sexta-feira, 26 de março de 2021

Diversidade de Autódromos na Argentina. por Franco Peretti

Diversidade de Autódromos na Argentina.

Diversidad de Autódromos en la Argentina.
     
     O automobilismo argentino se destaca internacionalmente, sendo considerado o segundo esporte mais popular em nosso país, por várias variáveis; Entre eles o nível dos pilotos, das equipas, dos adeptos, da paixão dos adeptos, mas sem dúvida, as diferentes pistas que temos ocupam também um lugar no cacifo, que são os verdadeiros anfiteatros pitorescos de cada competição.
     Cada etapa do nosso país, e para o bem do automobilismo, se configura de uma forma muito diferente, ou seja, dentro do grande número de pistas existentes encontramos grandes diferenças em termos de desenho e infraestrutura, o que gera uma maior atração para os pilotos que devem estar condicionados ao estilo do mesmo, para os engenheiros na hora de idealizar a afinação ideal do carro, e sem dúvida também para os fãs que têm suas preferências.
     Quando falamos sobre a diversidade da pista de corrida, nos referimos especificamente a cenários rápidos e lentos, ou presos.
     Não seria positivo se a maioria das pistas que uma categoria visita se caracterizassem por ser de um estilo ou de outro, já que quebraria a essência do automobilismo, causaria polêmica ocasionalmente porque há marcas ou modelos que se aproveitariam de sua conformação de chassi e também cairia em uma monotonia.
     Fazemos uma reserva; Totalmente diferente é o caso da Nascar nos Estados Unidos, que é uma divisão que foi desenvolvida pela natureza para rodar em ovais ou em pistas rápidas. Se falarmos dos circuitos rápidos em nosso país, podemos fazer uma seleção e nos reduzir a três que se destacam, estamos falando de Rafaela (Santa Fé), Toay (La Pampa) e 12 de Buenos Aires.

Autódromo de Rafaela

     Obviamente, é o mais desafiador de todos e o mais rápido. Possui três variantes: a principal, composta por duas linhas compridas e duas curvas inclinadas; a segunda, mantendo a forma oval, mas acrescentando três chicanas redutoras de velocidade (rota utilizada por Turismo Carretera); e a terceira, que ocupa a segunda metade do circuito, com uma variante interna que o atravessa de reta para reta e é utilizada principalmente pelas categorias zonais.
     Uma das peculiaridades desse cenário de Santa Fé é que, para muitos, as melhores corridas de automóveis são vistas por lá em função das características do circuito que o permitem, além de ser uma prova de fogo para os pilotos, engenheiros e treinadores, que da face condutora e técnica buscam se exibir e obter o melhor resultado.

     Em Rafaela é extremamente importante trabalhar na sucção (como em todos os circuitos rápidos) na hora de classificar para encontrar o melhor tempo possível, embora quem se classifique em um P10 possa se vingar com calma na corrida final alcançando as posições privilegiadas porque a ultrapassagem é garantida e Rafaela é sinônimo de grandes shows.


     O recorde final de velocidade máxima foi de 306,38 km / h estabelecido por Gabriel Ponce de Léon a bordo de um Honda Civic Super TC 2000 em 2014.
 

 

Circuito Nº 12 de Buenos Aires

     É o traçado que é utilizado preferencialmente pelo Turismo Rodoviário, e o Super TC 2000 para competições especiais. Possui três longas retas, a curva de Salotto, o “S” do Veado e a chicane Ascari. É um cenário de grandes definições de campeonatos, seu design é muito bonito pela diversidade de setores que possui e aquela impressionante curva “Salotto” onde o comportamento do chassi é fundamental para seu trânsito.  

     Ao mesmo tempo, a estética maravilhosa do “Coliseo Porteño” é acompanhada por suas arquibancadas, o ritual dos torcedores e o “Lago de Regatas” como testemunha no meio do palco. A velocidade média é de 219,93 km / h para um carro Turismo Carretera, estabelecida por Agustín Canapino na Chevrolet em 2020.




Autódromo de La Pampa

     Localizado em Toay, tem 4.148 metros de extensão, tem seis curvas e a reta principal que tem extensão de 1.500 metros. Das seis variantes que possui, cinco são de alta velocidade. A maior parte da volta, onde um Turismo Carretera atinge a velocidade máxima de 280 km / h., Circula em alta velocidade, exceto na penúltima curva que é uma espécie de grampo que força o declive. Foi inaugurado em 2010 e faz parte dos autódromos modernos ou contemporâneos do nosso país.

 

Autódromo de La Plata

     No entanto, se nos aprofundarmos nas rotas lentas ou médias, podemos citar o caso de La Plata, Paraná, San Nicolás ou Posadas, todos eles com desenhos muito diferentes, mas semelhantes na sua preparação.
     O Autódromo de La Plata, poderíamos dizer que é a casa do Turismo Rodoviário, pois é o campo de provas da divisão e o mais utilizado pela TC Mouras e TC Pista Mouras (terceira e quarta categorias respectivamente do ACTC).



     É um circuito que tem uma extensão de 4265 metros, uma largura de pista de 12 metros e é altamente dependente do pneu devido ao desgaste gerado pelo asfalto, razão pela qual a prova de qualificação (especialmente a primeira curva rápida) é fundamental para conseguir um bom registo que te permita seguir em frente, tendo em conta que não existem grandes lugares a vencer.


Autódromo de Paraná


     Um clássico para todas as categorias do automobilismo argentino é o sempre bem apresentado Autódromo do Paraná.
     O percurso Entre Ríos tem 4.219 metros de extensão com 10 curvas e uma curva inclinada que gera muita adrenalina.

     Embora não tenha muitos setores de bypass, as curvas dois, três e quatro (que fazem parte das parciais dois e três) são fundamentais para a superação e há belos shows onde os pilotos brilham.
É um cenário com muita atividade, visto que é visitado por divisões nacionais e zonais.

Autódromo de San Nicolás

     Um dos últimos autódromos inaugurados e que se incorporou ao calendário automobilístico argentino é o de San Nicolás, localizado em um ponto estratégico da rodovia Rosário - Buenos Aires, a 60 km. da cidade da bandeira.
     Está a funcionar há dois anos e meio, com uma extensão de 4000 metros e inclui um trioval perimetral de 1,5 milhas.
     Seu design foi criado para poder receber todas as categorias nacionais e também eventos esportivos internacionais.
É um circuito pequeno, moderno, mas atraente de dirigir, com uma curva inicial ampla onde a configuração é fundamental para o tráfego ideal. Então, você entra em uma zona mista para terminar em um exigente hairpin final e se encontrar novamente com a reta principal.



Autódromo de Posadas

     E se falamos de estética e beleza natural, é impossível não falar no Autódromo de Posadas. Um circuito maravilhoso de manobra, segundo a descrição dos pilotos, com várias variáveis ​​e duas travagens extremamente difíceis que exigem o máximo dos travões. É aí que entra em jogo o talento dos concorrentes para gerir as referências de travagem e preservar o seu desgaste durante a corrida.
     Tem uma extensão total de 4370 metros na sua extensão principal e caracteriza-se por ser um percurso que adopta as qualidades do terreno da Província de Misiones, com declives e subidas que oferecem grande procura a quem ali compete.



Autódromo de Termas de Río Hondo

     Não podemos esquecer o desenho de emblemas internacionais como Termas de Río Hondo, esse palco que foi inaugurado em 2008 e é modelo na América Latina pela sua estética, qualidade e infra-estrutura, tanto na pista como nos serviços que oferece., Que desde então 2014 recebe a presença do Campeonato Mundial de Motociclismo (Moto GP).    Precisamente, a má sorte afetou o circuito de Santiago em 5 de fevereiro de 2021, quando um incêndio excessivo causou danos totais na área de pit, sala de imprensa, setores VIP e Controle de Corrida.


Autódromo de San Juan

     E se falamos de percursos rodoviários bonitos e modernos, devemos acrescentar ao circuito El Villicum, localizado em Albardón, San Juan, com uma extensão de 4.254 metros. Está localizado na Serra de Villicum, que pertence à cordilheira central ou Precordillera de San Juan, no centro-sul da província.
     Apresenta constantes subidas e descidas ao longo do percurso, geradas artificialmente com uma movimentação de solo de mais de 700.000 m³, o que oferece belos cartões-postais deste cenário.

     Desta forma, estabelecemos uma revisão de alguns dos muitos autódromos que temos no nosso país e que são epicentros das competições realizadas pelas diferentes categorias nacionais, analisando a diversidade que apresentam nos seus desenhos e confecções, e as variáveis eles oferecem para atração e show de automóveis.

 

Autor: Franco Peretti

Fonte: Fonte original

https://www.iad.la/noticias/diversidad-de-aut-dromos-en-la-argentina_83?utm_source=nota-diversidad-autodromos-argentina&utm_medium=nota-diversidad-autodromos-argentina&utm_campaign=nota-diversidad-autodromos-argentina&utm_content=nota-diversidad-autodromos-argentina


Um comentário:

  1. Que bela pesquisa!

    Os hermanos têm um automobilismo maravilhoso.

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