sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Porsche 919 vs Mercedes W11 F1

 

     Importante saber, o Porsche 919 Hybrid ‘Tribute’ EVO não apresentou restrições de combustível, potência do motor elétrico aumentada, DRS, uma asa traseira maior, um difusor dianteiro mais largo, saias laterais de altura fixa e pneus Michelin personalizados.
     A Porsche removeu sistemas como ar condicionado, limpadores, luzes e o macaco pneumático para reduzir o peso. Com essas modificações, o 919 EVO produziu 710 cv e atingiu 359 km/h na reta de Kemmel. Ele também detém o recorde de volta de Nürburgring.

(Reuters, Tim Upietz)

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A Red Bull errou no Grande Prêmio de Las Vegas na escolha da asa traseira!


     A Red Bull se viu em desvantagem no Grande Prêmio de Las Vegas, com a asa traseira que está usando se mostrando muito mais resistente do que a que seus rivais têm a bordo.

     Em uma tentativa de ajudar Max Verstappen e Sergio Perez a atacar as longas retas, a Red Bull chegou a Las Vegas com um arranjo de asa traseira e viga aparado em vez de projetar uma solução sob medida especificamente para esta pista.

     Este arranjo de menor arrasto é semelhante ao que foi usado em Monza, mas foi um pouco mais agressivo desta vez ao aparar mais do flap (linha pontilhada amarela, para comparação). Não foi o suficiente, pois a equipe se viu até 7 km/h atrás de seus rivais em algumas das armadilhas de velocidade durante o FP1.

     Em resposta a esse déficit, cortou mais da borda de fuga do flap superior em uma tentativa de se livrar do máximo de arrasto possível.

     Isso pode ser visto na imagem abaixo, enquanto um dos mecânicos corta a fibra de carbono ao longo de uma linha guia que foi desenhada no elemento, enquanto outro aspira os detritos.

     Isso não apenas remove o material do recorte em forma de crescente existente, mas também se estende e remove a ranhura central em V que estava presente antes, deixando muito pouco material ao redor do ponto de ancoragem do DRS.

     Além da asa traseira principal, há apenas uma asa de feixe de elemento único instalada no RB20, que também foi aparada significativamente ao longo da borda de fuga. Isso deixa apenas uma seção de corda completa irregular na seção central para enquadrar o tubo de escape do escapamento.

     A Red Bull também tem um layout de asa dianteira revisado em Las Vegas, com flaps que apresentam menos curvatura e comprimento de corda, para ajudar a equilibrar o nível de downforce, da frente para trás.

     No entanto, o que parece estranho em sua configuração aerodinâmica é que ele optou pelo que foi atribuído como sua variante de cobertura do motor de maior downforce.

   


     Apresentada no Grande Prêmio da Hungria (acima, à esquerda), a solução é muito mais cônica na parte traseira do carro quando comparada com a entrada de resfriamento exclusiva e o arranjo de quadril alto que o RB20 usou durante a fase de abertura de 2024 (acima, à direita).

     A Red Bull equipou o RB20 com seu layout de especificação mais antigo nos Grandes Prêmios da Itália e do Azerbaijão, tornando-o o que muitos presumiram como um retorno certo em Las Vegas. No entanto, ainda não apareceu.

     A Red Bull também introduziu uma atualização de cerca não específica para circuito em Las Vegas, com a equipe continuando a buscar desempenho adicional do RB20, mesmo nesta última fase da temporada.

     É um recurso de design que vimos alguns de seus rivais usarem no passado, com a segunda cerca interna do assoalho agora elevada acima da linha de maré do assoalho e angulada para garantir que ela libere um vórtice de sua superfície que ajudará a fluir pela superfície superior do assoalho.

     O formato geral da cerca abaixo da linha da onda também foi alterado, com uma borda de ataque muito mais quadrada do que a usada anteriormente no projeto anterior.

Fonte: 
https://www.motorsport.com

Hunday vai participar do WEC em 2026

 

     A Hyundai anunciou recentemente a sua entrada no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC, previsto para 2026.
     O grupo automóvel coreano planeia promover a marca topo de gama “Genesis” com os regulamentos LMDh contra os gigantes que correm hoje. 

     A Hyundai Motorsport também compete no FIA WRC World Rally, torneio que decidiu reverter a revolução dos carros híbridos e voltou aos regulamentos anteriores. Como ficou conhecido, a figura do ex-piloto de Fórmula 1 Gabriele Tarquini, também experiente com vários campeonatos em carros de Turismo, poderá ter um papel ativo. 

Fonte: Campeones.com.ar

FGA promove curso de atualização para Comissários em parceria com a CBA


FGA/CBA - CURSO DE CAPACITAÇÃO
FGA promove curso de atualização para Comissários em parceria com a CBA

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), em parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), realizou um curso de atualização e capacitação para Comissários técnicos e desportivos. O evento, ministrado por Sérgio Bertti, contou com mais de 50 participantes, incluindo todos os comissários da FGA, Presidentes e membros de clubes filiados.

O Presidente da FGA, Arlindo Signor, esteve presente, destacando a importância da capacitação contínua para garantir a qualidade e segurança nos eventos automobilísticos. “Esse curso é fundamental para mantermos o alto nível de organização e profissionalismo que o automobilismo gaúcho merece”, afirmou Signor.

O curso abordou temas como atualizações no regulamento técnico, boas práticas na gestão de provas e procedimentos de segurança, reforçando o compromisso da FGA e da CBA com o desenvolvimento do esporte.

#FGA #Automobilismo #CBA #Capacitação #EsporteMotorizado #AutomobilismoGaúcho 

Colapinto sentiu forte cheiro de maconha na pista de Las Vegas!

 
Franco: 

-"havia um cheiro de maconha, se eles fizerem o teste antidoping nos pilotos agora, acho que todos nós teremos resultado positivo"

Red Bull 'entrega' para FIA truque dos adversários para evitar desgaste da prancha de madeira!

     A Equipe Red Bull F1 'apontou' para a FIA, recursos ilegais que levaram ao último relatório TD da FIA.

      As equipes de Fórmula 1 teriam recebido uma nova diretriz técnica antes de Las Vegas depois que a Red Bull 'apontou' que os rivais estavam usando 'proteção especial' em seus blocos de proteção e fixações das pranchas de madeira sob o carro.


     A Fórmula 1 definiu regulamentos para os blocos de proteção do carro, a tábua embaixo do carro que se estende da frente para trás e protege o piso de solavancos.

     A FIA teria emitido novo TD após "truque de proteção especial" descoberto.

     A espessura é definida em 10 mm, com uma tolerância de +/- 0,2 mm, enquanto a espessura mínima devido ao desgaste é de 9 mm.


     Na temporada passada, Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do Grande Prêmio dos Estados Unidos quando seus blocos de proteção sofreram um desgaste excessivo além do permitido pelo regulamento.

     Mas com as equipes determinadas a correr com os carros o mais próximo possível do chão, os parafusos que prendem a placa são usados ​​para absorver os golpes, a Auto Motor und Sport alega que algumas equipes têm usado truques para proteger inclusive os parafusos de fixação.

     Passando isolamento ao redor do bloco e dos parafusos, a AMuS relata que o último 'truque' usado é colocar 'proteção especial' que se aplica em particular ao 'parafuso de fixação na área traseira da placa de base'.

     Isso permite que as equipes diminuam a altura do carro para ganhar mais downforce, evitando cair em falta nos testes de medição da FIA.

     O relatório acrescenta que '50 por cento' do grid tem brincado na área cinzenta do regulamento.

     A brecha agora foi fechada depois que a Red Bull 'apontou para a FIA que o truque era ilegal', levando o órgão regulador do automobilismo a emitir uma nova Diretriz Técnica antes do Grande Prêmio de Las Vegas.

Adú Celso Santos primeiro brasileiro a disputar o Mundial de motos!

Homenagem ao Adú Celso Santos primeiro brasileiro a disputar o Mundial de motos com sua Yamaha!


Nascido em 7 de agosto de 1945, Eduardo Celso Santos, o Adu Celso, morreu no dia 6 de fevereiro de 2005, domingo de Carnaval, vítima de um ataque cardíaco.

Equipe Andretti na F1 em 2026, afirma Eddie Jordan

     Eddie Jordan faz grande previsão da Andretti sobre os planos de entrada na F1:
     – O ex-diretor da equipe de F1 Eddie Jordan previu que a Andretti entrará no grid da Fórmula 1 em 2026, apesar de sua proposta de entrada ter sido rejeitada.
     – A Andretti Global, em parceria com a General Motors por meio da Cadillac, inicialmente teve sua proposta aprovada pela FIA, mas teve a entrada negada após as negociações avançarem para a Formula One Management (FOM).
     – Michael Andretti, dono da equipe, continua determinado, afirmando que seu “trabalho continua em ritmo acelerado” para entrar na Fórmula 1. Seu pai, Mario Andretti, comentou:
“Esta é uma questão que envolve meu filho Michael e sua empresa, não eu.
     “O que posso dizer é que haverá novidades e mudanças, e que meu total apoio vai para meu filho por todas as decisões e escolhas que ele fez durante este período e fará no futuro para administrar a situação da melhor forma possível.”
     – Eddie Jordan compartilhou sua previsão ousada no podcast Formula For Success:
     “Andretti, veja como os americanos serão duros com a Fórmula 1 em relação à Andretti.
     “E agora eu quero que você, daqui a um ano, volte para mim e diga, ‘merda, eu nunca vi isso chegando, eu não achei que eles conseguiriam a entrada.’
     “Estou te dizendo agora, eles estarão no grid em 26.”
     – A Fórmula 1, ao rejeitar a proposta Andretti-Cadillac, declarou:
     “Não acreditamos que [Andretti] seria um participante competitivo, e enquanto o nome Andretti carrega algum reconhecimento para os fãs de F1, nossa pesquisa indica que a F1 traria valor para a marca Andretti ao invés do contrário.”

#andrettif1

Átila Abreu forma nova equipe para disputar a Stock Series em 2025

      A partir de 2025, a @scuderiabandeiras fará parte do grid da Stock Car Pro Series. A nova equipe conta com @atilaabreu51 como um dos sócios-fundadores. Ele que é piloto da categoria e também empresario.

     A sede fica em um local inovador e que dá o nome à equipe: o @bandeirasempresariall, um complexo de 80 mil metros quadrados localizada em Votorantim, a 100 km de São Paulo.

      “Queríamos que a sede da Scuderia não fosse apenas um local de trabalho, mas também um ponto de encontro e inovação para os nossos patrocinadores, parceiros e fãs do automobilismo”, explicou Átila.

      O anúncio foi realizado na sede da Audacetech, em Cotia, na Grande São Paulo, com a presença de Lincoln Oliveira, controlador da Vicar, promotora da Stock Car, Átila Abreu e Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech.

 “Esse passo do Átila é estratégico e alinhado com o futuro da Stock Car. Hoje, as ativações vão muito além das pistas, e a Scuderia Bandeiras traz essa visão moderna e assertiva para o campeonato. Desejamos sucesso a toda a equipe”, afirmou Lincoln.

 Saiba mais detalhes em www.stockproseries.com.br
#StockCarProSeries #Breaking #News #Temporada2025