quarta-feira, 30 de abril de 2014

10 curiosidades sobre o carro mais querido do Brasil!!




Curiosidades sobre o carro mais querido do Brasil! 

1 - O Fusca foi o primeiro carro fabricado pela empresa alemã Volkswagen. Seu nome original era KDF (Kraft Durch Freude, que significa “Força através da alegria”).


2 - A pedido de Hitler, engenheiros alemães desenvolveram novos automóveis para ajudar nos esforços de guerra da Alemanha. Um deles se chamava Schwimmwagen e era uma espécie de fusca anfíbio.

3 - Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil não eram montados pela Volkswagen, mas por uma empresa chamada Brasmotor, que importava as peças e montava o automóvel.

4 - O Fusca é o automóvel que ficou mais tempo em produção no mundo todo. Os primeiros protótipos foram fabricados em 1934 e os últimos, em 2003. O último modelo foi produzido no México.

5 - Você sabe quantas peças são necessárias para a produção de um Fusca? Acredite, dependendo do modelo, são de 5.000 a 7.000 peças.

6 - Quer remover o motor do Fusca? Basta soltar (apenas!!) quatro porcas que o fixam ao câmbio. O motor do carrinho não possui suportes próprios.

7 - O Fusca é o carro fora de linha mais emplacado do Brasil.

8 - Segundo a Federação Brasileira de Veículos Automotores, existem 76 clubes de Fusca no Brasil, a maioria na região Sudeste.

9 - A pecinha responsável por esguichar água no para-brisa do Fusca era continuamente roubada nos anos 60 para…, acredite se quiser, servir de anel! A moda do anel Brucutu (era assim que ele era chamado) foi inspirada por Roberto Carlos e pela turma da Jovem Guarda.

10 - O apelido Fusca nasceu da dificuldade do brasileiro de pronunciar Volks. Ele pronunciava o V com som de F, ficando Folks, que a sabedoria popular entendeu como Fusca

Peguei do FB da Equipe Pistão!

Um comentário:

  1. No item 10, a versão que eu conheço sobre o apelido fusca é:
    Como era um carro bem menor que a maioria da época, tendo como rival o Gordini e a DKW, ele se movimentava mais fácil no meio dos enormes carros norte-americanos e outros nacionais grandes como Simca, Aero-Willys, Rural. E na década de 50 e 60 o termo fazer fusquinha estava associada às criancinhas que faziam seus gracejos, coisa de criança mesmo. E isto foi sendo associado à maneira como o VW Sedan se comportava no trânsito. Desviando por espaços menores entre os maiores e com muita agilidade...ai ganhou o apelido de fazer fusquinha...e dai pra fusca foi uma coisa natural. Em meu site conto esta versão. autosbizus.com.br .

    ResponderExcluir