Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
e ocorre no sábado 17/12/2016
Equipes e pilotos se preparam para a 36° edição das 12 Horas de
Tarumã
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
Uma das provas mais tradicionais e aguardadas do automobilismo gaúcho está se aproximando. A partir da meia noite de sábado (17/12) os motores roncam para mais uma edição das 12 Horas de Tarumã. Pilotos, preparadores e o público já se mobilizam para passar a noite acompanhados de velocidade, adrenalina e emoção.
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
Uma das provas mais tradicionais e aguardadas do automobilismo gaúcho está se aproximando. A partir da meia noite de sábado (17/12) os motores roncam para mais uma edição das 12 Horas de Tarumã. Pilotos, preparadores e o público já se mobilizam para passar a noite acompanhados de velocidade, adrenalina e emoção.
No ano passado, o MCR 46 do quarteto formado por Vitor Genz,
Christian Castro, Pedro Castro e Carlos Kray teve uma atuação heróica e
conquistou as 12 Horas de Tarumã pela 7° vez, depois de ficar 23 voltas atrás do
líder, o protótipo MXR 27 de Rodrigo Machado e Caco Pereira, que terminou na
segunda colocação. Pouco a pouco, o quarteto da MCR 46 foi descontando a
vantagem até uma ultrapassagem faltando oito minutos para o fim. O piloto Vitor
Genz, um dos que formou o time vencedor em 2015, quer repetir a vitória, mas
dispensa tanta emoção.
- Ano passado nós fizemos uma corrida bem diferente, tivemos que recuperar muito tempo perdido e com um ritmo muito forte a prova inteira. Espero que esse ano o ritmo seja menor, com mais tranquilidade. Estamos com um motor mais forte e a mesma base no carro. Como a prova é de resistência, mais até do que de velocidade, estamos confiantes que nosso carro vai terminar bem a prova - destaca Vitor Genz.
A novidade do time é a entrada do piloto Gustavo Martins. Uma das equipes favoritas em diversas categorias é a MC Competições. A equipe que vai competir na categoria GP1 vai contar com os pilotos Tiel de Andrade, Paulo Souza e Mauro Kern. Já a equipe da categoria P3 conta com os pilotos Julio Martini, Marcelo Vianna, Franco Pasquale e Rodrigo Bacher. Liderando a corrida até as 6h da madrugada na última edição das 12 Horas de Tarumã, quando sofreu uma quebra de câmbio, Tiel de Andrade está otimista.
- O ano passado foi um pouco frustrante. Estávamos super bem e liderando a prova até as 6h, quando nosso câmbio quebrou. Para esse ano estamos com muitas novidades e com um carro bem forte. Estamos com o Protótipo Tubarão versão 9. Nossa fase está boa, das seis corridas do Gaúcho, ganhos cinco. Agora é treinar e esperar o dia da corrida - avalia Tiel de Andrade.
A premiação será dividida em categorias Protótipos, Turismo Importado e Turismo Nacional. O melhor classificado em cada uma leva o Troféu Fita Azul. Além disso, há troféu para Pole Position em cada uma das categorias e troféus para cada categoria destinada aos três melhores colocados.
Recorde
Na corrida de 2015 foi estabelecido um novo recorde do número total de voltas das 12 Horas de Tarumã. O protótipo 46 fez 559 voltas, contabilizando uma velocidade média de 172,5 km/h, superando a marca de 2014 que era de 552 voltas e velocidade média de 171,17km/h.
Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, e um "esse" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.
Corridas preliminares
O sábado (17/12) já começa com muita velocidade no Autódromo de Tarumã, com as provas preliminares às 12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00. A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00. Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas, com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.
Os ingressos para mais de 24 horas de velocidade custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras informações podem ser obtidas no site www.autodromodetaruma.com.br ou pelo telefone (51) 3485 1510.
Programação
Treinos Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
- Ano passado nós fizemos uma corrida bem diferente, tivemos que recuperar muito tempo perdido e com um ritmo muito forte a prova inteira. Espero que esse ano o ritmo seja menor, com mais tranquilidade. Estamos com um motor mais forte e a mesma base no carro. Como a prova é de resistência, mais até do que de velocidade, estamos confiantes que nosso carro vai terminar bem a prova - destaca Vitor Genz.
A novidade do time é a entrada do piloto Gustavo Martins. Uma das equipes favoritas em diversas categorias é a MC Competições. A equipe que vai competir na categoria GP1 vai contar com os pilotos Tiel de Andrade, Paulo Souza e Mauro Kern. Já a equipe da categoria P3 conta com os pilotos Julio Martini, Marcelo Vianna, Franco Pasquale e Rodrigo Bacher. Liderando a corrida até as 6h da madrugada na última edição das 12 Horas de Tarumã, quando sofreu uma quebra de câmbio, Tiel de Andrade está otimista.
- O ano passado foi um pouco frustrante. Estávamos super bem e liderando a prova até as 6h, quando nosso câmbio quebrou. Para esse ano estamos com muitas novidades e com um carro bem forte. Estamos com o Protótipo Tubarão versão 9. Nossa fase está boa, das seis corridas do Gaúcho, ganhos cinco. Agora é treinar e esperar o dia da corrida - avalia Tiel de Andrade.
A premiação será dividida em categorias Protótipos, Turismo Importado e Turismo Nacional. O melhor classificado em cada uma leva o Troféu Fita Azul. Além disso, há troféu para Pole Position em cada uma das categorias e troféus para cada categoria destinada aos três melhores colocados.
Recorde
Na corrida de 2015 foi estabelecido um novo recorde do número total de voltas das 12 Horas de Tarumã. O protótipo 46 fez 559 voltas, contabilizando uma velocidade média de 172,5 km/h, superando a marca de 2014 que era de 552 voltas e velocidade média de 171,17km/h.
Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, e um "esse" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.
Corridas preliminares
O sábado (17/12) já começa com muita velocidade no Autódromo de Tarumã, com as provas preliminares às 12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00. A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00. Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas, com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.
Os ingressos para mais de 24 horas de velocidade custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras informações podem ser obtidas no site www.autodromodetaruma.com.br ou pelo telefone (51) 3485 1510.
Programação
Treinos Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
16/12 (sexta-feira) - das 16h às 18h
16/12 (sexta-feira) - das 20h30min à 1h
Treino Classificatório
16/12 (sexta-feira) - das 18h30min às 20h20min (será feito por grupos definidos pelos
comissários)
16/12 (sexta-feira) - às 20h30min (briefing com todos os pilotos)
16/12 (sexta-feira) - vistoria técnica na torre de abastecimento a partir das 16h
Sábado (17/12)
09h às 12h - Track Day
13h às 14h - Treino Livre Copa Classic
14h05min às 16h - Track
Day
16h10min às 16h30min - Treino Classificátorio Copa Classic
16h40min às 17h40min - Time Atack
17h50min - Abertura de box - Copa Classic
18h - Fechamento de Box - Copa Classic
18h10min - Largada 1ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
18h50min - Abertura de box - Copa Classic
19h - Fechamento de Box - Copa Classic
19h10min - Largada 2ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
19h50min - Abertura de box - Copa Classic
20h - Fechamento de Box - Copa Classic
20h10min - Largada 3ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
21h30min - As vistorias serão realizadas nos Box (carros, box, torres de abastecimento)
22h45min - Abertura de box (com passagem obrigatória por dentro dos box)
23h20min - Fechamento de box
23h30min - Posicionamento no Grid - Le Mans
MEIA NOITE - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2016
Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak
Nenhum comentário:
Postar um comentário