terça-feira, 25 de junho de 2019

Pikes Peak Week! By Geferson Kern


     Hora de superar as nuvens e conquistar a montanha: estamos na semana desta coisa maravilhosa chamada Pikes Peak!

     Serão 88 competidores em busca da glória no domingo em Pikes Peak, na 97ª edição da subida de montanha mais famosa do planeta. Destes, 60 correrão nos carros e 28 nas motos. A turma das quatro rodas se divide em seis categorias, com máquinas tão distintas quanto fantásticas. Vejamos um breve resumo a respeito. As fotos estão na mesma ordem que as classes.


  
      *UNLIMITED - Vale tudo. Onde se encontram os protótipos e principais candidatos à vitória. É o local de carros construídos especialmente para a prova, como o Wolf TSC-Honda (foto), o Palatov 2DEV e o Volkswagen I. D. R elétrico vencedor e recordista histórico do ano passado.


      *TIME ATTACK 1 - Três regras básicas: ser um carro de produção (embora a preparaçãpo seja praticamente livre), ter carroceria fechada e quatro rodas. Comporta modelos diversos, como Subaru Impreza, Acura NSX, Porsche 911, Mustang GT, McLaren 650S, Audi A1 Quattro, o Dodge SRT Challenger Hellcat da foto e o que mais vier.

      *OPEN WHEEL - Para monopostos com rodas descobertas, construídos conforme as necessidades da prova. Invoca fortes tradições da mpontanha: os open wheel estão presentes desde a prova inaugural, em 1916. E marcaram época na época em que Pikes Peak fez parte do calendário da Indy, entre 46 e 70. Um legítimo Indy-style é o carro de Paul Dallenbach, figurinha carimbada na montanha


      *PIKES PEAK OPEN - Carros com aparência de rua e com modificações significativas permitidas no motor, transmissão e suspensão. Os carros precisam necessariamente ser baseados em modelos fabricados por marcas famosas, mas podem usar spoilers, asas e afins em nome da aerodinâmica.


      *EXHIBITION - Categoria voltada à promoção e demonstração de avanções práticos da tecnologia na indústria automotiva. Não possui recordes: busca encorajar empresas a desenvolver novas soluções, bem como serve para alinhar relíquias que disputam a prova. Vide o que acontecerá esse ano, quando o grid misturará um Ford F1 de 1949 e o Bentley Continental GT experimental do multicampeão da prova Rhys Millen.


      *PORSCHE TROPHY - A categoria exclusiva para quatro variações do Porsche Cayman GT4 Clubsport. Travis Pastrana, ele mesmo, é a principal atração do grid desta classe para 2019.

By Geferson Kern

Nenhum comentário:

Postar um comentário