Foto: Dudu Leal
A 40ª 12 Horas de Tarumã valerá como final
do Brasileiro de Turismo 1.4!
Agora, a tradicionalíssima prova volta ao nível NACIONAL !
No ano do aniversário de 50 anos de Tarumã, o mitológico circuíto gaúcho receberá a
Turismo 1.4 Brasil que é a novidade do automobilismo de base no Brasil
A Categoria terá provas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás numa disputa pelo título nacional
Mal passado o carnaval as novidades do automobilismo já começam a despontar nas conversas de box e grupos de whatsapp que reúnem pilotos e equipes do Brasil.
Uma das novidades que encontra-se em fase final de formatação é o Turismo 1.4 Brasil, um certame nacional que reunirá os pilotos e equipes nos três estados que possuem campeonatos regionais com regulamento restritivo e de baixo custo baseado na fórmula da motorização única.
A iniciativa vem da Federação Gaúcha de Automobilismo - FGA, através de seu diretor de velocidade, Urbano da Silva e do presidente Carlos de Deus com o aval da CBA. Urbano, que criou a formula já consagrada no regional, que é a motorização única para todos os carros de marcas diferentes, expandiu sua idéia para a formatação de um campeonato nacional.
- “Quando criei a Copa 1.4 aqui no sul, buscava um automobilismo barato e acessível, que fomentasse novos valores do automobilismo, fossem pilotos ou preparadores. A formula deu tão certo que foi implementada em outros estados, como Goiás e Minas Gerais, que também adotaram um regulamento idêntico ao do Gaúcho, o próximo passo lógico é a criação deste certame nacional, onde os pilotos e preparadores de diferentes estados medirão forças para decidir quem é o melhor” – comentou Urbano da Silva.
A FGA então buscou tanto as federações dos estados de Minas Gerais e de Goiás quanto a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, apresentando a iniciativa e buscando o apoio para a realização do campeonato neste ano de 2020.
Além das federações e confederação, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul também é parceiro na realização do certame, com o suporte da mesma equipe que reformatou com sucesso as 12 Horas de Tarumã em 2019 sob a liderança de seu presidente, Rodrigo Machado.
- “A nossa idéia é realizarmos ainda neste ano quatro etapas, sendo uma em cada estado envolvido e uma grande final, que será uma prova de longa duração, com duas horas dentro da edição de 2020 das 12 Horas de Tarumã no mês de dezembro. Outro aspecto que queremos destacar é a classe Master, que fará parte da categoria, destinada aos já veteranos dos regionais e que sonham pilotar em um campeonato a nível nacional e com baixo custo. O Turismo 1.4 Brasil posiciona-se como uma categoria intermediária, entre o regional e as provas de turismo nacional, que encontra-se um nível acima, buscamos fomentar novos valores para todas as categorias.” – complementou Urbano Silva.
O formato:
O Turismo 1.4 RS é a nova denominação do até então campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos.
O novo nome busca a unificação com os demais campeonatos semelhantes no país, como o Goiano, que também adotou o nome Turismo 1.4. O regulamento é basicamente o mesmo nos três estados e resume-se a motorização Chevrolet 1.4 sem nenhuma preparação, ECU do motor padronizada e molas e amortecedores também padronizados.
O conjunto mecânico pode ser instalado em qualquer carro de produção MERCOSUL, independentemente de marca. O Turismo 1.4 Brasil usará o mesmo regulamento técnico do Campeonato Gaúcho, porém com um regulamento desportivo que ainda encontra-se em fase final de formatação. O regulamento técnico do campeonato gaúcho pode ser acessado em www.fgars.org
Ainda no mês de março próximo o regulamento definitivo tanto desportivo quanto técnico serão publicados, bem como o calendário final.
Agora, a tradicionalíssima prova volta ao nível NACIONAL !
No ano do aniversário de 50 anos de Tarumã, o mitológico circuíto gaúcho receberá a
Turismo 1.4 Brasil que é a novidade do automobilismo de base no Brasil
A Categoria terá provas no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás numa disputa pelo título nacional
Mal passado o carnaval as novidades do automobilismo já começam a despontar nas conversas de box e grupos de whatsapp que reúnem pilotos e equipes do Brasil.
Uma das novidades que encontra-se em fase final de formatação é o Turismo 1.4 Brasil, um certame nacional que reunirá os pilotos e equipes nos três estados que possuem campeonatos regionais com regulamento restritivo e de baixo custo baseado na fórmula da motorização única.
A iniciativa vem da Federação Gaúcha de Automobilismo - FGA, através de seu diretor de velocidade, Urbano da Silva e do presidente Carlos de Deus com o aval da CBA. Urbano, que criou a formula já consagrada no regional, que é a motorização única para todos os carros de marcas diferentes, expandiu sua idéia para a formatação de um campeonato nacional.
- “Quando criei a Copa 1.4 aqui no sul, buscava um automobilismo barato e acessível, que fomentasse novos valores do automobilismo, fossem pilotos ou preparadores. A formula deu tão certo que foi implementada em outros estados, como Goiás e Minas Gerais, que também adotaram um regulamento idêntico ao do Gaúcho, o próximo passo lógico é a criação deste certame nacional, onde os pilotos e preparadores de diferentes estados medirão forças para decidir quem é o melhor” – comentou Urbano da Silva.
A FGA então buscou tanto as federações dos estados de Minas Gerais e de Goiás quanto a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, apresentando a iniciativa e buscando o apoio para a realização do campeonato neste ano de 2020.
Além das federações e confederação, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul também é parceiro na realização do certame, com o suporte da mesma equipe que reformatou com sucesso as 12 Horas de Tarumã em 2019 sob a liderança de seu presidente, Rodrigo Machado.
- “A nossa idéia é realizarmos ainda neste ano quatro etapas, sendo uma em cada estado envolvido e uma grande final, que será uma prova de longa duração, com duas horas dentro da edição de 2020 das 12 Horas de Tarumã no mês de dezembro. Outro aspecto que queremos destacar é a classe Master, que fará parte da categoria, destinada aos já veteranos dos regionais e que sonham pilotar em um campeonato a nível nacional e com baixo custo. O Turismo 1.4 Brasil posiciona-se como uma categoria intermediária, entre o regional e as provas de turismo nacional, que encontra-se um nível acima, buscamos fomentar novos valores para todas as categorias.” – complementou Urbano Silva.
O formato:
O Turismo 1.4 RS é a nova denominação do até então campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos.
O novo nome busca a unificação com os demais campeonatos semelhantes no país, como o Goiano, que também adotou o nome Turismo 1.4. O regulamento é basicamente o mesmo nos três estados e resume-se a motorização Chevrolet 1.4 sem nenhuma preparação, ECU do motor padronizada e molas e amortecedores também padronizados.
O conjunto mecânico pode ser instalado em qualquer carro de produção MERCOSUL, independentemente de marca. O Turismo 1.4 Brasil usará o mesmo regulamento técnico do Campeonato Gaúcho, porém com um regulamento desportivo que ainda encontra-se em fase final de formatação. O regulamento técnico do campeonato gaúcho pode ser acessado em www.fgars.org
Ainda no mês de março próximo o regulamento definitivo tanto desportivo quanto técnico serão publicados, bem como o calendário final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário