segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Texto e fotos do Mauro Kern sobre a nossa aventura americana em Sebring!


Tivemos esta semana nossa tão aguardada prova em Sebring, circuito tradicional e histórico localizado no meio da Flórida. Convite do Edu Harmel, parceiro da Classic Cup, para compor o time com os amigos gaúchos Roberto Lacombe e Arthur Callefi
A prova faz parte do evento Winterfest, organizado pelo PBOC - Porsche and BMW Owners Club. São 5 dias de provas diversas e track days, envolvento centenas de carros. No meio da semana, na quinta feira, tivemos então nossa prova de 6 horas "into the night". Largada às 3 da tarde e chegada às 9 da noite. Em torno de 60 carros de diversas categorias. Vários tipos de protótipos (inclusive uns muito estranhos com motor dianteiro...), Porsches, BMWs, Corvettes, Camaros, Vipers, um monte de Miatas, um verdadeiro festival de marcas. Corremos com um BMW E30 325 ano 1988. Era praticamente um carro de rua, com motor até mais manso que o de série. O mesmo modelo foi usado pelo Edu Harmel e seu irmão João Ricardo, que correram as 6 horas em dupla.
Nossos carros eram de fato os mais lentos da prova. Eram muito bons de chão e de freios, mas fracos de motor. Não dava para ficar disputando posições e fazendo ultrapassagens. A estratégia era manter um ritmo relativamente forte e muito constante do início ao fim da prova. E esta foi a parte mais legal. Tanto o Roberto quanto o Arthur e eu fizemos a prova toda com tempos de volta muito regulares e praticamente no mesmo ritmo, tanto de dia quanto durante a noite.
Foi uma experiência bem interessante. É um evento para pilotos amadores, de organização bem simples e que nos fez sentir muito à vontade. Muito legal foi a camaradagem entre os pilotos e integrantes da equipe. É sempre muito bom concluir uma prova de resistência, longa e cansativa.
A pista, de 6020 metros de extensão, é totalmente plana e relativamente fácil. A curva que antecede a reta dos boxes foi a mais difícil de acertar, por ter duas tangências e ser totalmente cega, cercada por muros dos dois lados. A pista era relativamente bem iluminada em vários pontos. E onde não era, nossos faróis não ajudavam em nada. Tínhamos que achar o caminho na escuridão mesmo. Por não termos tido problemas mecânicos e por termos andado num ritmo bom para o desempenho do carro, acabamos subindo da 53a terceira posição na largada para 20o lugar na geral na chegada, à frente de vários carros muito mais fortes. Na categoria Spec E30, chegamos então em 4o dentre os 8 que largaram.
Foi divertido. Saímos de Sebring com aquele gosto de "quero mais". Quem sabe, uma próxima vez em outro autódromo emblemático, e com um carro mais rápido... Só tenho a agradecer ao Edu Harmel pelo convite e pelo esmero na organização do evento para nós. E ao Roberto e ao Arthur pela amizade e pela sintonia perfeita do time durante todo o evento.

Valeu!!!

Mauro Kern












Nenhum comentário:

Postar um comentário