quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Adeus Tony Kanaan!


     O momento mais emocionante de Tony Kanaan em sua ilustre carreira na INDYCAR aconteceu no Indianapolis Motor Speedway em 2013, quando ele finalmente conquistou a prestigiosa, mas ilusória coroa 500 de Indianapolis.

    Na quinta-feira, na principal instalação de automobilismo mundial, com o Troféu Borg-Warner ao seu lado, mais uma cena emocional ocorreu para o sempre popular brasileiro de 45 anos que entrou em sua 23ª temporada de competições. Kanaan, vencedor do Indy 500 e campeão da série 2004, anunciou que a próxima temporada 2020 da NTT INDYCAR SERIES será sua final como piloto principal.

     Kanaan deve competir nas cinco corridas ovais da temporada da NTT INDYCAR Series, dirigindo o Chevrolet nº 14 da AJ Foyt Racing. Ele está programado para começar sua campanha final, que será chamada de "TK Last Lap", com o Indianapolis 500 apresentado por Gainbridge no domingo, 24 de maio. Kanaan fará corridas de sábado à noite no Texas Motor Speedway (6 de junho), Richmond Raceway (27 de junho), Iowa Speedway (18 de julho) e World Wide Technology Raceway em Gateway (22 de agosto) para encerrar sua última temporada.

    Ele deixou em aberto a possibilidade de retornar para uma futura Indianapolis 500, mas não para outra temporada parcial ou completa da NTT INDYCAR SERIES.

    "Eu olho para todos esses anos de corrida no INDYCAR e a primeira coisa que me vem à mente é a sorte que tive por estar no nível mais alto do esporte por tanto tempo. Eu entrei nesse esporte aos 23 anos, com muitas esperanças e sonhos, e posso dizer, sem dúvida, que realizei tudo o que queria ”, disse Kanaan. "Eu tenho 45 agora; Tenho fãs, vitórias, pódios, recordes, um campeonato e um Indy 500. Sinto e sei que ainda posso fazer isso por um longo tempo, mas como tudo na vida, também há um ciclo nas corridas. Durante muito tempo, me perguntaram quando me aposentaria, e minha resposta foi sempre a mesma: no dia em que acordo de manhã e sinto que não posso mais fazer isso, é quando vou me aposentar. .

     Kanaan acumulou 17 vitórias, 15 pole position e 78 pódios em suas 377 largadas na carreira, ficando em segundo lugar em todos os tempos, contra as 407 marcadas pelo lendário Mario Andretti. Ele também é o "Ironman" do esporte, detendo o recorde ativo de partidas consecutivas nos 317 que começaram no Portland International Raceway em 2001.

     Kanaan dirigiu por sete equipes em sua carreira, começando com a Tasman Motorsports em sua temporada de estreia. Ele seguiu com a Forsythe Racing (1999, quando Tasman foi vendido para Gerald Forsythe), Mo Nunn Racing (2000-02), Andretti Green Racing (2003-10), KV Racing Technology (2011-13), Chip Ganassi Racing (2014-17) ) e AJ Foyt Racing (2018-presente).

    Além de suas realizações no INDYCAR, ele adicionou dois prestigiados campeonatos de carros esportivos ao seu currículo. 
     Ele venceu a divisão LMP2 das 12 Horas de Sebring em 2007 e depois conquistou a vitória geral do Rolex 24 At Daytona em 2015.

     Então, o que o futuro reserva para Kanaan?

     "Para o futuro, quem sabe?", Ele disse. "Eu adoraria continuar envolvido com o INDYCAR até certo ponto. 
    Também tive ofertas para competir em várias séries diferentes, mas essa não é minha prioridade no momento. "
     Kanaan estará promovendo a hashtag "TKLastLap" durante a temporada 2020 NTT INDYCAR SERIES, que abre domingo, 15 de março, com o Firestone Grand Prix de São Petersburgo. 
     Para anúncios e atualizações sobre os próximos passos de Kanaan, siga seus canais de mídia social - @tkanaan no Instagram e @tonykanaan no Twitter e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário