Oito categorias participam da prova de longa duração!
O
Endurance Brasil/RS, que abre a temporada 2015 neste fim de semana com as Duas
Horas Tarumã, no lendário circuito do Rio Grande do Sul, já será um prato cheio
para o amante do automobilismo por um simples motivo: quem comparecer às
arquibancadas ou ver as imagens da prova pela Fox Sports poderá acompanhar oito
corridas diferentes dentro da mesma prova.
Para quem não entendeu, é simples: são oito as categorias que compõem o grid do campeonato, que vão desde os mais modernos equipamentos produzidos no planeta, como os charmosos Ferrari e Lamborghini, a carros de produção que vemos diariamente nas ruas, como modelos Gol e Corsa, por exemplo, passando por protótipos como MRX e Spyder. E todas disputam um campeonato à parte, apesar de formarem o mesmo grid. As oito divisões do Brasileiro de Endurance possuem as seguintes nomenclaturas: GP1, P2, P3, GT1, GT2, T1, T2. Apesar de as siglas parecerem uma "sopa de letrinhas", entender cada divisão não é tão difícil quanto parece; pelo contrário: ajuda a compreender a magnitude de uma corrida de longa duração, que precisa ser justa e coerentes na divisão dos carros, de acordo com a força de cada um. A divisão mais potente e cobiçada do campeonato é a GP1. Nela, correm carros GT nacionais ou importados, que seriam carros variados de modelos de rua, mas bastante alterados em relação aos originais, e protótipos brasileiros com motor acima de 1500 cm. Se encaixam nessas configurações carros como Ferrari F430 GT2, Lamborghini Gallardo LP560, por exemplo, e protótipos como MRX, Tubarão e Spyder, equipados com motores Turbo. "Estamos no melhor momento, pois a categoria se tornou uma alternativa interessante para quem quer correr e ainda têm como opção dividir o custo com outros dois pilotos. O campeonato está muito organizado e com ótima estrutura. Tenho certeza que muitos carros estarão compondo o grid", destacou o piloto Fernando Poeta, que dividirá o comando da Lamborghini Gallardo LP560 #18, com Andersom Toso e Guilherme Daudt. A segunda categoria em força e importância é a P2, onde só podem correr protótipos brasileiros com motores aspirados 16 válvulas, considerados protótipos "light". Ou seja, é possível ver modelos MRX, Tubarão e Spyder correndo em duas categorias diferentes, com o propulsor sendo a única diferença entre os dois carros - o que já provoca uma belo contraste nos tempos de volta de cada um. Logo em seguida vem a P3, que agrupa protótipos nacionais aspirados 8 válvulas. "Eu sempre gostei de corridas longas, acompanho o WEC (Mundial de Endurance) e por isso escolhi o Endurance para seguir minha carreira", disse o paulista. "São provas que testam o limite do equipamento e do piloto. Além disso, temos que poupar o carro e definir uma estratégia pensando no fim da corrida", destacou o piloto, que dividirá o comando do MCR com Hardy Kohl e Lucas Kohl. "Já conheço bem o protótipo MCR da equipe Satti Racing. Corremos juntos nas 12 Horas de Tarumã, em dezembro, e conquistamos um segundo lugar em nossa categoria. Nos últimos meses, fizemos diversas experiências no acerto do carro e não vejo a hora de colocar tudo isso em prática nos primeiros treinos livres. O campeonato será muito forte neste ano e terá a presença de várias equipes tradicionais e pilotos renomados", finalizou. A GT1 inclui as categorias Ferrari Challenge, Porsche GT3 Cup, até 2008 e os GT4, além de veículos tipo turismo com motor acima de 2500 cm" e modelos Silhouette, que seriam carros, com estrutura tubular e carenagem imitando modelo de rua. Nesta divisão se encaixaria, por exemplo os antigos Ômega da Stock Car, que possuem motor seis cilindros em linha com 4.100 cm". A GT2 inclui a Trofeo Maserati. A TS é para carros de Turismo Força Livre, com cilindrada de até 2200cc. T1 agrupa modelos de turismo até 2000 cilindradas. T2 com motores abaixo de 1600 cilindradas e carros de turismo com tração dianteira, nacionais e importados, que tenham o monobloco original, assim como a identificação visual e outras especificações técnicas. É nessa categoria, de custo mais baixo e preparação idem, que vemos carros populares e muitos pilotos regionais competindo. Esta fórmula garante o sucesso do Endurance Brasil/RS, que significa exigir o máximo de pilotos e equipamentos, gerando não só disputas por posições, mas cuidado constante com carros mais lentos, gerando assim corridas extremamente dinâmicas e nada monótonas. Confira a programação deste final de semana SÁBADO DIA 11/04 08h30 - 18h00 SECRETARIA/INSCRIÇÕES/CREDENCIAMENTO 09h10 - 9h40 ENDURANCE 1º Treino Livre 09h50 - 10h20 CLASSIC 1º Treino Livre 10h30 - 11h00 ENDURANCE 2º Treino Livre 11h10 - 11h40 CLASSIC 2º Treino Livre 11h50 - 12h20 ENDURANCE 3º Treino Livre CAT. GP1, P2 E P3 13h00 - 13h30 ENDURANCE 4º Treino Livre CAT. GT1, GT2, T1 E T2 13h50 - 14h10 CLASSIC Classificatório Cat. A e B 14h20 - 14h40 CLASSIC Classificatório Cat. C e Força Livre 14h50 - 15h10 ENDURANCE Classificatório CATEGORIAS GP1 15h20 - 15h40 ENDURANCE Classificatório CATEGORIAS P2 E P3 15h50 - 16h10 ENDURANCE Classificatório CATEGORIAS GT1 E GT2 16h20 - 16h40 ENDURANCE Classificatório CATEGORIAS T1 E T2 17h00 - CLASSIC Briefing 17h30 - ENDURANCE Briefing 18h00 - ENDURANCE REUNIÃO GERAL DA CATEGORIA DOMINGO DIA 12/04 08h00 - 17h30 SECRETARIA/INSCRIÇÕES/CREDENCIAMENTO 09h00 - 09h20 ENDURANCEWARMUP 09h30 - CLASSIC Abertura de Boxes 09h45 - CLASSIC Fechamento de Boxes 09h50 - CLASSIC LARGADA 1ª BATERIA (25 minutos) 10h30 - 11h30 HORÁRIO PROMOCIONAL 12h20 - ENDURANCE Abertura de Boxes 12H35 - ENDURANCE Fechamento de Boxes 13H00 - ENDURANCE LARGADA DAS 2 HORAS DE TARUMÃ 15h10 - ENDURANCE PODIUM ENDURANCE 15h20 - CLASSICAbertura de Boxes 15h35 - CLASSICFechamento de Boxes 15h40 - CLASSIC LARGADA 2ª BATERIA (25 minutos) 16h10 - CLASSIC PÓDIUM |
MS2 Comunicação Integrada |
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