12 HORAS DE TARUMÃ 2017
37ª Edição
REGULAMENTO PARTICULAR DA PROVA
ART. 1º – INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS DA PROVA
a) 12 HORAS DE TARUMÃ 2017
b) DATA DA PROVA: 15, 16 e 17 de dezembro de
2017.
c) AUTORIDADE DESPORTIVA NACIONAL
Confederação Brasileira de Automobilismo
Rua da Glória nº 290 – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3221-4895 Fax: (21) 3242-4494
Presidente CBA : Waldner Bernardo de Oliveira
d) AUTORIDADE DESPORTIVA ESTADUAL
Federação Gaúcha de Automobilismo
Rua Comendador Azevedo nº 440/01 – Porto Alegre, RS
Telefone: (51) 3224-4808
Presidente FGA: Carlos A.R. de Deus
e) CLUBE ORGANIZADOR
Automóvel Clube do Rio Grande do Sul
Rodovia RST 762 - Tarumã
Caixa Postal 145 – CEP 94400-970
Viamão - RS
Telefone: (51) 3485-1510
Presidente ACRGS: Paulo Fernando Poeta
f) LOCAL DA PROVA
Autódromo Internacional de Tarumã
Viamão – RS.
g) CIRCUITO
3.039 metros de comprimento.
h) SENTIDO DA PROVA
Anti - horário.
i) DURAÇÃO DA PROVA
12 Horas
j) NÚMERO DE VEÍCULOS ADMITIDOS
60 Veículos.
k) VERIFICAÇÕES TÉCNICAS
Local: na área dos boxes, junto à balança de pesagem.
l) DO QUADRO OFICIAL DE AVISOS:
Todos os comunicados que forem emitidos pelos Comissários
Desportivos, Direção da Prova e Clube Organizador, durante os dias de treinos e
provas, serão fixados no quadro oficial ao lado da porta da Secretaria de
Prova. Sede: AUTÓDROMO DE TARUMÃ – Rodovia RST 762 – Viamão – RS Fone / Fax:
(51) 3485-1510 – C. Postal: 145 – CEP: 94400-970 E-mail:
autodromodetaruma@gmail.com
AUTOMÓVEL CLUBE DO RIO GRANDE DO SUL Fundado em 12 de julho
de 1949 Reconhecido de utilidade pública pelo decreto lei n.º 5898 de 06-01-55,
do Governo de Estado do R.G.S.
ART. 2º - DEFINIÇÃO
DA PROVA
a) A
prova 12 Horas de Tarumã será classificada como competição nacional aberta.
b) A prova será regida dentro das prescrições do Código
Desportivo Internacional, Código Desportivo de Automobilismo, Regulamentos
Desportivos e Técnicos do Campeonato Gaúcho de Endurance 2017 e seus adendos, e
pelo presente Regulamento Particular da Prova. Todos os concorrentes e pilotos
se comprometem a respeitar os seus textos, pelo fato de estarem inscritos ou
participarem da prova em questão.
ART. 3º - INSCRIÇÕES E PREMIAÇÃO
a) INSCRIÇÕES :A partir das 08:00h do dia
04/12/2017 e término às 23:30 h do dia 16/12/2017, através do telefone (51)
3485-1510, ou na secretaria do Clube, no Autódromo Internacional de Tarumã
A inscrição, assim como a reserva do Box, estará
confirmada após depósito bancário, de pelo menos dois pilotos, a ser realizado
no dia da reserva, na conta corrente em nome de Automóvel Clube do Rio
Grande do Sul, número 06.024940.0-6, Banco do Estado do Rio Grande do Sul –
BANRISUL, Agência 0965 – CNPJ nº 91.817.882/0001-38, ou Banco Sicredi (0748)
Agência 0116 Conta Corrente 603848 – CNPJ nº 91.817.882/0001-38.
OBS: A distribuição de BOX será por ordem de inscrição e a
critério do promotor do evento quanto à sua localização e terão preferência aos
números os carros participantes do Campeonato Gaúcho de Endurance 2017.
b) Valores CATEGORIAS
GP1 R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
P2 R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
P3 R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
GT1 R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
GT2
(ALDEES TD até 2.100 cilindradas peso mínimo de 750 kg para 8
válvulas e 800kg 16 válvulas)
R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
TS
(ALDEES TD com pneus nacionais, até 2.100 cilindradas, 8
válvulas peso mínimo de 900 kg e Líneas 1.4 Turbo peso mínimo de 1075 kg)
R$ 1.700,00 por piloto sócio
R$ 2.000,00 por piloto não sócio
T1 Veículos até 2.100 cilindradas 8 válvulas com 800kg e 16
válvulas com 900kg e
T2 – Veículos até 1.700 cilindradas 8 válvulas com 750kg e 16
válvulas com 780kg
R$ 1.200,00 por piloto sócio
R$ 1.500,00 por piloto não sócio
Os valores serão referentes aos 3 primeiros pilotos com
redução de 50% do valor da inscrição para o 4º e 5º piloto, mantendo a taxa de
não sócio. (referente as categorias T1 e T2).
TAXA DE TV R$50,00 POR PILOTO INSCRITO
c) PREMIAÇÃO
Troféu Fita Azul - Categoria Protótipos
Troféu Fita Azul – Categoria Turismo
Importado
Troféu Fita Azul – Categoria Turismo Nacional
Troféu Pole Position - Categoria Protótipo
Troféu Pole Position- Categoria Turismo Importado
Troféu Pole Position – Categoria Turismo
Nacional
TROFÉU PREPARADOR FITA AZUL PROTÓTIPOS
TROFÉU PREPARADOR FITA AZUL TURISMO IMPORTADO
TROFÉU PREPARADOR FITA AZUL TURISMO NACIONAL
Serão premiadas todas as categorias do 1º ao 3º colocado
ART. 4º - DISPOSIÇÕES TÉCNICAS E DESPORTIVAS
REGULAMENTO TÉCNICO E DESPORTIVO
O regulamento para a Prova 12 Horas de Tarumã serão regidas
pelos Regulamentos Desportivos e Técnicos e seus adendos do Campeonato Gaúcho
de Endurance 2017 e seus adendos, junto com este Regulamento Particular.
PARÁGRAFO ÚNICO:
OS PILOTOS SÃO OBRIGADOS A IDENTIFICAR A CATEGORIA DA QUAL
PARTICIPAM NO ATO DA INSCRIÇÃO.
O MESMO PILOTO PODERÁ SE INSCREVER EM ATÉ DOIS
CARROS, PODENDO ESTES SEREM DA MESMA CATEGORIA, OBTENDO OFICIALMENTE A
CLASSIFICAÇÃO DO CARRO MELHOR COLOCADO AO FINAL DA CORRIDA.
É OBRIGATÓRIA A PILOTAGEM DE NO MÍNIMO 60 MINUTOS
DURANTE A PROVA PARA QUE O PILOTO PARTICIPANTE TENHA DIREITO A PREMIAÇÃO NO
PODIUM E RESULTADO DA PROVA.
A critério dos comissários técnicos os veículos terão seus
pesos verificados no final da classificação e corrida, em ordem de marcha, sem
piloto e com o tanque de combustível drenado.
PARA AS CATEGORIAS GP1, P2 E P3 O LASTRO MÁXIMO ADMITIDO
SERÁ DE 20 KG.
É LIVRE a utilização de
pneus em sua quantidade para a prova 12 Horas de Tarumã 2017, para todas as
categorias.
a) Serão
admitidos carros sem capota desde que estejam rigorosamente de acordo com todos
os itens de segurança: Santo Antônio de 6 (seis) pontos constantes no ANEXO “J”
da F.I.A.
b) Durante
o desenrolar da prova, poderá ser trocada qualquer peça do veículo, mas não o
chassi. É permitida a troca do motor completo, com autorização prévia dos
comissários. Neste caso o motor trocado deverá ficar a disposição dos
comissários.
c) Rodas e Pneus: Uso livre em seus modelos, tipo e procedência,
sendo proibido pneu radial de uso veicular e ou recapado.
Os pneus não poderão exceder a linha limite dos pára-lamas.
d) Gancho de reboque: Firmemente preso ao chassi do
veículo, tanto na traseira como na dianteira, os ganchos quando rígidos deverão
ser instalados de maneira que não ultrapassem o perímetro da carroceria, quando
flexíveis (cabo de aço) não haverá restrições.
PARAGRAFO ÚNICO: O não comprimento do item “d”ou o rompimento
do gancho de reboque durante um resgate implicará em penalização de 10 Up’s
(unidade penalizadora), podendo ainda o veículo ser colocado fora da área de
risco e não ser resgatado.
NORMAS DESPORTIVAS
Parágrafo único: Somente poderão participar pilotos que já
tiverem competido no mínimo 04 baterias oficiais de automobilismo de velocidade
ou a critério dos comissários, após avaliação prévia.
a) Para
a Prova 12 Horas de Tarumã não será adotado o critério de utilização de
janelas.
b) O
resgate será realizado SEMPRE com a intervenção do Safety Car,
independentemente de seu posicionamento.
c) O veículo quando entrar em situação de resgate por falha
mecânica deverá obrigatoriamente ser conduzido pelo piloto à área de
acostamento “TOTALMENTE FORA DA PISTA”, preferencialmente à sua esquerda
para facilitar o procedimento de resgate.
O desrespeito ao presente artigo será punido com 03 minutos
de parada, que será anunciado pelo sistema oficial de som do evento
imediatamente.
d) Inscritos:
para cada carro inscrito nas provas, poderão ser inscritos no mínimo 02 (dois)
pilotos e no máximo 05(cinco) pilotos.
e) A
troca de pilotos somente se fará na área dos boxes, devendo o piloto
imediatamente após deixar o seu veículo, assinar a súmula em local a ser
designado pela Organização da prova, sob pena de não ser considerada a
substituição como efetiva.
f) Um piloto
poderá permanecer dirigindo por no máximo 4 (quatro) horas consecutivas e
permanecer em repouso por no mínimo 1 (uma) hora para retornar à pista, mesmo
que o piloto esteja inscrito em dois carros distintos.
g) Vencedor:
Serão considerados como vencedores, os condutores do veículo que primeiro
completarem o tempo ou voltas estabelecidas no regulamento particular da prova.
h) Cada concorrente ou condutor, será diretamente responsável
pela ordem e disciplina em seu box.
PARÁGRAFO ÚNICO: Não serão admitidas na área dos boxes
quaisquer pessoas que infrinjam as normas de segurança, principalmente quanto à
vestimenta, mesmo que portadores de credenciais ou a critério do Promotor do
Evento não forem bem vindas.
i) Para o Treino classificatório os grupos serão divididos
em:
GRUPO I: categoria GP1
GRUPO II: categorias P2, P3
GRUPO III: Categorias GT1, GT2
GRUPO IV: Categorias TS, T, T1 E T2
PARAGRAFO ÚNICO: Deverá a equipe participante informar no ato
da inscrição sua participação, em virtude da performance num grupo acima de sua
categoria, ficando a critério dos comissários desportivos a inclusão ou não do
mesmo no grupo pretendido.
ART. 5º - Quando em regime de
competição e fora da área dos boxes, no caso de quebra do veículo, ou na
impossibilidade do veículo continuar na competição por qualquer motivo, está
proibida qualquer ajuda externa de qualquer origem ao piloto. Somente o piloto,
com auxílio de ferramentas que estiverem sendo transportadas devidamente
fixadas a bordo do carro, poderá utilizá-las para eventuais reparos. Será
considerado como ABANDONO DA PROVA quando o piloto deixar o seu veículo na
pista e retornar aos boxes.
O resgate oficial da competição, será a única forma de
translado do carro até a área de box.
ART. 6º - Qualquer tipo de
abastecimento de qualquer espécie fora da área dos boxes é terminantemente
proibido, acarretando na imediata exclusão do concorrente da prova.
ART. 7º - Todos os pilotos e equipes
deverão providenciar em seus boxes:
a) 2 (dois) extintores de
incêndio do tipo Pó Químico, com capacidade de 12 (doze) quilos, carregados,
com o número do veículo pintado no extintor em cor contrastante com o vermelho
de fundo.
b) 2 (dois) cobertores de lã
ou algodão, de dimensões mínimas de 1,5m por 2,0m e 2 (dois) baldes com água
com capacidade de 20 litros cada um. Em cada balde deverá estar escrito a
palavra ÁGUA em cores contrastantes com a cor do balde.
c) Uniforme padronizado de todos integrantes da equipe.
SISTEMAS DE
ABASTECIMENTO
7.1- Objetivo dos sistemas:
7.1.1-Permitir a todas as equipes uma operação
de abastecimento rápida, eficiente e principalmente segura, como também compatível
com os atuais padrões internacionais aplicados em provas desta natureza.
7.1.2- No que concerne ao item SEGURANÇA,
minimizar ou até eliminar o risco de incêndios, ou acidentes com o manuseio de
combustíveis altamente voláteis.
7.1.3- Garantir às pessoas envolvidas no
trabalho de abastecimento de veículos o máximo de segurança durante esta
operação, com a finalidade de preservar a integridade física e a própria vida
de cada um, no caso de acidentes com combustível.
7.2- Sistemas permitidos:
7.2.1-Torre de abastecimento:
padronizada, com mangueiras e engates rápidos.
7.2.2-Reservatórios tipo "Nascar":
equipados com engates rápidos.
7.2.3- Reservatórios com mangueira e válvula manual (sem
engate rápido): deverão ser vistoriado se autorizados pelos comissários.
7.2.4-Abastecimento com balde ou galão e funil:
que mantenham o nível de segurança e que serão vistoriados pelos comissários.
7.2.4.1- As equipes que usarem este tipo de
abastecimento deverão colocar seus veículos na garagem dos boxes para abastecerem,
ficando a equipe obrigada a atender as disposições de segurança previstas apara
o abastecimento.
7.3- Características do sistema com torre:
7.3.1-Reservatório de abastecimento de combustível:
7.3.1.1- Instalado dentro dos boxes de cada
equipe.
7.3.1.2- A capacidade máxima de combustível
armazenado deve ser de 200 (duzentos litros).
7.3.1.3- O material usado na construção do
reservatório deverá atender as seguintes exigências: ser resistente à ação
corrosiva do combustível utilizado e não ser inflamável, de preferência em aço
ou semelhante.
7.3.1.4- Possuir um “respiro” na parte superior
com o máximo de 2,5 (duas e meia) polegadas de diâmetro. A abertura do respiro
deve ser protegida com uma tampa tipo “chapéu”.
7.3.1.5- O reservatório não poderá ter nenhuma
inclinação em relação ao solo.
7.3.1.6- É proibido o uso de pressurização no
reservatório de combustível, portanto o abastecimento deverá ocorrer por
gravidade.
7.3.1.7- A altura máxima do reservatório em
relação ao solo é de 2 (dois metros), medida do piso até a parte mais alta do
reservatório, excluindo-se o chapéu do respiro.
7.3.1.8- Na
torre de abastecimento deverá estar afixado ou pintado o número do veículo que
dela se utiliza.
7.3.1.8.1- Se uma equipe for
constituída por 2 (dois) ou mais veículos, poderá utilizar a mesma torre de
abastecimento desde que a mesma esteja identificada com os números dos veículos
que dela se utilizam.
7.3.2- Torre de fixação do reservatório:
7.3.2.1- Instalado dentro dos boxes de cada
equipe.
7.3.2.2- A base se suporte e fixação do
reservatório deverá ser confeccionada de material resistente ao peso do
conjunto. É vetado o uso de materiais de fácil combustão, tais como madeira,
plástico, etc.
7.3.3- Conjunto de equipamentos para abastecimento do
reservatório:
7.3.3.1- Composto de mangueira, bomba, e flange.
7.3.3.2- O abastecimento deverá ser feito
exclusivamente por meio de uma bomba “MANUAL” com uma mangueira de no máximo 19
(dezenove) milímetros ou 3⁄4 (três quartos) de polegadas de diâmetro interno e
flange ligada na face oposta à saída da mangueira de abastecimento do veículo.
7.3.3.3- É proibido o uso de qualquer tipo de
bomba por acionamento elétrico, pneumático, ou tipo de acionamento que não seja
manual.
7.3.4- Conjunto de equipamentos para abastecimento do
veículo:
7.3.4.1- Composto por flange, mangueira, válvula
de segurança, bocal de engate rápido.
7.3.4.2- O diâmetro máximo da mangueira deverá
ser de até 2,5”(duas e meia polegadas).
7.3.4.3- A flange de ligação da válvula de
segurança na mangueira deverá ter o diâmetro interno de 39 mm e este
“restritor” deverá ser instalado na saída da válvula de segurança.
7.3.4.4- Para suportar o peso da mangueira cheia
de combustível, poderão ser construídos tantos suportes quantos forem
necessários ao longo desta, desde que os suportes não ultrapassem a altura do
flange de ligação da mangueira no reservatório. É obrigatória a utilização de
materiais não inflamáveis na construção dos suportes.
7.3.4.5- Somente a mangueira de abastecimento
poderá ser projetada para fora do box quando da operação de reabastecimento do
veículo, devendo em seguida, ao término da operação, ser recolhida através do
sistema de suportes para dentro do box.
7.4- Local de instalação: O local de instalação
da torre deverá ser identificado com faixas de solo na cor amarela, distante 1
(um) metro da base do suporte da torre, isolando a área determinada de qualquer
equipamento ou material. A largura da faixa deverá ter no mínimo 100 mm (cem)
milímetros.
7.5- Inspeção do sistema: O sistema de
abastecimento, no que concerne a sua construção, instalação e operacionalidade,
serão vistoriados pela autoridade responsável, antes e durante a prova, podendo
no caso de irregularidade constatada, excluir a equipe da competição.
ART. 8º - Quando
na direção do seu veículo, seja nos treinos ou prova, o piloto deverá
obrigatoriamente usar macacão anti-chamas de mangas longas, capacete com
viseira ou óculos de proteção, sapatilhas de amarrar e luvas, devidamente
homologados.
a) No caso de quebra do pára-brisa dianteiro do carro, o piloto
poderá prosseguir na prova desde que esteja com óculos especiais de competição
ou capacete fechado (com viseira).
ART. 9º - PROCEDIMENTO DE LARGADA
a) Às
23 HORAS E 30 MINUTOS todos os carros deverão estar alinhados no estilo LE
MANS.
b) À
MEIA NOITE OS CARROS LARGARÃO ATRÁS DO SAFETY CAR QUE PASSARÁ UMA VOLTA EM
FRENTE A RETA E NA VOLTA SEGUINTE APAGARÁ AS LUZES NA SAÍDA DA CURVA DO LAÇO E
SE RECOLHERÁ AO BOX QUANDO SERÁ DADA A RELARGADA JUNTO À TORRE DE DIREÇÃO DE
PROVAS COM O ACIONAMENTO DAS LUZES VERDES NA TORRE DE DIREÇÃO DE PROVAS.
c) OS
CARROS PARA A LARGADA DEVERÃO ESTAR POSICIONADOS, POR MEDIDA DE SEGURANÇA EM
FILA INDIANA.
d) A queima de largada será punida com Time Penalty de 20
segundos.
Art. 10º - TIME PENALTY
a) O
Time Penalty será de até 60 segundos para cada punição, independente do número
de vezes;
b) Será
avisada à equipe do piloto infrator, via sistema de som;
c) A
equipe será avisada pelo fiscal de box;
d) O
piloto será avisado através de placa com letras “T P” e o número do carro,
mostrada no PSDP, por 3 (três) vezes;
e) O
piloto terá 3 (três) voltas após o aviso pela bandeira para cumprir a
penalização que consiste na entrada ao box e sua parada em local designado na
saída de box durante algum tempo, estipulado pela Comissão Desportiva. Após o
cumprimento de tempo de “Time Penalty”, o piloto poderá prosseguir na prova.
f) O
piloto NÃO poderá aproveitar a punição para efetuar reparos e/ou abastecimento
no seu box, ou receber qualquer ajuda externa, mesmo que seja de elementos da
sua equipe. Caso isso ocorra será aplicado novo “Time Penalty”.
g) Nos casos de impossibilidade do procedimento dos itens acima,
a forma de aplicação da penalização ficará a critério exclusivo dos Comissários
Desportivos. Ex.: Quando a infração ocorrer nas últimas três voltas.
OBS: O “TIME PENALTY”
poderá ser aplicado nos seguintes casos:
Falta de equipamentos de
segurança nos boxes;
Não observância da
sinalização de prova;
Excesso de velocidade
(acima da regulamentada) nas áreas de acesso aos boxes;
Derramamento de
combustível nos boxes;
Conduta anti desportiva;
Dificultar uma manobra
legítima de ultrapassagem por outro veículo;
Ultrapassar sob-regime de
bandeira amarela;
Qualquer ocorrência, ou série de ocorrências, envolvendo um
ou mais veículos, ou uma ação de qualquer piloto que for comunicada aos
Comissários Desportivos pelo Diretor de Prova e, na opinião dos Comissários for
considerada como infração ao Código Desportivo, ou Regulamentações Desportivas.
Em qualquer hipótese, caso não haja tempo suficiente para a
aplicação do “Time Penalty”, os Comissários Desportivos poderão aplicar outras
penalizações previstas no Código Desportivo, inclusive a EXCLUSÃO DA PROVA.
Art 11º - DEFINIÇÕES GERAIS
a) Boxes:
Os boxes somente serão designados após a confirmação da inscrição e seu
pagamento.
b) Estacionamento:
O estacionamento dos carros particulares dos pilotos, os caminhões das equipes,
os motorhomes, as carretas, ficarão em uma área determinada pela organização.
c) Somente será permitido o estacionamento de motorhomes no
local destinado a eles, mediante prévia informação da equipe à secretaria do
clube com pagamento de uma taxa de R$500,00, para pagamento da locação de grupo
gerador.
Art 12º - EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO DIANTEIRA:
São obrigatórios, no mínimo, 2 (dois) focos de luzes
dianteira em funcionamento durante a corrida (parte noturna) e no máximo, 8
(oito) focos de luzes dianteiras. Os suportes de faróis nunca poderão se
projetar à frente deles.
Art. 13º - EQUIPAMENTO DE ILUMINAÇÃO TRASEIRA: São
obrigatórios, no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) focos de luz traseira
vermelha. Em todos os focos deverão funcionar tanto a lanterna como a luz de
freio. É PROIBIDO SE UTILIZAR DE QUALQUER TIPO DE ARTIFÍCIO QUE POSSA SER CAPAZ
DE DESLIGAR AS LUZES DE FREIO DURANTE O EVENTO, OU ACIONÁ-LAS INDEPENDENTEMENTE
DO PEDAL DE FREIO.
OBS.: Durante a corrida, é obrigatório o
funcionamento de, no mínimo dois focos de luzes traseiros (lanterna e freio).
Sugere-se que haja um chicote independente para cada dois focos de luzes
traseiras.
Art. 14º - OUTROS EQUIPAMENTOS DE ILUMINAÇÃO: Poderão
ser instalados quaisquer tipos de luzes de advertência, desde que não ofusquem
tanto o piloto do veículo como os outros participantes. É proibido o uso de
pisca alerta ou sistema intermitente, e qualquer tipo de luzes instaladas no
teto do veículo.
OBS.: A comissão técnica se reserva o direito
de vetar qualquer tipo de construção perigosa ou exagerada neste item.
Art. 15º - VELOCIDADE MÁXIMA NOS BOX
a) Será de 50 Km/h, compreendida da faixa transversal branca da
entrada de box até o farol da saída de box , a infração a este item será
penalizada com time pênalti a critério exclusivo dos comissários desportivos.
Art. 16º AUTORIDADES:
Diretor da Prova : Mirnei Piroca
Diretor Adjunto : Leticia Dimare
Comissários Desportivos :
:
:
Comissário Técnico :
Secretaria de Prova : Valéria Meireles / Loara
Nogueira (ACRGS)
Sinalização :
Equipe Médica : Assistencial Emergência e
Saúde
Médico:
HORÁRIOS
Treinos Livres
14/12 Quinta-Feira das 18:00h à meia noite – 12 Horas
15/12 Sexta Feira das 16:00h às 18:00h – 12 Horas
15/12 Sexta-feira das 20:30h às 21:30h Copa Classic
15/12 Sexta-feira das 21:30h à 01:00h – 12 Horas
Treino Classificatório * Sujeito a alterações, após
verificação da posição solar na semana da corrida
15 /12 Sexta-Feira das 18:30h às 20:20h - Será feito por
grupos definidos pelos comissários.
15/12 Sexta Feira às 20:30h Briefing com todos os pilotos.
APÓS AS TOMADAS DE TEMPOS SERÁ VERIFICADA A CAPACIDADE DO
TANQUE DE COMBUSTIVEL DOS CARROS A CRITÉRIO DOS COMISSÁRIOS!
15/12 Sexta-feira Vistoria Técnica na torre de abastecimento
a partir das 16:00h
Vistoria Técnica: no dia da realização das
tomadas de tempos, será feita a partir dàs 17:00h nos box.
SÁBADO: 16/12
09hs às 12hs – Track Day
13hs às 14hs – Treino Livre Copa Classic
14:05hs às 16:00hs - Track Day
16:10hs às 16:30hs – Treino Classificatório Copa Classic
16:40hs às 17:40hs – Time Atack
17:50hs – Abertura de box – Copa Classic
18:00hs – Fechamento de Box – Copa Classic
18:10hs – Largada 1ª Bateria Copa Classic (25minutos)
18:50hs – Abertura de box – Copa Classic
19:00hs – Fechamento de Box – Copa Classic
19:10hs – Largada 2ª Bateria Copa Classic (25minutos)
19:50hs – Abertura de box – Copa Classic
20:00hs – Fechamento de Box – Copa Classic
20:10hs – Largada 3ª Bateria Copa Classic (25minutos)
21:30 h – As vistorias serão realizadas nos Box ( Carros,
box, torres de abastecimento )
22:45 h – ABERTURA DE BOX (com passagem obrigatória por
dentro dos box)
23:20 h – FECHAMENTO DE BOX
23:30 h – Posicionamento no Grid – Le Mans
MEIA NOITE – LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2017
Os casos omissos não previstos neste Regulamento, bem como
dúvidas, incorreções e divergências de interpretações e etc., serão decididos
pelos Comissários Desportivos, aplicando quando for o caso, a Legislação
pertinente.
Viamão, 21 de novembro de 2017.
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