Opala/Divisão 4
6 - Caio Lacerda (SP), HT Guerra, Aldee-VW/Premium
9 - Ciro Paciello/Sandro Sanches (SP), Big Power Competições, GM Omega/Premium
10 - Anderson Barros/Paulo César Ovçar (MG/PR), Thiri Racing, VW Gol/Divisão 1
11 - Armin Kliewer (RR), Sidney Paint Racing, GM Omega/Premium
12 - Mauro Kern (RS), HT Guerra, Puma GTE/Premium
13 - José Antônio Sala (RS), Equipe Sala, VW Fusca/Divisão 2
16 - José Fernando Schlosser/Fernando Schlosser (RS), Rubão Racing, Puma GTE/Divisão 3
17 - Ricardo Domenech (SP), RTC Racing Team, GM Omega/Premium
18 - Silvano Brock (RS), RS Sports, Aldee-VW/Premium
19 - Maurício Gaudêncio (PR), Frehner Motorsport/Garage 77, GM Omega/Divisão 4
22 - Marcelo Kairis (SP), HT Guerra, Puma GTE/Divisão 2
27 - Wanderlei Berlanda (SC), Frehner Motorsport/Garage 77, GM Omega/Premium
28 - Cristiano Canto (SP), J.A. Motorsport, VW Fusca/Divisão 1
30 - Edson Serdeira/Cleiton Krause (RS), Artmotors, Fiat Uno/Divisão 1
33 - Roberto Lacombe (RS), Lacombe Motorsport by Mascarello, Puma GTE/Divisão 3
38 - Rafael Kliewer (BA), Franzói Racing, GM Omega/Premium
39 - Cleiton Krause/Edson Serdeira (RS), Cabelo Racing, Fiat Uno/Divisão 2
41 - Ike Nodari (SC), Terraquatro, Fiat Uno/Divisão 1
42 - Richard Heidrich (SC), Frehner Motorsport/Garage 77, GM Omega/Premium
45 - Heverson Bastos (PR), Caús Motorsport, Aldee-VW/Divisão 3
55 - Samuel Machado (RS), Infantini Racing, VW Fusca/Divisão 1
66 - Almir Morales (SC), MP Competições, VW Voyage/Divisão 1
70 - Clóvis Bechtold/Gabriel Bechtold (SC), Big Power Competições, GM Omega/Premium
71 - José Carlos Franzói (PR), Franzói Racing, GM Omega/Premium
74 - Artur Bailo Thiri/Lorentz (PR), Thiri Racing, VW Gol/Divisão 2
77 - Rogério Barbato (SP), RTC Racing Team, GM Omega/Divisão 4
82 - Dudu Pimenta (SP), AT Autosport, Puma GTE/Divisão 3
88 - Moacir Fighera (RS), Fighera Competições, VW Fusca/Divisão 1
111 - Eduardo Valmorbida/José Valentini (RS), VVR, GM Opala/Premium
112 - Carlos Guizzo (RS), Eu & Ela Racing, VW Fusca/Divisão 1
117 - Richard Rodrigues (RS), Rubão Racing, VW Fusca/Divisão 1
131 - Neno Oliveira (PR), J.A. Motorsport, VW Fusca/Divisão 1
158 - André Padilha (RS), Equipe 158, VW Gol/Divisão 2
178 - Matheus Beccalli (SP), HT Guerra, Aldee-VW/Premium
205 - Marcos Silva Ramos (PR), Cordova Motorsport, Peugeot 205/Divisão 1
222 - Fábio Tokunaga (PR), Sussego Motorsports, VW Gol/Divisão 1
248 - Leandro Kairis (SP), Fiat 147/Divisão 2
301 - Fábio Claudino (PR), SR Competições, GM Chevette/Divisão 2
302 - Leovaldo Petry (RS), Project Motorsport, Ford Maverick/Premium
333 - Douglas Torres (PR), Sidney Paint Racing, GM Omega/Divisão 4
335 - Thiago Brandt (PR), Terraquatro, Aldee-VW/Divisão 3
337 - Leonardo Almeida (SP), HT Guerra, Aldee-VW/Divisão 3
339 - Rafael Schuhli (PR), Terraquatro.com, Puma GTE/Divisão 3
343 - Franccesco Esposito (PR), Gasoline Racing, Porsche 911/Divisão 3
444 - Markenson Marques (PR), Willys Interlagos/Premium
666 - Levy Rezende/Marco Tanure (PR), Renn Tech, GM Omega/Premium
777 - Paulo Henrique Costa (PR), Blitz Automotive, VW Voyage/Divisão 1
📸 Daniel Gomes
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