segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Tarumã eterno!

     Esse texto foi escrito dia 14 de novembro de 2010 para o Jornal Pit Stop, mas continua atual, de lá para cá, muita coisa mudou para melhor, mas ainda precisamos fazer mais pelo nosso templo sagrado!



------------------------------------------------------




Tarumã eterno.

     Nesta segunda feira dia 8 de novembro, Tarumã comemorou seus 40 anos de idade, não poderíamos deixar a data passar em branco, e por uma iniciativa genial do Walter Soldan, resolveu-se fazer uma homenagem aos principais pilotos que marcaram época no autódromo.

     O ‘Magrão’ rapidamente distribuiu a notícia do encontro no autódromo, por volta de 170 apaixonados estiveram no tradicional e adorado circuito de Viamão, para prestar homenagens, rever e trocar idéias com os principais nomes que fizeram essa história.

     Não poderia ter sido mais feliz a idéia, eu particularmente fiquei muito contente de ter tido a oportunidade de estar ao lado dos grandes ídolos e constatar que tem muito mais gente do que eu imagino, tão apaixonados por esse circuito quanto eu.

     Sabe-se que Tarumã ficou pequeno para o porte dos eventos atuais em nível nacional como FTruck e Stock Cars por exemplo. No que tange ao espaço para hospitality Centers e arquibancadas extras para patrocinadores e ao próprio número de carros participantes dos eventos.

     Ao longo do tempo nestes últimos anos, as modificações de segurança na pista, como a eliminação do barranco da ‘curva 3’ e a conseqüente proibição do público de acessar a ‘curva 3’ e a ‘curva do Laço’, além da ampliação da área do kartódromo, que impediu a passagem do público e de se ver os carros fazendo as curvas ‘oito’ e ‘nove’, isso frustrou grande parte dos visitantes. 

     O autódromo foi perdendo espaço para quem ‘paga para ver’ e ganhando muros, telas e tapumes que em eventos mais importantes impedem a visão de grande parte da pista, até mesmo de quem está nas arquibancadas da reta, o número de ‘construções temporárias’, mastros de bandeiras, banners, postes e caminhões enormes é tão grande que já não se vê quase nada além da pista a nossa frente, e da eterna precariedade de infra-estrutura de sanitários e estacionamento.    

     Mesmo assim, Tarumã ainda é o circuito gaúcho onde o aficionado tem mais prazer de ver uma corrida, Guaporé também tem seu carisma, mas Tarumã é especial, Cesar ‘Bocão’ Pegoraro em seu ‘speach’ na homenagem, disse que ‘Tarumã tem alma’, e está coberto de razão, tem mesmo. 
     
     Tenho saudades daquele Tarumã onde do Tala ou da reta se via 70% do traçado.

     Resta a todos, unirmos em prol de uma revitalização e continuidade ao autódromo que tantas alegrias nos deu, não falta muito, pois o principal já está demonstrado, ‘vontade’. Falta planejamento e iniciativa de alguém deste grupo que acredita na salvação deste verdadeiro ‘templo sagrado’.

     Acreditem ou não, já há algum tempo atrás, disse a minha família que quando morrer gostaria de ter minhas cinzas espalhadas na ‘curva 3’ de Tarumã, para passar a eternidade ‘escutando o ronco dos motores em sua máxima rotação’. Não gostaria de tê-las espalhadas nas ruas de um condomínio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário