Para mim não foi surpresa a cordialidade e educação com que fomos recebidos e com a infra-estrutura da equipe, pois somos velhos conhecidos do Carlinhos e sua família desportista, mas não conhecíamos o 'homem' por trás do piloto/chefe-de-equipe. Tivemos a agradável constatação de que por trás daquele excelente profissional, competitivo e competente, existe um chefe de família carinhoso, religioso e dedicado na mesma intensidade com que constrói e pilota seus carros.
Parabéns Carlinhos Andrade, teu sucesso é merecido!
____________________________________________________
Um pouco da história da MC Turbarão:
EQUIPE MC COMPETIÇÕES
A historia de Equipe Mc Competições começou em 1979 quando Carlinhos de
Andrade comprou um Corcel 1969 da Equipe Binno de São Paulo que tinham como
pilotos Emerson Fitipaldi e José Carlos Pace “Moco”.
Naquele ano participou da categoria de Estreantes e Novatos e depois na
Turismo Especial Gaúcha “TEG”
Em 1981 junto com outros pilotos criou a categoria de Chevettes, onde que em
1984 originou o Campeonato Gaúcho de Marcas.
Em 1990 entrou para a Stock Car Gaúcha (opalas) onde correu até 1995. Vale
lembrar que a preparação de todos os carros em que Carlinhos pilotou, sempre foi feita
aqui em nossa sede em Campo Bom pelo próprio Piloto e Preparador.
Em 1996 começou a era dos Tubarões.
Em 1996 a Equipe MC foi procurada pela Petrobras para desenvolver
combustível especial de competição e testar produtos para a gasolina da Formula 1, foi
daí que surgiu a idéia de construir um protótipo de corrida que foi chamado de MC
Tubarão.
O Tubarão 1 foi o primeiro carro de corridas construído artesanalmente no Rio
Grande do Sul e o pioneiro no Brasil a usar Injeção Eletrônica especial de Competição.
Até os dias de hoje já foram fabricados 9 protótipos de competição.
Daí por diante o tempo foi passando e fomos construíndo carros cada vez mais
evoluídos com chassi tubular e sempre usando materiais mais nobres como fibras de
carbono em partes do carro e varias peças em alumínio afim de melhorar a performance
nos protótipos que hoje já esta na sua 9ª geração.
Desde 1998 Carlinhos corre em dupla com seu filho Geciel de Andrade e já
conseguiram vários títulos em corridas no RS e também em outros estados.
Em 2007 a MC Competições começou a preparar a BMW M3 GTR do Grupo
Eurobike que tinham como pilotos o ex-piloto de Stock Car Fabio Sotto Mayor e Henry
Visconde. Este carro participou do Campeonato Brasileiro de Endurance e em 2008,
2009 e 2010 e a equipe tornou-se campeã brasileira em sua categoria. No ano de 2009
além da BMW a equipe também estreou um Volvo C30 na categoria 5 do Campeonato
Brasileiro de Endurance e iniciou o projeto Advanced Driving School, que foi uma
escola de pilotagem com 9 carros Volvo C30 preparados especialmente para competição
onde o aluno passava 2 dias recebendo treinamento intensivo e ao final do curso recebe
o certificado que lhe dá direito a solicitar a sua carteira de piloto junto a federação do
seu estado.
No ano de 2011 também junto com a Eurobike a equipe MC participou da
criação da categoria AUDI DTCC onde preparou 18 carros Audi A3 Sport para fazer
uma categoria monomarca que percorreu o Brasil nos anos de 2011 e 2012!
Em 2012 em parceria com a AUDI do Brasil e o piloto Norberto Gresse criamos
a AUDI Driving School que ministra cursos de pilotagem em autódromos pelo Brasil,
onde 16 alunos, cada um com um piloto instrutor passam 2 dias de cursos, e o aluno
leva para casa o equipamento completo de competição como macacão, luvas, balaclava,
sapatilha e capacete, é o mais completo curso de pilotagem da America latina.
Em 2013 uma nova fase começa na equipe Mc Tubarão.
Alem do protótipo Mc Tubarão, a equipe disponibiliza de mais 2 carros para
locação para as provas de Endurance que são um Audi A3 Sportback da categoria 4 e
um Volvo C30 para a categoria 5. São 2 carros muito competitivos que sempre
disputam a ponta das corridas.
No Campeonato Gaucho de Formula 1.6 a equipe tem a disposição para locação
um Formula Techspeed da categoria A também com um altíssimo nível técnico e com a
experiência da equipe o piloto tem todas as chances de disputar a vitória na categoria!
Um novo desafio também se inicia este ano é a Formula Junior, categoria criada
pela Federação gaucha de Automobilismo para dar opção aos pilotos vindos do Kart
terem um degrau a mais na sua carreira, sendo uma categoria escola que já nasceu muito
bem organizada onde 8 equipes dividem os 16 carros do campeonato, e a MC Tubarão é
uma delas!
Está é a equipe Mc Tubarão, familiar e que tem acima de tudo muita paixão pelo
que faz sempre querendo alcançar seus objetivos de forma limpa e com muito trabalho
tendo muitos amigos dentro e fora das pista e disposta a ajudar a todos os seus
adversários!
Muito obrigado,
Carlos Andrade
Chefe de Equipe.
--------------------------------------------------------------------------------------
A equipe MC Tubarão no ano de 2013 estará presente nos seguintes campeonatos:
Campeonato Gaucho de Formula Junior
Campeonato Gaucho de Formula1.6
Campeonato Gaucho de Endurance Campeonato Brasileiro de Endurance
Apoiadores
Noko Quimica
Noko-PielColor
HOFF
Eurobike
Yokohama
Parceria técnica
PROTUNE
Eletronic
Systems
PETROBRAS
Equipe
Diretor e Piloto: João Carlos de Andrade (Carlinhos)
Adminstração e Piloto: Geciel de Andrade (Tiel)
Projetista e Chefe de Equipe: Carlos Geison de Andrade (Né)
Mecânicos: Denis Roberto de Andrade
Paulo Henrique Wecker
Jonatas Fernando de Medeiros
Rodrigo Roger Almeida
Carros da Equipe MC Tubarão:
Protótipo MC Tubarão IX “Endurance”
Pilotos: Tiel Andrade e Bruno Justo
- Ficha técnica:
- Categoria 1
- Chassi em aço molibdênio e alumínio
- Carroceria: Fabricada em fibra de vidro e fibra de carbono
- Motor Ford Duratec 16v 2000cc com turbo compressor
- Potencia: 440 hp
- Cambio: Hewland FTR 6 marchas sequencial
- Injeção eletrônica: PROTUNE PR660
- Painel: Protune Touch Dash Looger
- Freios: Doppler
- Amortecedores: Penske
- Pneus: YOKOHAMA
- Rodas: Speedline
- Peso: 700Kg
AUDI A3 Sportback “Endurance”
Piloto: Carlinhos Andrade
- Audi A3Sportback2011
- Categoria 4
- Carroceria: originalcomaerodinamica retrabalhadaemfibra decarbono
- Motor: Audi8v2000cccomturbocompressor
- Potencia: 320hp
- Cambio: Sadev6marchassequencial
- Injeção eletrônica:MOTECM8PRO
- Painel: ProtuneTouchDashLooger
- Freios: Brembo
- Amortecedores: KWSuspension
- Pneus: YOKOHAMA
- Rodas: BBS
- Peso: 1100Kg
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VOLVO C30 “Endurance”
Ficha Técnica:Volvo C30 2009
Categoria 6
Pilotos: Adolpho Rossi e Aline Cipriani
- Carroceria: originalcomaerodinamica retrabalhadaemfibradevidro
- Motor: Duratec16v2000ccaspirado
- Potencia: 220hp
- Cambio: 5marchas "H"
- Injeção eletrônica:PROTUNEPR440
- Painel: ProtuneTouchDashLooger
- Freios: Doopler
- Amortecedores: Bilstein
- Pneus: YOKOHAMA
- Rodas: ATSRial
- Peso: 1000Kg
----------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário