quarta-feira, 5 de junho de 2019

24h de Nürburgring By Geferson Kern


     Se você fará feriadão no Corpus Christi, ainda não tem programação definida e lhe sobram uns euros na guaiaca, preste atenção: Nürburgring pode ser o seu destino.

     A mítica pista alemã sedia, de 20 a 23 de junho, a 47ª edição das 24h de Nürburgring, no traçado conjunto entre o circuito de Grand Prix (o mesmo usado nas últimas passagens da Fórmula 1 por lá) e o fenomenal Nordschleife, com 25,378km. 
     Ao menos em extensão de circuito e número de carros que largam, é a maior corrida de Endurance do mundo: a lista de inscritos já tem 160 máquinas, divididos, pelos meus cálculos, em 20 categorias. 
     A lista é miscigenação pura: Cup Cars, TCRs e hatchs 2.0 turbo convivem na pista com os badalados FIA GT3 e GT4. Dividem as mais de 170 curvas do traçado carros tão distintos quanto VW Golf, Hyundai i30, Subaru Impreza, Porsche 911 GT3 R, Mercedes AMG GT3, Ferrari 488 GT3 e Audi R8 LMS.

      O público é outra coisa estrondosa: no ano passado, atingiu 210 mil espectadores, um recorde na história da corrida disputada desde 1970. A prova e o local em si já seriam motivos suficientes para marcar presença, mas há mais: o feriadão veloz na chegada do verão do hemisfério Norte ainda terá três provas do Mundial de Turismo (WTCR), com três voltas cada, mais duas baterias da Audi R8 LMS Cup e uma prova de três horas com clássicos das 24h de Nürburgring. 
     O pacote antecipado fica em 64 euros para os quatro dias ou 57 euros de sexta a domingo. Para passeios mais breves, é possível comprar entradas a 35 euros para o sábado ou 29 euros para o domingo - a prova vai das 15h30min de um dia a outro, então mesmo no domingo há bastante para ver.

      A prova do ano passado, que teve quase duas horas de bandeira vermelha pela chuva torrencial, foi dominada pela Porsche e a equipe Manthey, maior campeã da prova com seis conquistas. O 911 GT3 R de Laurens Vanthoor, companheiro de Romain Dumas e Kévin Estre, marcou a pole e o recorde desta configuração do circuito, com 8:09.105, média de estrondosos 186,792km/h. Eles estarão de volta neste ano, com Michael Christensen e Earl Bamber no lugar de Dumas, que vai dividir um Porsche da equipe Frikadelli com Matt Campbell, Sven Müller e Mathieu Jaminet. 
     A vitória em 2018 ficou com o mesmo time e bólido, com o quarteto formado pelo britânico Nick Tandy, os franceses Frédéric Makowiecki e Patrick Pilet e o austríaco Richard Lietz, que estará presente em sua totalidade com o número 1 pintado na fuselagem.

      Encontrei dois brasileiros confirmados na entry list. João Paulo Oliveira vai pilotar um Nissan GT-R na equipe KCMG, com o australiano Joshua Burdon e os alemães Christian Menzel e Philipp Wlazik. Augusto Farfus vai na BMW M6 inscrita pela lendária equipe Schnitzer, com o sul-africano Sheldon van der Linde e os nativos Martin Tomczyk e Timo Scheider. Ambos estarão na principal classe, a SP 9, com incríveis 34 carros. Nomes consagrados das provas de turismo pelo mundo, como Dirk Müller, Jamie Green, Marcel Fässler, Rene Rast e Marco Wittmann também marcam presença na relação - alguns em até mais de um carro.

      E você aí pensando em ligar a TV e assistir Bolívia x Venezuela pela Copa América nesta data...

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