Saiba tudo sobre o Tesla atravéz do meu amigo Marco Antonio C Souza
Sempre
fui apaixonado por tudo o que tem motor (carro, moto, avião...). Aos 15 anos
ganhei do meu pai um “Fusca 1200” (sistema elétrico de 6 Volts e 36 HP) e com
900 (novecentos) dias de antecedência comecei a fazer diariamente
a contagem regressiva (as últimas folhas dos meus cadernos do 2º Grau no
Anchieta eram dedicados a marcar diariamente quantos dias faltavam) para eu
tirar minha “Carteira de Habilitação”. Recebi minha “Carteira” no mesmo dia que
fiz 18 anos!!!
Recentemente
tive a oportunidade de passar alguns dias dirigindo um Tesla, o carro elétrico
da Tesla Motors. Desde logo quero dizer que meu entusiasmo com o carro não é
pela questão ambiental, também importante, porém questionada pelos
ambientalistas pela origem da energia, mas pelo carro em si e seu
desempenho.
Além
de linhas modernas e bonitas, o carro dá um “show” em acabamento. Mas o que
realmente surpreende é o desempenho.
Ao
entrar no carro (a porta destranca com a aproximação, como boa parte dos
carros), os bancos de couro acolhem o corpo do motorista e permitem todas as
regulagens eletricamente. Basta pisar no freio e acionar a pequena palanca que
está no lado direito do volante, colocando na posição para andar para frente ou
para trás. Depois é só pisar no acelerador. Se pisar forte, o susto é grande,
pois a aceleração é impressionante. Os números no marcador de velocidade pulam
com uma enorme rapidez e em poucos segundos já é possível estar a mais de 100
mph (aproximadamente 160 Km/h). O carro faz de 0/100 Km/h em pouco mais de 3
segundos. É isso mesmo, desempenho de Ferrari. Em testes comparativos o Tesla
bateu os esportivos mais conhecidos do mundo.
Os
pneus são outro show, largos e de perfil extremamente (eu disse extremamente)
baixo. Não há estepe, pois o fabricante garante que os pneus não
esvaziam.
Com
um simples toque no enorme monitor que há no meio do painel é possível regular a
altura da suspensão, deixando o carro muito próximo do chão ou alto. Há 4 níveis
de regulagem.
Eu
sempre achei que um carro elétrico seria “chato” de dirigir pela falta de
barulho do motor. Não senti a menor falta do ruído ou trepidação do motor. O
único som que se ouve, caso o “rádio” esteja desligado, é o ruído dos pneus, que
é até agradável.
Se
quiser ouvir música é só escolher o cantor, estilo, etc. Em determinado momento
disse (“falei para o rádio”) que queria ouvir Rod Steward e imediatamente
comecei a ouvir minha solicitação, via Internet
(gratuita).
O
espaço interno é ótimo, não há “túnel” e há porta-malas na frente e atrás, uma
vez que os motores estão nas rodas.
O
Tesla possui uma autonomia de 400 Km e a recarga pode ser feita em 25 minutos ou
em menos de um minuto nos “SuperChargers”, onde as baterias podem trocadas por
outras (o motorista escolhe se quer recarregar as baterias / 25 minutos ou fazer
a troca / 1 minuto).
Nos
“SuperChargers” (centros de recarga da própria Tesla, espalhados de costa a
costa) não é cobrada a recarga das baterias (Custo zero!!!) e meu amigo André,
dono do carro, me disse que carregando o Tesla todos os dias em casa sua conta
mensal de luz aumentou em US$ 30.00. Eu disse trinta dólares, para rodar
muito!!!
Hoje
é possível viajar de costa a costa dos Estados Unidos, sem gastar um centavo em
“combustível”, somente “abastecendo” em
“SuperChargers”.
Em
testes de segurança (NHTSA) o Tesla atingiu a maior pontuação até hoje,
superando todos os demais carros testados até então. Em outras palavras, é o
carro mais seguro até hoje fabricado.
Uma
coisa chama muito a atenção no carro que é a desaceleração. Ao retirar o pé do
acelerador é acionado um mecanismo de geração/recuperação de energia que
abastece as baterias, que provoca uma marcante (muito marcante) redução de
velocidade. Deve ser algo semelhante ao “KERS”, utilizado na Fórmula 1. A
sensação é a mesma que se tivesse feito sucessivas reduções de marcha num
automóvel comum e câmbio manual. Para quem já pilotou um lancha, é a mesma
sensação que se tem quando a embarcação é desacelerada. Assim, a frenagem é
feita em espaços muito pequenos.
Não
precisar trocar o óleo, não precisa ver a água do radiador, não há manutenção
para fazer!!!
Depois
de dirigir o Tesla passei dois dias dirigindo um Nissan Altima, 6 cilindros, e
tive a sensação que o carro estava com algum problema, pois parecia arrastar uma
âncora. Depois de um tempo percebi que não havia qualquer problema com o
veículo, eu é que estava acostumado com o desempenho do
Tesla.
O
Tesla é um carro caro nos Estados Unidos. Seu preço varia de 80 a 120 mil
dólares. Curiosamente não há opção de “leasing”, mas apenas de financiamento,
sendo que a fábrica garante a recompra em 36 meses, por 60% do valor pago,
independente da aquisição de um novo Tesla.
Em
média o adquirente recebe um reembolso/bônus dos governos estadual e federal na
ordem de US$ 15 mil, em razão do programa de incentivo ao uso de veículos
elétricos.
Para
o final do ano está prometida a SUV. Conheci o protótipo (tamanho natural) e é
outro show. Muitas inovações, mas uma me chamou muito a atenção. Não há espelhos
retrovisores nas laterais e no lugar há pequenos “bracinhos” (10 cm no máximo)
com câmaras...
A
experiência foi sensacional e saí literalmente apaixonado pelo carro. Quem tiver
a oportunidade e goste de carros, principalmente de carros de alto desempenho,
não deixe de experimentar um TESLA, um show de carro. Hoje estou convencido que
os carros elétricos farão parte do nosso futuro.
Marco
Antonio C Souza
Para conhecer mais sobre o carro que só é vendido via web:http://www.teslamotors.com/
Para conhecer mais sobre o carro que só é vendido via web:http://www.teslamotors.com/
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