Fotos: Bruno Terena/MS2
A primeira incursão do Endurance Brasil no
Velopark, em Nova Santa Rita (RS), que recebeu no último sábado a sexta etapa da
categoria teve a vitória de Chico Longo e Daniel Serra, que colocaram a
Lamborghini Huracán #19, no lugar mais alto do pódio pela terceira vez na
temporada.
O circuito mais curto do calendário, com apenas
2.278 metros foi palco de uma verdadeira loteria, quando a instabilidade do
tempo marcou a prova de três horas de duração. Na pole position, o AJR #88, de
Carlos Kray, Vicente Orige e David Muffato, onde o trio largou na posição de
honra do grid na segunda vez no ano, já que repetiram o feito na Chevrolet
Absoluta 500, em Interlagos. A classificação aconteceu também na manhã de
sábado, depois de um temporal inviabilizar o treino classificatório que
aconteceria na sexta-feira.
Responsável por largar, o atual campeão do
Brasileiro de Marcas, Vicente Orige se manteve na ponta e soube administrar
muito bem o início da prova mesmo com pneus slick, onde já nas primeiras voltas
à chuva deu as caras e fez muitos carros rodarem, inclusive ocasionando a
entrada do safety car por diversas vezes. Neste momento, uma bela disputa pela
segunda colocação entre Ricardo Maurício, que divide o comando do Porsche 911
GT3R #70, com Marcel Visconde, que detém o título 2017 da categoria, e Julio
Campos, que forma dupla com Guilherme Figueiroa, a bordo da Mercedes AMG GT3
#08, que revezaram a posição até Maurício assumir a posição na geral e a
primeira colocação na GT3. Enquanto isso, a Lamborghini Huracán ocupava a sexta
colocação.
Na volta 40, a pista secou e Muffato, Visconde e
Figueiroa eram os três primeiros colocados, respectivamente. Seis voltas depois,
Daniel Serra, que estava uma volta atrás começou a caça ao líder e credenciou a
dupla da Via Italia/TMG Racing na disputa pela vitória, onde nem um toque na
abertura da segunda janela entre Chico e Figueiroa, na disputa pela terceira
posição prejudicou a dupla da Lamborghini.
Na última hora de prova, a chuva novamente
resolveu ser a protagonista da decisão e o AJR #88 comandado por Carlos Kray
fazia uma corrida brilhante na liderança, mas Serra não deixou barato, quando
faltando 45 minutos para o final fez a ultrapassagem em cima do modelo da JLM
Racing/Metalmoro para ficar na mesma volta dos líderes. Dali para frente Serra
foi diminuindo a diferença, e em uma ultrapassagem eletrizante por fora e
conquistou a liderança da prova para vencer. Na segunda colocação Marcel
Visconde e Ricardo Maurício (Stuttgart Motorsport), seguidos pelo AJR #117 de
Henrique Assunção, Fernando Ohashi e Marcelo Vianna, na sequencia o AJR #88 de
Carlos Kray, Vicente Orige e David Muffato, completando o pódio o MCR Lambo #18
de Cláudio Ricci, Fernando Poeta e Beto Giacomello.
“O Chico fez um grande trabalho, nos seus dois stints conseguiu fazer tudo certo para conseguirmos mais essa vitória. Foi muito bom! Parabéns a todo o trabalho da equipe”, destacou o campeão da Stock Car, Daniel Serra.
Na categoria P1, o AJR #88 do trio Kray, Orige e Muffato assumiu a primeira colocação na classificação, com a segunda colocação na categoria, depois do Tubarão #05 de Tiel de Andrade e Julio Martini (MC Tubarão) enfrentarem problemas. A vitória na categoria foi do trio Assunção, Vianna e Ohashi, que destacou a ótima estratégia do engenheiro Guilherme Ferro. Outro destaque na prova foi o trio, que fez uma prova fantástica, a bordo do MCR Lambo #18 de Ricci, Poeta e Giacomello terceiro na P1. O MCR #71, de Daniel Claudino e Ian Ely, que tomou um toque logo nas voltas iniciais, rodou e mesmo assim foi em busca da recuperação conquistando a quarta posição na categoria e nono na geral.
Na GT3, os potentes Gran Turismo
tiveram Serra e Longo em primeiro, Maurício e Visconde em segundo, a dupla pai e
filho Sergio Ribas e Guilherme Ribas em uma apresentação de gala na terceira
colocação da categoria e oitavo na geral.
Na classe P2, Mauro Kern e Paulo
Sousa (Tubarão #32) foram os grandes destaques, a dupla enfrentou problemas nas
voltas iniciais, mas mais uma vez a equipe MC Tubarão fez um grande trabalho
para vencer e conquistar a sexta colocação na geral. A segunda posição ficou com
a dupla João Cardoso e Ruben Ghisleni (MRX #44).
Na P3, os irmãos Gustavo e
Rafael Simon (MRX #56) mais uma vez mostrando muita competência para conquistar
mais uma vitória do ano e conquistarem por antecipação o bicampeonato na
categoria, finalizando a prova na sétima colocação na geral. A segunda posição
foi do MRX #43 dos “Gustavos” Tomazini e Frey, ambos da equipe Motorcar
Racing.
Na categoria GT4, o Audi RS3 #64
conquistou mais uma vitória com a dupla Henry Visconde e João Carlos de Andrade.
Na segunda posição a Montana #16 dos paulistas Esio Vichiesi e Roberto
Rossatti.
A decisão do título acontece na grande final do
Endurance Brasil, no dia 17 de novembro no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do
Sul.
Resultado final da sexta etapa do Endurance Brasil 2018:1. Chico Longo/Daniel Serra (Lamborghini Huracán #19), 161 voltas em 3h00:29.840
2. Marcel Visconde/Ricardo Maurício (Porsche 911 #70)
3. Henrique Assunção/Marcelo Vianna/Fernando Ohashi (AJR #117)
4. Carlos Kray/Vicente Orige/David Muffato (AJR #88)
5. Cláudio Ricci/Fernando Poeta/Beto Giacomello (MCR Lambo #18)
6. Paulo Sousa/Mauro Kern (Tubarão #32)
7. Gustavo Simon/Rafael Simon (MRX #56)
8. Sergio Ribas/Guilherme Ribas (Aston Martin #63)
9. Ian Ely/Daniel Claudino (MRX #71)
10. Gustavo Tomazini/Gustavo Frey (MRX #43)
11. Henry Visconde/João C. Andrade (Audi RS3 #64)
12. Peter Ferter/Ricardo Mendes (Ferrari #155)
13. João Cardoso/Rubens Ghisleni (MRX #44)
14. Guilherme Figueiroa/Julio Campos (Mercedes AMG GT3 #08)
15. Esio Vichiesi/Roberto Rossatti (Montana #16)
16. Alejandro Cignetti (MRX #96)
17. Aldoir Sette/Gustavo Bandeira (MRX #07)
18. Emílio Padron/Cesar Ramos (AJR #11)
19. Henrique Assunção/Marcelo Vianna/Emílio Padron/Fernando Ohashi (MRX #75)
20. Sergio Cardoso/Mario Marcondes (Spyder #226)
21. Tiel Andrade/Júlio Martini (Tubarão #05)
22. Stuart Turvey/Thiago Riberi (scorpion #37)
23. Carlos Antunes/Yuri Antunes/Ney Faustini (MRX #72)
24. Alexandre Finardi/Marcelo Campagnolo (MRX #80)
Nenhum comentário:
Postar um comentário