quinta-feira, 14 de novembro de 2019

A decisão da Ford e da GM de abandonar carros pequenos já está custando caro!


Texto de Erik Shilling Fonte: Jalopnick

     A Ford e a General Motors, como você já deve ter ouvido falar, estão saindo do negócio de carros pequenos na América. Ambos dizem que isso ocorre porque eles precisam investir em eletrificação e autonomia, e também porque o gosto do consumidor mudou. Um novo relatório diz que a lealdade à marca para um grande número de compradores também foi afetada.

     Agora, quem sou eu para recostar-me e gritar com a idéia de que existem consumidores por aí, para quem, no momento em que as notícias de que o Chevy Cruze foi cancelado pensavam para si mesmos: "É isso, Chevy, você está morto para mim", O Edmunds.com informou em uma nova análise ontem que algo assim ocorreu no período após a Ford e a GM fazerem seus anúncios no ano passado:

      A análise revelou que, em vez de usar o SUV, 42% dos proprietários de Cruze e Focus estão optando por permanecer no segmento de carros de passeio. Até o momento, neste ano, 23% dos proprietários do Cruze e 31% dos proprietários do Focus trocaram seus carros por outro carro comprado de um concorrente.

     Em vez disso, os compradores estão optando pelas marcas asiáticas, que mantiveram ou até aumentaram suas pequenas fileiras de carros para pegar a folga. Os clientes da Ford e da GM foram atrás de carros como Hyundai Kona, Jeep Compass, Subaru Crosstrek, Toyota Corolla, Honda Civic ou Kia Forte, todas opções sensatas, então talvez seja melhor para as pessoas que realmente compram os carros.

     Mas para Ford e GM, é bastante curioso, uma vez que os carros pequenos são remédios para as montadoras, visando capturar compradores mais jovens e preocupados com os custos, na esperança de mantê-los na família, à medida que esse hipotético comprador envelhece e acumula mais poder de compra e pode comprar uma pick-up grande ou SUV. Ou pelo menos essa tem sido a teoria predominante há décadas. "Um carro para todas as bolsas e propósitos" e tudo mais.

    A Ford e a GM estão apostando, eu acho, que o boom da pick-up e do SUV durará o suficiente para preencher a lacuna entre a mudança de veículos com motores de combustão interna para veículos eletrificados, quando conceitos antigos sobre lealdade à marca podem não ser importantes.

    Isso parece muito arriscado, embora talvez menos arriscado do que continuar vendendo o Focus e o Cruze, na esperança de que as pessoas os comprem e concluam no final de sua experiência de propriedade que a empresa da qual eles compraram seu carro fez algo bem- construído, interessante e bom, e valia a lealdade deles.

Por Edmunds:

    A lealdade à marca dos ex-proprietários da Cruze e da Focus vem diminuindo constantemente nos últimos três anos. A porcentagem de proprietários do Focus negociando em seus veículos e comprando outro Ford caiu de 40% em 2016 para 33% até setembro deste ano. A queda na lealdade à marca é mais pronunciada entre os ex-proprietários do Cruze: 45% optaram por trocar seu Cruze por outro veículo Chevrolet até agora este ano, em comparação com 57% em 2016.

    Tudo isso seria engraçado se não fosse tão triste, já que também vale a pena mencionar que a GM, especialmente, teve dificuldade em ganhar dinheiro com seus sedãs por causa de descontos e outros incentivos. Fazer carros é difícil.

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