Uma prova movimentadíssima, com muitas reviravoltas entre os líderes e recheada de lances emocionantes. Assim foi a edição 2020 das 6 Horas de Guaporé, que teve, também, um grid grande: 39 carros largada, recorde do Campeonato Gaucho de Super Turismo.
A pole position foi estabelecida pelo Aldee #118 de Nicolas/Ricardo Kreuz, batendo recorde de volta mais rápida com 1:13.323.
Na
largada, o Sonic Stock V8 #17 de Andre Senger/Beto Giacomello/Luciano
Mottin tomou a ponta, mas foi seguido implacavelmente pelo Aldee #118,
que conseguiu retomar a liderança. Quando tudo já parecia bem
encaminhado, quando já tinha duas voltas de vantagem, um problema
mecanico no Aldee deixou a liderança para a Mercedes CLA 45 #81 de
Arthur Caleffi/Fernando Bianchessi/Fernando Poeta.
Mas uma prova de 6
Horas sempre reserva surpresas.
Ao cumprir a janela obrigatória com
tempo menor que o obrigatório por apenas poucos décimos de segundo, a
Mercedes #81 foi penalizada com a perda de duas voltas mais um segundo,
deixando a liderança para o Sonic #17, que, apesar de ter uma falha que
tirava um pouco de desempenho desde o início da prova, seguiu para a
vitória geral e na classe GT, que havia escapado por pouco na edição
2019, quando o carro chegou em segundo, lutando até o final.
Para
Luciano Mottin, preparador e piloto do carro, a vitória foi especial,
dedicada ao seu pai, falecido uma semana antes: "Eu tinha uma convicção
grande que íamos vencer esta corrida, perdi meu pai faz uma semana hoje,
esta vitória já estava dedicada a ele, eu tinha certeza que ia dar
certo", disse, emocionado.
André Senger ressaltou um aspecto
interessante: "Estou muito contente, pois decidimos nossa participação
na ultima hora.
O Sonic é um carro muito forte, nossa tocada foi parelha
e conseguimos a vitoria, ajudados pelas circunstancias", comemorou. Já
Beto Giacomello ressaltou que não acreditava na vitória em determinado
momento da prova: "Foi uma surpresa, achava que seria difícil, que não
ia dar, mas conseguimos a vitória, que escorreu entre os dedos no ano
passado devido a uma parada extra, e neste ano a prova acabou sendo
decidida por um lance de uma parada".
Alguns acidentes tiraram
carros que estava bem colocados na prova, como o do Linea #199 de
Marcelo/Rodrigo Lemke, que bateu forte na curva do radiador após quebra
do cubo de roda traseira esquerda mas, apesar do susto, Rodrigo passou
por atendimento e foi liberado.
O Escort #5 dos Steyer/Tiel Andrade
também escapou e foi abalroado pelo Celta #100 de
Lodi/Dallagnol/Barcelos. Problemas mecânicos também tiraram as chances
de alguns carros, como o Voyage #117 de Fábio Menegaro/Togacy
Ogino/Anderson Baggio, que teve um problema elétrico quando liderava, e
retornou após perdê-la, salvando um segundo lugar.
Abaixo, os vencedores por categoria:
GT: Giacomello/Senger/Mottin (Sonic #17)
TS: Caleffi/Poeta/Bianchessi (Mercedes #81)
T1: Biancini/Ike/Reinaldo Halmenschlager (Gol #22)
T2: Márcio/Thiago Martins (Gol #53)
TR: Fontes/Weber/Sério e Anderson Rocha (Kadett #48)
TL: Fontes/Rocha/Roncen/Albuquerque (Onix #98)
Opala: Colau/Zambon/Valmorbida (Opala #77)
Protótipos: Eberle/JB Rodrigues/Melo/Toschi (Spyder #2)
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