quinta-feira, 27 de junho de 2024

Grid com 250 carros nas 24h de SPA 2024

 

     Mais de 250 carros juntos no Kemmel Straight para esta incrível lance, celebrando o centenário CrowdStrike 24 Horas de Spa.

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Gol Trovão #33 pode virar um Hot Wheels! Estamos participando da promoção!

 

     Já sendo um dos protagonistas do video game AUTOMOBILISTA como um dos participantes da Copa Classic RS, agora o Gol Trovão #33 foi convidado a participar de uma escolha para ser indicado com novo carro de miniatura 1:64 da HOT WHEELS, o maior fabricantes de carrinhos em miniatura do planeta!

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Eurofarma entra na Indy com Pietro Fittipaldi!

 

Esta é a pintura que Pietro Fittipaldi vai utilizar no GP de Laguna Seca da Indy (Eurofarma).

Um Chevrolet Belair 56' tunado bonito!

 

     Este Chevrolet Bel Air Sport Coupe 1956 tem acabamento em prata sobre um interior de couro cor de vinho e é movido por um LS1 V8 de 5,7 litros emparelhado com uma transmissão automática 4L65-E de quatro velocidades e um diferencial de deslizamento limitado.
      O carro foi reformado em 2015 durante a propriedade anterior e adquirido pelo vendedor em março de 2018. As modificações subsequentes incluíram a instalação do motor e da transmissão, traseira Currie 9 ″, suspensão a ar, freios a disco CPP, rodas Billet Specialties 18 ″ e 20 ″, Faróis de LED, controle de temperatura Vintage Air, medidores Dakota Digital, vidros elétricos e um moderno sistema de áudio.







segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ferrari garantiu a 11ª vitória nas 24 Horas de Le Mans!

 

     A Ferrari garantiu a 11ª vitória nas 24 Horas de Le Mans, a segunda consecutiva para o 499P após o sucesso do Centenário. Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen no #50 499P acrescentam o seu nome aos anais do clássico francês de resistência ao lado dos vencedores do ano passado, Alessandro Pier Guidi, James Calado e Antonio Giovinazzi.

     Depois de uma corrida fortemente afetada pela chuva que atrapalhou muitos planos, a Ferrari saiu na frente mais uma vez. Vamos relembrar os destaques desta safra sem precedentes que viu 23 hipercarros se enfrentarem.

     Uma surpreendente Ferrari amarela Depois de conquistar a vitória na corrida do Centenário do ano passado, a Ferrari estava obviamente na lista de muitos observadores de potenciais vencedores das 92ª 24 Horas de Le Mans. Não foi surpresa para ninguém que o 499P sempre esteve bem colocado entre os pioneiros. O fato de que, durante grande parte da corrida, os carros vermelhos de fábrica ficaram em segundo plano em relação à entrada privada amarela compartilhada por Robert Kubica/Robert Shwartzman/Yifei Ye era muito menos esperado.

     Desde o início, os carros de fábrica #50 e #51 ditaram o ritmo. Nicklas Nielsen, no #50, assumiu a liderança de Laurens Vanthoor, da Porsche Penske Motorsport, no Porsche 963 #6 da polesit. Antonio Giovinazzi (Ferrari 499P #51) seguiu o exemplo e ultrapassou o belga. A dupla de Ferrari 499P de fábrica estava no topo da pilha depois de apenas 13 minutos. Ao mesmo tempo, um pouco mais atrás, Robert Kubica (#83 Ferrari 499P) começou a corrida de forma igualmente determinada para subir para o quinto lugar a partir de uma posição inicial de 12º.

     Os sonhos dos tifosi de domínio total pelos Cavalos Empinados foram, no entanto, destruídos quando o clima caprichoso começou a interferir.

     Quando as primeiras gotas de chuva começaram a cair do céu cinzento por volta das 17h40, as equipes tiveram que decidir rapidamente sua estratégia. Vários hipercarros – como o Ferrari nº 51, o Porsche nº 4 e o Toyota nº 7 – mudaram para pneus para chuva muito cedo. André Lotterer, que já havia substituído Laurens Vanthoor, optou pela mesma escolha para o Porsche 963 nº 6. Provou ser a opção errada. Foi então que Kubica se destacou. O #83 499P foi o único calçado com pneus slicks macios. À medida que a pista secava, Robert Shwartzman substituiu Kubica e arrancou. Sua vantagem aumentou constantemente, volta após volta.

     O 499P #83 estreou como a Ferrari de referência, e emergiu como a Ferrari de referência. referência.La 963 #6 emmène le peloton.La 499P #83 se montre dès le début de l'épreuve, et emerge como a Ferrari de referência.La 963 #6 emmène le peloton.

     A noite de sábado lançou outra chave inglesa no trabalho. A chuva voltou pouco antes das dez horas e uma série de pit stops se seguiram. Mais uma vez, AF Corse escolheu a estratégia certa para o #83. Mudou rapidamente para pneus Michelin para chuva – como o Porsche 963 nº 5 – e na chuva persistente, a Ferrari nº 83 começou a rodar 30 segundos mais rápido que seus rivais com calçados escorregadios. No entanto, às 22h37, o drama aconteceu. Kubica voou atrás do BMW M Hybrid V8 nº 15 dirigido por Dries Vanthoor. O belga não tinha intenção de ser ultrapassado, pois permanecer na primeira volta poderia ser decisivo caso os Safety Cars fossem chamados à ação. A colisão inevitável fez o hipercarro alemão bater na barreira. Vanthoor desceu, com sua corrida encerrada. Os comissários consideraram Kubica culpado de desviar seu oponente e infligiram uma penalidade de 30 segundos a ser cumprida no pit stop seguinte. A punição, cumprida às 00h30, empurrou a Ferrari amarela para baixo na classificação. Não seria visto novamente no topo da lista. Quando Yifei Ye parou nos boxes, com fumaça saindo de baixo do carro, o jogo da Ferrari 499P nº 83 havia acabado.

A longa espera

     Nesse ponto, uma batalha a três entre Porsche Penske Motorsport, Toyota Gazoo Racing e Ferrari AF Corse estava tomando forma.

     A única entrada do Isotta Fraschini teve uma excelente estreia, mas não conseguiu rivalizar com os líderes da classe. Os Lamborghini SC63 mostraram grande confiabilidade, mas ficaram muito atrás. A BMW nunca esteve em condições de comemorar o 25º aniversário da vitória do V12 LMR da melhor maneira possível. O #15 M Hybrid V8 foi eliminado por uma colisão com o #83 Ferrari 499P. O #20 saiu do ritmo desde o início, com vários problemas técnicos.

     As esperanças da casa foram frustradas na noite de sábado, quando ambos os Alpine A424 sofreram falhas de motor e a Peugeot saiu da primeira volta depois de menos de três horas de corrida.

     Da dúzia de hipercarros na primeira volta à meia-noite, foi o Toyota GR010-Hybrid #8 partilhado pelo trio da Toyota Gazoo Racing composto por Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa que lideraria a corrida durante a noite. Todas as cronometragem oficiais das 01h00 às 09h00 mostravam a máquina japonesa no topo. Será que a Toyota lançaria as bases para uma vitória sólida da noite para o dia, mantendo a pura tradição das 24 Horas de Le Mans? Não. As planilhas de cronometragem não contam toda a história. Não revelam a imprevisibilidade desta colheita de 2024.

     O trio Ferrari-Porsche-Toyota passou a noite observando cada movimento um do outro. Mas observar era tudo o que podiam fazer. Eles não podiam agir nem lutar. Le Mans à noite costuma ser mágica, mas este ano estava terrivelmente molhado. O Race Control trouxe os Safety Cars mais uma vez e os manteve em operação por quase quatro horas e meia. Le Mans estava em espera, mas o lançamento seria ainda mais saboroso.

     Os condutores eram como leões enjaulados, esperando para serem soltos para que pudessem caçar suas presas. Sem ultrapassagens, sem ataques. Disciplina estava na ordem da noite. O objetivo era economizar combustível e evitar erros na pista e nos boxes. Alguns pilotos conversaram com sua equipe para vencer a monotonia. Outros apreciaram a calma, ainda que temporária. O sprint foi retomado.

Faltando quatro horas, ainda era o jogo de qualquer um. O Toyota GR010-Hybrid nº 7 na escuridão da noite. Faltando quatro horas, ainda era o jogo de qualquer um. O Toyota GR010-Hybrid nº 7 na escuridão da noite. Faltando quatro horas, ainda era um jogo de qualquer um. O Toyota GR010-Hybrid nº 7 na escuridão da noite.

O tiroteio final

     A sete horas do final, 11 carros ainda estavam na primeira volta e ainda podiam ter esperanças de vitória. A chuva cessou, a batalha foi intensa neste grupo de liderança, com escaramuças após escaramuças.

     Nem todos os fabricantes estavam à altura da luta. Cadillac perdeu dois carros. Um vazamento de óleo no Cadillac V-Series.R #3 (Sébastien Bourdais/Renger van der Zande/Scott Dixon) e um acidente espetacular para Pipo Derani no Cadillac V-Series.R #311.

     A Porsche também sofreu. Felipe Nasr no #4 963 bateu na barreira de pneus em Indianápolis. Os #5 e #6 963 acompanharam o ritmo, mas pareciam desconfortáveis. Os pilotos não conseguiram melhorar o jogo para conseguir os décimos que fazem toda a diferença.

     O ritmo aumentou ao meio-dia. A 46ª volta de Antonio Fuoco foi a mais rápida em 3:29.208. Mas às 12h15, Alex Palou (# 2 Cadillac V-Series.R, Cadillac Racing) surpreendeu a multidão: 3: 28.938 na volta 253, antes de Kamui Kobayashi (# 7 Toyota GR010 Hybrid) eclipsá-lo na volta seguinte (3: :28.756).

     A chuva voltou para um florescimento final pouco antes das 14h. Alguns pontos viraram garoa mais forte no primeiro setor, desde a reta final até a chicane de Daytona. Alguns quebram sob a pressão. Brendon Hartley partiu em Mulsanne Corner com o Toyota GR010 Hybrid nº 8 após uma cutucada de Alessandro Pier Guidi (Ferrari 499P nº 51). Uma dobradinha da Ferrari estava nos planos. Finalmente, o Toyota GR010-Hybrid #7 de José María López/Kamui Kobayashi/Nyck de Vries dividiu as Ferraris vestidas de vermelho. Uma diferença de apenas 14,221 segundos na bandeira quadriculada!

UNITED AUTOSPORTS RETORNA ÀS VITÓRIAS

     O LMP2 estava em aberto, com várias equipes apostando seu território em uma confusão imprevisível ao longo das 24 horas. No início da corrida, o vencedor do Hyperpole, Louis Delétraz, liderou o grupo no AO pelo TF #14 Oreca 07-Gibson. Mas à medida que o tempo passava e seus co-pilotos assumiam o controle, a hierarquia mudou. À medida que as equipas ajustavam as suas estratégias, o Vector Sport #10 (Ryan Cullen/Patrick Pilet/Stéphane Richelmi) e o AF Corse #183 (François Perrodo/Ben Barnicoat/Nicolas Varrone) assumiram a liderança.

     Com uma vitória anterior em Le Mans confortavelmente, Ben Keating teve um primeiro revezamento difícil e caiu várias vezes. Ele fazia parte de uma escalação de destaque com os companheiros Filipe Albuquerque e Ben Hanley.

     No domingo, a Inter Europol Competition #34 e a Cool Racing #37 tiveram cada uma o seu momento de destaque, mas na bandeira quadriculada, a United Autosports recebeu as honras pela primeira vez desde 2020.

PORSCHE REIVINDICA A VITÓRIA INAUGURAL DO LMGT3

     Era quase impossível prever o resultado desta nova classe, com nove fabricantes alinhando carros com regulamentação LMGT3 no grid no sábado. Muitos deles lideraram as tabelas em algum momento da corrida. Depois da última vitória em Le Mans em 1995, garantida em condições de chuva, a McLaren voltou a repetir a história. Eles começaram fortes na pole position da classe com o Inception Racing #70 720S LMGT3 Evo2 pilotado por Brendan Iribe/Ollie Millroy/Frederik Schandorff, mas o carro terminou em 13º lugar. Os United Autosports #59 e #95 – numerados como uma homenagem às vitórias anteriores da McLaren – não se saíram melhor.

     A Lexus esteve no centro das atenções, com os RC F LMGT3 nº 78 e nº 87 da Akkodis ASP Team. Foi uma estreia encorajadora para o GT3 mais antigo da grelha, que deverá ser substituído em 2026.

     Tínhamos grandes esperanças de que Valentino Rossi tirasse tudo da bolsa no BMW M4 GT3 #46. O múltiplo campeão do Moto GP liderou a corrida, auxiliado pela excelente contribuição inicial de Maxime Martin. Mas Ahmad Al Harthy perdeu o controle do carro na saída dos boxes, causando danos que o impediram de continuar. O #31 é o único sobrevivente do clã WRT.

     Os Ford Mustangs fizeram uma estreia notável, com a Proton Competition a tirar o melhor partido de um carro que ainda estão a dominar. Podemos esperar vê-los retornar para a vitória.

     As Iron Dames foram impressionantemente consistentes, com incursões ocasionais ao primeiro lugar. Mas foi a Porsche quem realmente deixou a sua marca nesta 92ª corrida. O número 92, simbolicamente numerado, manteve-se firme durante toda a corrida, mas encontrou problemas na caixa de velocidades. O Manthey EMA #91 Porsche 911 assumiu o comando, com Yasser Shahin/Morris Schuring/Richard Lietz ao volante. Eles estabeleceram um ritmo impressionante e venceram com sucesso a oposição, colocando todos, exceto o BMW #31 M4 GT3, para trás uma volta.

     A Manthey EMA é a primeira equipa a saborear a vitória no LMGT3 nas 24 Horas de Le Mans. A equipa WRT sai de Le Mans com um pódio. Uma estreia satisfatória com o BMW M4 GT3, apesar da aposentadoria do carro #46. Com seu estilo americano e rugido estridente, o Mustang GT3 encantou os espectadores.


OVERALL TOP 5

1. #50 Ferrari 499P | Ferrari AF Corse | Antonio Fuoco/Miguel Molina/Nicklas Nielsen | 311 laps
2. #7 Toyota GR010-Hybrid | Toyota Gazoo Racing | José María López/Kamui Kobayashi/Nyck de Vries | +14.221
3. #51 Ferrari 499P | Ferrari AF Corse | Alessandro Pier Guidi/James Calado/Antonio Giovinazzi | +36.730
4. #6 Porsche 963 | Porsche Penske Motorsport | Kévin Estre/André Lotterer/Laurens Vanthoor | +37.897
5. #8 Toyota GR010-Hybrid | Toyota Gazoo Racing | Sébastien Buemi/Brendon Hartley/Ryo Hirakawa | +1:02.824

OTHER CLASS WINNERS

  • LMP2 – #22 Oreca 07-Gibson | United Autosports | Oliver Jarvis / Bijoy Garg / Nolan Siegel | 296 laps
  • LMGT3 – #91 Porsche 911 GT3 R LMGT3 | Manthey EMA | Yasser Shahin / Morris Schuring / Richard Lietz | 280 laps

RETIREMENTS

  • #54 Ferrari 296 LMGT3 | Vista AF Corse | Thomas Flohr / Francesco Castellacci / Davide Rigon – Crash
  • #35 Alpine A424 | Alpine Endurance Team | Paul-Loup Chatin / Ferdinand Habsburg-Lothringen / Charles Milesi – Engine failure
  • #9 Oreca 07-Gibson | Proton Competition | Jonas Ried / Maceo Capietto / Bent Viscaal
  • #36 Alpine A424 | Alpine Endurance Team | Nicolas Lapierre / Mick Schumacher / Matthieu Vaxivière – Engine failure
  • #15 BMW M Hybrid V8 | BMW M Team WRT | Dries Vanthoor / Raffaele Marciello / Marco Wittmann – Collision damage
  • #46 BMW M4 LMGT3 | Team WRT | Ahmad Al Harthy / Valentino Rossi / Maxime Martin – Crash
  • #30 Oreca 07-Gibson | Duqueine Team | John Falb / James Allen / Jean-Baptiste Simmenauer (LMP2 Pro/Am) – Engine damage
  • #66 Ferrari 296 LMGT3 | JMW Motorsport | Giacomo Petrobelli / Larry ten Voorde / Salih Yoluc
  • #45 Oreca 07-Gibson | Crowdstrike Racing by APR | George Kurtz / Colin Braun / Nicky Catsburg (LMP2 Pro/Am)
  • #27 Aston Martin Vantage AMR LMGT3 | Heart of Racing Team | Ian James / Daniel Mancinelli / Alex Riberas – Crash
  • #4 Porsche 963 | Porsche Penske Motorsport | Mathieu Jaminet / Felipe Nasr / Nick Tandy – Crash
  • #95 McLaren 720S LMGT3 Evo | United Autosports | Hiroshi Hamaguchi / Nicolas Pino / Marino Sato
  • #59 McLaren 720S LMGT3 Evo | United Autosports | James Cottingham / Nicolas Costa / Grégoire Saucy
  • #3 Cadillac V-Series.R | Cadillac Racing | Sébastien Bourdais / Renger van der Zande / Scott Dixon – Engine failure
  • #83 Ferrari 499P | AF Corse | Robert Kubica / Robert Shwartzman / Yifei Ye – Hybrid system problem

Fastest lap in race: Kamui Kobayashi | #7 Toyota GR010-Hybrid | Toyota Gazoo Racing | 3:28.756 (Lap 254).


Fotos: MICHEL JAMIN (ACO) ALEXIS GOURE (ACO)

 Divulgação: Automovel Clube do Oeste


Parabéns Capitão Roger!

      Parabéns a Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor pela conquista da pole position nas 24 Horas de Le Mans.

Estre e Porsche Penske conquistaram a pole para a 92ª 24 Hs de Le Mans


     Kévin Estre e Porsche Penske Motorsport conquistaram a pole position para a 92ª edição das 24 Horas de Le Mans, no final de mais uma hiperpole muito disputada!

     Inicialmente previsto para as 20h00, o início da sessão foi finalmente dado às 20h35, devido à saída de Louis Rossi da pista durante a Corrida 1 do Road to Le Mans.

     Desde o início da sessão os dois AF Corse Ferrari 499P deram o tom, mas muito rapidamente Sébastien Bourdais mostrou que ia ter de contar com ele, ao marcar uma volta em 3:24.816, com o Cadillac V-Series .R Nº 3 da Cadillac Racing.

     Enquanto as equipes acabavam de colocar pneus novos e partiram para uma segunda volta, Dries Vanthoor perdeu seu BMW nº 15 na frenagem em Indianápolis, causando uma bandeira vermelha a pouco mais de 7 minutos do final da sessão. O BMW dos belgas do WRT – convidado surpresa da qualificação de ontem – viu assim os seus tempos cancelados e o seu regresso à pista proibido.

     Bourdais decidiu não sair e assistimos a uma cena de alegria no campo da Cadillac Racing, enquanto ainda faltavam 7 minutos e 41 segundos para a sessão... Todos os outros concorrentes regressaram à pista para tentar melhorar a marca Sarthois .

     Se a ameaça parecia vir das Ferraris, foi Kévin Estre quem deu tudo na última volta, completando um magnífico setor final ao volante do Porsche 963 nº 6. O francês, que se junta a André Lotterer e Laurens Vanthoor, oferece assim a pole position à Porsche e à Penske, graças a uma volta ao circuito de Sarthe conseguida em 3:24.634.

     Alex Lynn também melhorou na última volta, com o Cadillac #2 terminando a sessão em segundo lugar, 0,148s atrás do Porsche #6. Porém, o carro deverá cumprir penalidade de 5 vagas no grid de largada devido a um incidente ocorrido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Pequeno consolo, portanto, para Sébastien Bourdais e para o Cadillac nº 3 que, ao marcar o 3º tempo a 0,182s da pole, deverá largar na primeira linha.

     As duas Ferrari 499P seguem na hierarquia na 4ª e 5ª posição. Alessandro Pier Guidi estabeleceu a melhor volta com 3m25,156 (+0,522s) no #51, enquanto Antonio Fuoco estabeleceu o melhor tempo para o #50 em 3m25,598 (+0,964s). Sexta vez para a Alpine e o seu A424 n°35. Lembramos que o Porsche nº 12 da JOTA não foi para a pista devido ao acidente ocorrido ontem no TL2.



     Louis Delétraz imperial em LMP2

     Na Classe LMP2, um Louis Delétraz mais rápido do que nunca permite que AO by TF suba à pole position. O suíço marcou o tempo de 3m33s217 com o Oreca nº 14, 0,610 segundos melhor que Job van Uitert, que também obteve um bom desempenho para o IDEC Sport e seu Oreca nº 28 (3m33s827). A segunda fila será partilhada pela Panis Racing que terminou em 3º com 3:34.053 com Mathias Beche, e pelo nº 23 Oreca/United Autosports USA que Ben Hanley colocou na 4ª posição (3:34.221).



     Pole position da McLaren no LMGT3 para seu retorno a Le Mans

     Regressa a Le Mans com entusiasmo para a McLaren, que conquista a pole position na categoria LMGT3 graças à Inception Racing. Em espírito desde o início da semana, o McLaren 720S LMGT3 EVO #70 dominou a sessão, com Brendan Iribe ao volante. O GT inglês conseguiu a sua melhor volta em 3:58,120, 0,808s melhor que Alex Malykhin que deu tudo ao volante do Porsche 911 LMGT3.R #92 da Manthey PureRxcing (3:58,928).

     Giacomo Petrobelli coloca o #66 JMW Motorsport Ferrari 296 LMGT3 na segunda linha (3:58.938), à frente do #77 Proton Competition Ford Mustang LMGT3 (3:59.443). Quinto fabricante diferente em quinto lugar, com Ian James permitindo que a Aston Martin termine a sessão em 5º lugar com o #27 Heart of Racing Team (3:59.655). Este também é o último LMGT3 com menos de 4 minutos.

     O grid de partida deve, portanto, mudar um pouco devido à penalidade que o Cadillac nº 2 deve cumprir.

ADEUS Françoise.

 

     Pessoas de “certa idade” ficarão tristes ao saber da morte ontem (11 de junho) de Françoise Hardy, aos 80 anos. Ela morreu em sua cidade natal, Paris, e estava doente há algum tempo.
     Embora sempre se tenha visto principalmente como cantora, desempenhou um papel no filme 'Grand Prix' de 1966 e, embora não tenha sido uma das grandes estrelas, como Yves Montand ou James Garner, deixou uma marca indelével na produção, e todos nós!
RIP Françoise




Vamos voltar mais fortes!

   


Enterro de Giuseppe Garibaldi na madrugada de 2 para 3 de junho de 1882 em Caprera, Itália.
Nascido em Nizza, hoje Nice na França e na época pertencente ao Reino da Sardenha, Garibaldi atuou na Revolução Farroupilha entre 1838 e 1841, como comandante da Marinha Rio Grandense.
Mais tarde, já na Itália, escreveria:

"Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas, mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações.
Quantas vezes fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril e destemida gente, que sustentou, por mais de nove anos contra um poderoso império, a mais encarniçada e gloriosa luta!"