quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Mono ou multimarcas?





Esta semana foram anunciadas mais duas categorias novas no Brasil, ai vai a minha opinião sobre o assunto.

Para quem pensa que monomarca é melhor porque é o 'braço' do piloto que decide as corridas eu digo duas coisas:

1º - Pergunto: 

     - Por que mesmo nas monomarcas os oito (+ -) primeiros são sempre os mesmos? 
     Na Stock por ex. tem um grupo de 8 ou 9 pilotos (de 32) que domina todas as corridas, só inverte a ordem: (Cacá, Serra, Maurício, Camilo, Wilson, Burti, Zonta, Valdeno, Khodair), isso quer dizer que o resto não sabe guiar? 

     No Mini Challenge nas últimas nove baterias tiveram apenas tres vencedores, na Mercedes tem uma dupla de pilotos que domina a categoria fazem dois anos! No Trofeu Línea/FIAT a mesma coisa...

Resposta: Claro que não, mesmo na monomarca o equipamento e a equipe são tão ou mais importantes quanto numa multimarcas!

2º- Estamos falando de corrida de carros, não de corrida de gente (homens), se fosse corrida de gente seria maratona ou 100 metros rasos!

     A essência do automobilismo está na participação na competição de todos os elementos de cada equipe, do motorista do caminhão ao engenheiro, do projetista, ao preparador de motores, do preparador de chassi ao cronometrista, do mecânico mais humilde ao chefe de equipe e não somente ao piloto, isso é corrida, e corrida de carros

     Quanto mais diferentes forem os carros e mais livre for o regulamento, mais aparecerá a criatividade e genialidade de todos os envolvidos, numa categoria 'engessada' tecnicamente que restringe até treinos, tudo isso fica reprimido, transformando as vezes as corridas em verdadeiras gincanas de colégio, com elementos fora de contexto inseridos em regulamentos técnicos e desportivos que nada tem a ver com o esporte, que em princípio deveria buscar e premiar essencialmente quem é o mais competente, mais corajoso, mais rápido e mais inteligente! 


     Troféu 'bigorna', grid invertido, 'Safety Car programado' por exemplo, punem os melhores, é uma aberração! 
     Concordo em 'segurar' uma marca ou modelo de carro visivelmente com vantagem numa categoria, com a restrição no tamanho da admissão do ar por exemplo, ou peso mínimo durante todo o campeonato, a GT3/4 Brasil faz isso, punir vitoriosos  vai contra a essência do esporte!

Monomarca é mais 'barato' para quem?

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