segunda-feira, 5 de maio de 2014

Copa Fusca: No dilúvio, Tiago Takagi e Jair Régio triunfam


Dois dias completamente diferentes na programação da segunda etapa

Porto Alegre, 5 de maio – O Campeonato Gaúcho da Copa Fusca desembarcou em Tarumã para sua etapa com 17 carros no grid, um bom crescimento para a categoria que deve manter o grid entre 17 e 20 carros na temporada. A programação oficial da etapa se iniciou no sábado sob calor e sol dominando o dia onde se realizaram os treinos livres oficiais e a tomada classificatória da Copa Fusca, e desde os primeiros treinos ficou claro que Tiago Takagi (Fusca #54) e Jair Régio (#27) seriam os nomes da etapa nas classes A e B respectivamente. Tiago cravou a pole da etapa com 1:21.316 contra 1:22.707 do segundo colocado, Moacir Fighera. Jair Régio marcou 1:24.080, primeiro da classe B e sexto posto na classificação geral.

O panorama do sábado mudou completamente para domingo com a chegada de fortes chuvas que acabaram inclusive atrasando em cerca de 30 minutos a programação da etapa. A primeira bateria da Copa Fusca ocorreu com chuva forte e Tiago perdeu a ponta logo na largada, com Rogério “Bareta” Xavier (Fusca #2) e Moacir Fighera (Fusca #8) o superando, porém, Tiago recuperou a ponta já na segunda volta abrindo boa vantagem para Bareta e Fighera e passou a administrar a prova. O segundo pelotão, juntou pelo menos 8 carros que lutaram pelo quarto posto e incluíam Sergio Rocha (#22), Everson Melo (#26), Jair Régio (#27), Paulo Fontes (#14), Vanderlei Pires (#20), Rafael Haag (#34) e Noli Ferreira (#52). Ao final, Everson supera Sergio Rocha e assume o terceiro posto ao final de bateria com vitória de Tiago na A e Jair Régio na B.

A segunda bateria aconteceu com uma leve garoa caindo sobre Tarumã e pista encharcada. Desta vez, Tiago fez boa largada e não perdeu a ponta, abrindo média de um segundo por volta sobre o segundo colocado, Bareta que passou a ser pressionado por Leandro Silva (#22) que superou Everson e Fighera. Em seguida, Leandro superou Bareta e assumiu a segunda colocação. Na classe B, a luta se acirrou entre Jair Régio e Paulo Fontes, sexto e sétimo colocados respectivamente. Houve a intervenção do Safety Car faltando 4 voltas para o final de prova devido a quebra do cubo de roda do Fusca 18 de Nicolas Kreuz, o carro acabou batendo levemente na barreira de pneus da curva 1. A prova terminou assim, com Tiago vencendo na classe A e Jair Régio na B. Destaque para a prova de Noli Ferreira (#52) que largando da última posição após problemas mecânicos finalizando na quinta posição.

Positivo foi o fato que mesmo em condições adversas não aconteceram acidentes envolvendo os carros da Copa Fusca, apenas rodadas e escapadas de pista que levantaram o público presente em Tarumã, que merece os parabéns, pois mesmo embaixo de chuva não deixaram de comparecer ás arquibancadas do autódromo.

A etapa contou pontos ainda para a Copa Excelsior 60 anos. A próxima etapa acontece no dia 08 de junho novamente no Autódromo de Tarumã.
Largada da segunda bateria, ainda com muita água
Grid foi de 17 carros
Jair Régio (#27) venceu na classe B

Erlon Radl - APPA/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário