sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

"Velhozes" da Copa Classic fazem o show de abertura das 12 Horas de Tarumã neste sábado



E mais uma vez, a oitava consecutiva, a Copa Classic, categoria de velocidade em asfalto de carros clássicos conhecida como os "Velhozes e Furiosos" do automobilismo gaúcho, fará a prova de abertura das 12 Horas de Tarumã, a mais tradicional prova de longa duração em atividade no país.

Desde 2008 a Classic é a principal atração na tarde de sábado para aqueles que aguardam a largada das 12 Horas, que ocorre da meia-noite de sábado para domingo no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (região da grande Porto Alegre).

E desta vez o elevado número de carros previstos impressona: são 36 carros na lista, com destaque para a categoria A, com carros fabricados até o ano 1950 ou com motores até 1000cc, na qual figura uma Carretera Chevrolet 1936, e nada menos que quatro veículos DKW dos anos 50 e 60, todas equipadas com a motorização original de ciclo 2 tempos, emitindo seu barulho e fumaça clássicos deste tipo de motor, que tem uma legião de apaixonados. No outro extremo das categorias está a FL, que é composta com carros com motorização com potências beirando os 200cv, equipados com pneus slick e capazes de virar tempos de volta semelhantes aos carros modernos de outras categorias.

Outro destaque é a presença de grandes nomes do automobilismo, como o multicampeão Paulo Hoerlle, uma das lendas do automobilismo gaúcho, que confirmou presença na DKW #88 de Teodoro e Gabriel Janusz, relembrando, assim, um dos veículos que fez parte do início de sua carreira.

A novidade da edição 2015 é a realização de três baterias de 25 minutos cada, ao invés de duas, o que proporcionará ao público presente mais de uma hora de disputas no total. A exemplo das edições de 2009 e 2014, haverá realização de uma bateria à noite, com largada às 20h30min.

A edição atual será denominada "Prova Jorge Krug", em homenagem póstuma ao recém falecido piloto, um dos que estava há mais tempo em atividade na categoria, com seu clássico Passat prata #47.

A programação da Classic começa na sexta, com treino livre noturno às 21h. Já no sábado haverá o 2º treino livre às 14h, e o treino classificatório às 15h20min. Já as três baterias terão largada às 17h10min, 18h50min e 20h30min, respectivamente.

Os ingressos estarão à venda na bilheteria do autódromo a partir de sexta às 18h, e custam R$ (arquibancada) e R$ 50 (acesso aos boxes.

Abaixo, os horários detalhados e a lista de prováveis participantes:

- Horários:

Treinos Livres:
18/12 (Sexta): 21 às 22h
19/12 (Sábado): 14 às 15h

Treino classificatório (19/12 - Sábado):
15h20 às 15h35: cat. A e B
15h40 às 15h55: cat. C e FL

Prova (19/12 - Sábado):

1a bateria:
17h10 Largada

2a bateria:
18h50 Largada

3a bateria:
20h30 largada

Lista de participantes:

Cat. A:
#01 - Carlos Eugênio - Carretera 1936
#03 - Rogério Franz - DKW
#10 - Renato Lopes - DKW
#88 - Teodoro/Gabriel Janusz/Paulo Hoerlle - DKW
#90 - José Maduell - DKW

Cat. B:
#3 - Wagner Wilke - Fusca Aircooled (SP)
#12 - Andres Rachid - Morris Mini (Uruguai)
#36 - Nereu Rebechi - Passsat
#41 - Ike Nodari - Uno
#48 - Bica Vianna - Passat
#49 - Marcelo Pacheco - Uno
#51 - E. Trindade/Rodrigão - Passat
#65 - Claudiomiro Pacheco - Uno
#66 - Beto/Dyezon Meirelles - Chevette
#69 - Fernando Brock - Mini Cooper
#74 - Fernando Leke - Corcel
#75 - Walter Guanabara - Passat
#78 - Silvério Mello Jr/Jonathan Mello - Uno
#87 - Cristiano Jacovenko - Uno
#91 - Jorge Machado - VW "Saboneteira"
#333 - Cleiton Krause - Uno Bala

Cat. C:
#22 - João Paulo Mascarello - Gol Urubu
#38 - Henrique/Maurício Goulart - Chevette
#44 - Leandro Becker - Fusca
#111 - Everton Braz - Passat
#118 - Rafael Schipper - Passat

Cat. FL:
#6 - Vinetou Zambon - Voyage
#7 - Paulo Weber - Brasília
#8 - Niltão Amaral - Passat Canhão
#12 - Kiko Brum - Fiat 147
#13 - Tonho Sala - Fusca
#27 - Arthur Caleffi - Gol Sueca
#35 - Roberto Lacombe - Voyage Escorpião
#55 - Leonardo Flores - Fusca
#58 - Diego Mariante - Passat
#71 - Giuliano Giacomazzi - Opala 6 cil.


Texto/fotos: Niltão Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário