quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Vida longa ao Autódromo de Guaporé

 

1° de Setembro de 1969, nascia a AGA - Assossiação Guaporense de Automobilismo, entidade que levou o nome de Guaporé a ser conhecido no cenário mundial A história do Autódromo de Guaporé começa com a vinda para o município do médico caxiense Dr Nelson Luiz Barro, cuja carreira fez com que este se mudasse para o município de Dois Lajeados e, em 1967 para Guaporé.  

Em seu tempo livre, Nelson competia com um Simca, nº 34, que o fez Campeão Estadual no ano de 1970. 

Fundação da AGA e primeira pista.

     Nelson Barro conseguiu contagiar vários jovens guaporenses com seu entusiasmo pelo automobilismo e, em 1º de setembro de 1969, estes fundaram a AGA - Associação Guaporense de Automobilismo, entidade que até hoje mantem o autódromo. O grupo recém formado, ao buscar áreas com potencial para criação de uma pista para a prática do automobilismo, deparou-se com a então-aeródromo de Guaporé, interditado pelo Departamento de Aviação Civil. Com o apoio do prefeito Otolip Dalbosco o grupo construiu uma pista em volta das duas pistas de pouso do aeródromo que eram perpendiculares entre sí, acarretando na forma de "T" da pista que se mantém até hoje.

     A primeira pista, de chão batido impregnado de óleo foi concluído em apenas 3 anos e, em 21 de dezembro de 1969, a pista foi inaugurada com uma prova envolvendo 72 carros de diversas equipes do estado, sob supervisão e aprovação da Federação Gaúcha de Automobilismo. O sucesso do evento trouxe grande atenção ao trabalho da AGA, abrindo as portas para o futuro desenvolvimento do autódromo.

     Em 1976, recebeu asfalto para receber as principais categorias nacionais do automobilismo. Em 1985, se tornou internacional, por receber etapa da F3 Sul Americana e conta sua história até então, são 53 anos de uma linda trajetória com muitas glórias, emoções e conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário