Marcas, Copa Fusca e as Formulas RS e Jr. esquentam os motores na expectativa do inicio de temporada
Porto Alegre, 25 de março – A temporada 2015 do automobilismo de velocidade no Rio Grande do Sul tem sua largada no próximo dia 29 de março no Autódromo de Tarumã e as categorias trazem novidades para mais este ano.
No Marcas, a principal novidade é a Copa 1.4, nova divisão da categoria. A Copa utilizará motorização Chevrolet 1.4 Flexpower/ Econoflex, um motor que encontra-se em produção e tem custo baixo de aquisição e manutenção. Todos os modelos podem receber o motor, tanto que kits específicos para cada um dos modelos são desenvolvidos pelos preparadores da categoria. “Criei a categoria pensando nos pilotos que abandonaram as pistas nos últimos anos devido aos altos custos envolvidos, além de quem quer estrear e não tem condições de bancar um carro mais complexo como é o caso do Marcas 1.6. O motor 1.4 tem cerca de 120 cavalos de potência e é standart, sem nenhuma preparação, deixando qualquer um em condições de ser competitivo” – Urbano da Silva, diretor de Velocidade da Federação Gaúcha de Automobilismo. O modelo ainda lembra o brasileiro de Marcas, onde também a motorização é padronizada.
Já a principal novidade da Copa Fusca é a nova suspensão traseira que foi adotada na temporada. O principal calcanhar de Aquiles da categoria é o sistema de transmissão com pontas de eixo subdimensionadas para a potência dos motores AP 1.6 MI utilizados. O piloto e preparador Everson “Kiko” Melo desenvolveu um sistema de suspensão IRS que substitui os eixos originais por eixos e homocinéticas do VW Gol. Com simplicade e baixo custo, o kit de suspensão já está instalado em vários carros da categoria. No ano de 2015 a suspensão é opcional, tendendo a se tornar obrigatória no futuro. Além de solucionar o problema de quebras, o sistema ainda facilita a montagem de novos carros, pois utiliza somente peças originais Volkswagem ao contrário do sistema atual, que utiliza peças produzidas de forma artesanal.
As categorias de Formula, a RS e a Jr. continuam sua tarefa de serem as principais opções de monopostos do país. A Formula RS refinou o sistema de divisão entre as classes A, Light e 1.8 para aumentar a competitividade e equilíbrio entre os diferentes pilotos e chassis utilizados. A Formula Jr. realizou seletivas durante o verão, atraindo novos pilotos para a categoria que é o primeiro passo para os saídos do kart fazerem sua transferência para os carros. O sucesso da categoria é demonstrado pelos pilotos que já passaram pelos monopostos em seus dois anos de história e hoje brilham em categorias mais rápidas.
Abaixo os horários das provas da abertura do Gaúcho de Velocidade em Tarumã:
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