A volta do
Campeonato Gaúcho de Super Turismo não deixou a desejar, com fortes disputas da
largada até a bandeirada final.
Cinco meses
após o previsto, a Super Turismo finalmente fez sua primeira etapa, no Autódromo
Internacional de Guaporé e sob os protocolos de saúde estabelecidos (entre eles
a ausência de público), com 22 carros na pista. Um grid um pouco aquém do
normal, devido à atual situação de pandemia, mas ainda assim um bom grid,
recheado de máquinas como Mercedes, Lamborghini e outros carros de turismo
modificados para serem rápidos na pista como Gol, Corsa, Uno e até mesmo um
clássico Opala com preparação de época.
O treino
classificatório já dava sinais de que a disputa seria acirrada: a pole position
ficou com o Linea #199 Turbo de Rodrigo/Marcelo Lemke, com 1:14.630, apenas um
décimo à frente do Gol #544 (equipado com motor Honda K20) de Marçal Müller, que
por sua vez ficou, também, apenas um décimo à frente do Aldee #118 de
Ricardo/João Luis Kreuz.
A instabilidade
do tempo nos minutos que antecederam a largada deixou as equipes indecisas, mas
a chuva deu trégua durante as duas horas de prova. Logo na largada, Marçal pulou
para a ponta da prova com o Gol #544, abrindo alguns segundos em relação ao
Aldee #118, que também manteve alguma diferença em relação ao Linea
#199.
Na sequência, o
Linea que pulou para a segunda posição e, com o abandono do Aldee dos Kreuz,
passou a uma perseguição implacável a Marçal, tirando uma diferença de
aproximadamente 18 segundos, encostando e assumindo a liderança da prova. A
última janela de pit stop, porém, foi decisiva: com a entrada do safety car
enquanto Marçal cumpria sua parada (o que diminui o ritmo de quem está na
pista), este saiu na liderança e a manteve até a bandeirada, não sem ser
duramente atacado pelo Linea, que chegou a apenas 1,5s atrás.
O ritmo
impressionante da disputa entre o Gol de Marçal e o Linea dos Lemke fez com que
ambos virassem tempos ainda mais rápidos que os do treino classificatório, com
várias voltas na casa de 1:14, e algumas na casa de 1:13, como o Linea #199
estabelecendo o recorde de volta mais rápida da Super Turismo no Autódromo de
Guaporé: 1:13.563, com a alta média de 150,72 km/h.
"Foi uma prova
muito disputada, primeiro com o Aldee, depois com o Linea, foi uma prova de duas
horas em ritmo de bateria, dei tudo de mim do início ao fim e deu tudo certo.
Estou muito feliz por esta vitória na abertura do campeonato.", disse Marçal
Müller.
Na classe TS a
vitória ficou com a Mercedes #81 de Arthur Caleffi/Fernando Poeta; na classe T1,
com o Ka #43 de Biancini/Bastos, que fez prova consistente; na T2, com o Corsa
#44 de Alessandro Gandra e na TL venceu o Celta #8 de Silvio Lodi/Nico
Dallagnol.
O grid da Super
Turismo recebeu dois protótipos Spyder do campeonato Endurance RS, categoria que
não fechou o número mínimo de carros para ter sua prova. O Spyder #2 de JB
Rodrigues/F Mello/F Toschi foi o vencedor, seguido do Spyder #42 de Michael
Soares/Walter Konrad.
A transmissão
ao vivo da etapa da Super Turismo teve o apoio de Abro Lubrificantes/Leus
Produtos Automotivos, TransRoncen, Feiticeiro Lanches e a qualidade do provedor
Net11.
LF Assessoria/
Niltão Amaral
Fotos: Grégori
Dai Prá
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