Copiar melhorando não é vergonha, deixar o orgulho de lado e ver o que o vizinho está fazendo com sucesso e aproveitar a sua idéia para fazermos um automobilismo viável é ser inteligente!
Após irmos a Rivera na pré inauguração do autódromo, tivemos uma grata surpresa com a formatação das provas na programação e principalmente do grande público presente no autódromo!
No Uruguay tem três revistas e um
jornal só de automobilismo, tem um canal de TV que só passa corridas, eu vi
ninguém me falou, corrida de kart e de Fórmula Ford na terra passando na TV!
Fui entrevistado pela TV na quinta feira no autódromo e uma
jornalista / fotógrafa que veio me dizer que as minhas fotos seriam
publicadas no site, para eu dar uma olhada, perguntei quanto custava e ela
disse:
-
Nada, vocês são os protagonistas!
Tem narrador e comentaristas especializados narrando a corrida no sábado, tem caminhão com telão e cronometragem para o público acompanhar melhor a corrida... essa é a diferença e porque tem tantos patrocinadores!
Tem narrador e comentaristas especializados narrando a corrida no sábado, tem caminhão com telão e cronometragem para o público acompanhar melhor a corrida... essa é a diferença e porque tem tantos patrocinadores!
Solução para nós brasileiros que somos
apaixonados pelo esporte, se mudar para lá ou fazer aqui o que eles fazem lá...
né
Não importa o regulamento das categorias,
precisamos de bom senso comum e um pouco de inteligência para raciocinar em
termos coletivos e não individuais
Lá no Uruguai tem categorias de todos os tipos, como aqui, com radial sem radial, com preparação limitada, livre etc, o que eu fiquei admirado é o pensamento coletivo dos pilotos/chefes de equipe no que tange a organização e formato das provas.
Imagine que tinham nada menos que 146 carros de corrida no autódromo, sabe quantos boxes tinham?
NENHUM!
Os caras armaram toldos para todo mundo e ninguém reclamou.
Imagine aqui fazer uma prova com 146 carros no mesmo dia, o que as 'vedetes' irão reclamar de falta box...
Não pensam que se todos correrem no mesmo programa, baixa o preço da inscrição devido a diluição dos custos fixos como ambulância, cronometragem, sinalização, aluguel do autódromo, etc... além de atrair o público pois tem corrida sábado e domingo o dia inteiro!
Lá no Uruguai tem categorias de todos os tipos, como aqui, com radial sem radial, com preparação limitada, livre etc, o que eu fiquei admirado é o pensamento coletivo dos pilotos/chefes de equipe no que tange a organização e formato das provas.
Imagine que tinham nada menos que 146 carros de corrida no autódromo, sabe quantos boxes tinham?
NENHUM!
Os caras armaram toldos para todo mundo e ninguém reclamou.
Imagine aqui fazer uma prova com 146 carros no mesmo dia, o que as 'vedetes' irão reclamar de falta box...
Não pensam que se todos correrem no mesmo programa, baixa o preço da inscrição devido a diluição dos custos fixos como ambulância, cronometragem, sinalização, aluguel do autódromo, etc... além de atrair o público pois tem corrida sábado e domingo o dia inteiro!
Quem vai de Porto Alegre a Santa Cruz ou
Guaporé para ver corrida com 12 carros da Classic mais 18 da Endurance?
E se tivesse o marcas e Pilotos + Fuscas e Fórmulas junto?
Muda tudo né? Inclusive a inscrição de R$ 500 poderia de R$ 200,00 ...
E se tivesse o marcas e Pilotos + Fuscas e Fórmulas junto?
Muda tudo né? Inclusive a inscrição de R$ 500 poderia de R$ 200,00 ...
A prova da Classic em Guaporé teve 4
treinos no sábado + a Classificação... quem é que aguenta isso?
Para que 4 treinos?
Sabe como é no Uruguai em TODAS categorias?
Duas largadas (corridas) uma com os nº pares e outras com os ímpares de 6 voltas ou 14 minutos, uma volta de alinhamento e uma de apresentação, o resultado dos tempos nas 6 voltas forma o grid de domingo, ou seja tem corrida o tempo todo, não tem enrolação!
Não pode nem passar pelo box antes da largada, saiu do box vai direto pro grid!
é isso que o público quer ver, CORRIDA!
Para que 4 treinos?
Sabe como é no Uruguai em TODAS categorias?
Duas largadas (corridas) uma com os nº pares e outras com os ímpares de 6 voltas ou 14 minutos, uma volta de alinhamento e uma de apresentação, o resultado dos tempos nas 6 voltas forma o grid de domingo, ou seja tem corrida o tempo todo, não tem enrolação!
Não pode nem passar pelo box antes da largada, saiu do box vai direto pro grid!
é isso que o público quer ver, CORRIDA!
Copiar o que está dando certo não é feio,
ao contrário, é sinal de inteligência!
Até os anos 70 os suíços faziam os melhores relógios do mundo, hoje são os japoneses (copiaram e fizeram melhor), até os anos 80 os americanos faziam os melhores carros do mundo, hoje os japoneses fazem melhor, até 1995 os alemães faziam só melhores instrumentos de precisão, hoje são os japoneses! Eles copiaram melhorando, ganharam tempo e dinheiro, sem orgulho mas com soluções prontas e inteligência!
Até os anos 70 os suíços faziam os melhores relógios do mundo, hoje são os japoneses (copiaram e fizeram melhor), até os anos 80 os americanos faziam os melhores carros do mundo, hoje os japoneses fazem melhor, até 1995 os alemães faziam só melhores instrumentos de precisão, hoje são os japoneses! Eles copiaram melhorando, ganharam tempo e dinheiro, sem orgulho mas com soluções prontas e inteligência!
Copiar o modelo uruguaio de fazer
automobilismo não é feio é inteligência.
Imagine um piloto apresentando uma proposta de patrocínio dizendo que no evento participam 140 carros ou 30... que tem corridas desde sábado ou só no domingo...
Imaginem os meios de comunicação ignorando um evento com 140 participantes... é mais difícil né?
Algum sacrifício tem que ser feito por parte das equipes.
Mas com 146 carros, a inscrição mesmo mais barata dá dinheiro suficiente para o aluguel dos toldos!
Imagine um piloto apresentando uma proposta de patrocínio dizendo que no evento participam 140 carros ou 30... que tem corridas desde sábado ou só no domingo...
Imaginem os meios de comunicação ignorando um evento com 140 participantes... é mais difícil né?
Algum sacrifício tem que ser feito por parte das equipes.
Mas com 146 carros, a inscrição mesmo mais barata dá dinheiro suficiente para o aluguel dos toldos!
Qual o sentido fazer 4 treinos de 40
minutos (1h20min) mais classificação 15 minutos, para correr duas baterias de
20 minutos (40 minutos)!!!
Ou seja: tu gasta mais pneus e combustível treinando do que correndo...
Ou seja: tu gasta mais pneus e combustível treinando do que correndo...
Vamos copiar sem vergonha!
Muito bem postado . Parabéns e sucesso.
ResponderExcluirParabens,baita materia.tomara que os dirigentes das federaçoes e confederaçao de automobilismo tenham a habilidade e a humildade em copiar este modelo que e fantastico
ResponderExcluirParabéns Lacombe, torço para que nessa etapa dê tudo certo e que exista de agora em diante uma conexão maior entre o automobilismo Gaúcho e o Uruguaio.
ResponderExcluirDisse tudo Lacombe, tem que copiar mesmo. Grande Abraço.
ResponderExcluirMuito bom texto. Isso sobre termos muitos treinos eu já havia pensado, o custo fica alto e não atrai tanto o público.
ResponderExcluirA questão dos boxes basta ver a NASCAR, é garagem e mureta. Reduz custos, foco no entretenimento.