sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
Principal momento do automobilismo de 2016! Final dramático das 24 Horas de Le Mans!
Faltando três minutos dramáticos no final das 24 Horas de Le Mans 2016.
A caminho da última volta, Kazuki Nakajima avisa a box que não tem potência no seu Toyota TS050 #5.
Veja o vídeo:
segunda-feira, 26 de dezembro de 2016
Confesso...
As vezes as pessoas me perguntam por que essa paixão por carros de corrida, não sei explicar mas, tenho certeza de uma coisa, esse jogo de criança, eu joguei sozinho e contra meus amigos por anos...
sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Homenagem ao Dia do Mecânico!
Preparador também é mecânico!
Obrigado João Mascarello. João Paulo, Fabiano eTiago, sem voces nada disso seria possível!
Obrigado João Mascarello. João Paulo, Fabiano eTiago, sem voces nada disso seria possível!
Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo 2017
Confira o Calendário do Campeonato Brasileiro de Turismo para próxima temporada que promete ser ainda mais eletrizante! Serão 8 Etapas com 15 corridas (todas com sistema de rodada dupla, exceto a Grande Final em Interlagos).
Copa Petrobras de Marcas define seu calendário para o próximo ano. Confira!
O calendário seguirá o mesmo formato das últimas temporadas, com oito rodadas duplas, de abril a dezembro
A Copa Petrobras de marcas chega a sua sétima temporada e continua sendo a principal categoria de sedans médios do Brasil. O campeonato 2017 seguirá o mesmo formato das temporadas anteriores, com oito rodadas duplas, sendo a primeira no dia 2 de abril, em Goiânia.
Após a abertura em Goiânia, o Brasileiro de Marcas segue para Velopark e Santa Cruz do Sul. A etapa de Curvelo depende de obras de adaptação que serão realizadas no Circuito dos Cristais. A quarta rodada dupla acontecerá ao lado da Corrida do Milhão da Stock Car, que ainda não tem localidade definida.
O Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, também deve voltar a receber a categoria, mas para isso depende das conclusões das obras no traçado.
Confira o calendário da categoria para 2017:
1a Etapa: 02/04 - Goiânia
2a Etapa: 23/04 - Velopark
3a Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4a Etapa: 23/07 - Curvelo/ a ser confirmado
5a Etapa: 10/09 - Local a ser definido
6a Etapa: 22/10 - Curitiba
7a Etapa: 26/11 - Brasília/ a ser confirmado
8a Etapa: 10/12 - Interlagos
O Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, também deve voltar a receber a categoria, mas para isso depende das conclusões das obras no traçado.
Confira o calendário da categoria para 2017:
1a Etapa: 02/04 - Goiânia
2a Etapa: 23/04 - Velopark
3a Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4a Etapa: 23/07 - Curvelo/ a ser confirmado
5a Etapa: 10/09 - Local a ser definido
6a Etapa: 22/10 - Curitiba
7a Etapa: 26/11 - Brasília/ a ser confirmado
8a Etapa: 10/12 - Interlagos
STOCK CAR ANUNCIA CALENDÁRIO PARA 2017
Categoria retornará a Argentina após dez anos e Velo Citta, em Mogi Guaçu (SP), receberá a Stock Car pela primeira vez
O calendário da Stock Car para 2017 está definido. A principal categoria do automobilismo nacional, que desde o ano passado também passou a ser Sul-Americana, terá duas importantes novidades para a próxima temporada. A primeira delas acontecerá no mês de junho, com o retorno da categoria à Argentina, após dez anos. A segunda será a estreia do Velo Citta, em Mogi Guaçu (SP), que receberá a principal categoria do automobilismo nacional no mês de agosto.
O autódromo argentino que receberá a Stock Car ainda segue indefinido. "Foram longas conversas, iniciadas em janeiro de 2016, para enfim podermos anunciar nossas corridas na Argentina e também no Velo Citta", comentou Maurício Slaviero, diretor Geral da Vicar. "Ainda aguardamos alguns detalhes para definir em qual circuito argentino vamos correr", acrescentou o dirigente.
Já o Velo Citta foi homologado pela CBA e FIA em 2012 e desde então recebe algumas categorias nacionais e eventos particulares. O circuito será o terceiro no Estado de São Paulo a receber a principal categoria do automobilismo brasileiro, ao lado de Interlagos e do circuito de rua de Ribeirão Preto, que recebeu provas até 2015.
O Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, novamente aparece no calendário, com previsão de receber a penúltima etapa, em novembro. A Vicar aguarda a realização de obras de adaptação no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para que a pista seja confirmada no calendário 2017. A Corrida do Milhão será realizada no dia 10 de setembro, em local a ser definido. "Aguardamos alguns detalhes comerciais e técnicos para a definição do palco da Corrida do Milhão", explicou Slaviero.
A temporada terá início no dia 2 de abril, em Goiânia e encerramento no dia 10 de dezembro em Interlagos.
Confira o calendário da Stock Car em 2017:
1a Etapa: 02/04 - Goiânia
2a Etapa: 23/04 - Velopark
3a Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4a Etapa: 11/06 - Argentina/ a ser confirmado
5a Etapa: 09/07 - Londrina
6a Etapa: 23/07 - Curvelo/ a ser confirmado
7a Etapa: 06/08 - Velo Citta
8a Etapa: 10/09 - Corrida do Milhão/ local a ser definido
9a Etapa: 01/10 - Tarumã
10a Etapa: 22/10 - Curitiba
11a Etapa: 26/11 - Brasília/ a ser confirmado
12a Etapa: 10/12 - Interlagos
2a Etapa: 23/04 - Velopark
3a Etapa: 21/05 - Santa Cruz do Sul
4a Etapa: 11/06 - Argentina/ a ser confirmado
5a Etapa: 09/07 - Londrina
6a Etapa: 23/07 - Curvelo/ a ser confirmado
7a Etapa: 06/08 - Velo Citta
8a Etapa: 10/09 - Corrida do Milhão/ local a ser definido
9a Etapa: 01/10 - Tarumã
10a Etapa: 22/10 - Curitiba
11a Etapa: 26/11 - Brasília/ a ser confirmado
12a Etapa: 10/12 - Interlagos
segunda-feira, 19 de dezembro de 2016
domingo, 18 de dezembro de 2016
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
Definido grid de largada para as 12 Horas de Tarumã
Protótipo
MR18 de Eduardo Dieter e Francesco Ventre larga na pole position na tradicional
prova de longa duração que acontece a partir da meia noite deste sábado 17/12/2016
Foto: Nilão Amaral
O entardecer foi de belas imagens e muita velocidade na pista de Tarumã que
recebe neste final de semana uma das mais consagradas provas de longa duração do
Brasil, as 12 Horas de Tarumã. Os carros foram para pista divididos por
categorias em três blocos. Inicialmente fizeram a tomada de tempo os carros de
turismo nas classes GT1, GT2, TS e T e depois os protótipos nas classes P2, P3 e
GP1. A tomada classificatória deu um indício de quanto será rápida e disputada a
prova, tendo sido registrados os dois melhores tempos abaixo de 1 minuto no
traçado de Tarumã.
O dono da volta mais rápida foi o protótipo MR18 de
Eduardo Dieter e Francesco Ventre com o incrível tempo de 59 segundos e 452
milésimos. Na segunda posição larga o protótipo Tubarão formado pelo trio Tiel
de Andrade, Mauro Kern e Paulo Souza com o tempo de 59 segundos 990 milésimos.
Em terceiro lugar larga o MCR 46 vencedor da prova do ano passado que terá na
composição o quinteto Vitor Genz, Pedro Castro, Christian Castro, João Sant´Anna
e Gustavo Martins.O quarto posto ficou com o MRX 65 de Nilson Ribeiro e José
Ribeiro. A quinta posição no grid é do MRX 27 de Rodrigo Machado e Caco Pereira.
Vinte e cinco carros estão confirmados para alinharem no grid à meia
noite deste sábado. A largada é no formato tradicional, estilo Le Mans, com os
carros posicionados na diagonal na reta dos boxes dando início à competição de
velocidade e resistência.
O sábado (17/12) tem atrações preliminares às
12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as
pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no
desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As
inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00.
A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00.
Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas,
com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá
sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.
Os
ingressos custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras
informações podem ser obtidas no site www.autodromodetaruma.com.br ou pelo
telefone (51) 3485
1510.
Classificação
Programação
Treinos
Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
16/12 (sexta-feira) -
das 16h às 18h
16/12 (sexta-feira) - das 20h30min à 1h
Treino
Classificatório
16/12 (sexta-feira) - das 18h30min às 20h20min (será feito
por grupos definidos pelos
comissários)
16/12 (sexta-feira) - às 20h30min
(briefing com todos os pilotos)
16/12 (sexta-feira) - vistoria técnica na
torre de abastecimento a partir das 16h
Sábado (17/12)
09h às 12h -
Track Day
13h às 14h - Treino Livre Copa Classic
14h05min às 16h - Track
Day
16h10min às 16h30min - Treino Classificátorio Copa Classic
16h40min às
17h40min - Time Atack
17h50min - Abertura de box - Copa Classic
18h -
Fechamento de Box - Copa Classic
18h10min - Largada 1ª Bateria Copa Classic
(25 minutos)
18h50min - Abertura de box - Copa Classic
19h - Fechamento de
Box - Copa Classic
19h10min - Largada 2ª Bateria Copa Classic (25
minutos)
19h50min - Abertura de box - Copa Classic
20h - Fechamento de Box
- Copa Classic
20h10min - Largada 3ª Bateria Copa Classic (25
minutos)
21h30min - As vistorias serão realizadas nos Box (carros, box,
torres de abastecimento)
22h45min - Abertura de box (com passagem obrigatória
por dentro dos box)
23h20min - Fechamento de box
23h30min - Posicionamento
no Grid - Le Mans
MEIA NOITE - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2016
Redação:
Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak
quarta-feira, 14 de dezembro de 2016
Equipes e pilotos se preparam para a 36° edição das 12 Horas de Tarumã 2016
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
e ocorre no sábado 17/12/2016
Equipes e pilotos se preparam para a 36° edição das 12 Horas de
Tarumã
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
Uma das provas mais tradicionais e aguardadas do automobilismo gaúcho está se aproximando. A partir da meia noite de sábado (17/12) os motores roncam para mais uma edição das 12 Horas de Tarumã. Pilotos, preparadores e o público já se mobilizam para passar a noite acompanhados de velocidade, adrenalina e emoção.
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil
Uma das provas mais tradicionais e aguardadas do automobilismo gaúcho está se aproximando. A partir da meia noite de sábado (17/12) os motores roncam para mais uma edição das 12 Horas de Tarumã. Pilotos, preparadores e o público já se mobilizam para passar a noite acompanhados de velocidade, adrenalina e emoção.
No ano passado, o MCR 46 do quarteto formado por Vitor Genz,
Christian Castro, Pedro Castro e Carlos Kray teve uma atuação heróica e
conquistou as 12 Horas de Tarumã pela 7° vez, depois de ficar 23 voltas atrás do
líder, o protótipo MXR 27 de Rodrigo Machado e Caco Pereira, que terminou na
segunda colocação. Pouco a pouco, o quarteto da MCR 46 foi descontando a
vantagem até uma ultrapassagem faltando oito minutos para o fim. O piloto Vitor
Genz, um dos que formou o time vencedor em 2015, quer repetir a vitória, mas
dispensa tanta emoção.
- Ano passado nós fizemos uma corrida bem diferente, tivemos que recuperar muito tempo perdido e com um ritmo muito forte a prova inteira. Espero que esse ano o ritmo seja menor, com mais tranquilidade. Estamos com um motor mais forte e a mesma base no carro. Como a prova é de resistência, mais até do que de velocidade, estamos confiantes que nosso carro vai terminar bem a prova - destaca Vitor Genz.
A novidade do time é a entrada do piloto Gustavo Martins. Uma das equipes favoritas em diversas categorias é a MC Competições. A equipe que vai competir na categoria GP1 vai contar com os pilotos Tiel de Andrade, Paulo Souza e Mauro Kern. Já a equipe da categoria P3 conta com os pilotos Julio Martini, Marcelo Vianna, Franco Pasquale e Rodrigo Bacher. Liderando a corrida até as 6h da madrugada na última edição das 12 Horas de Tarumã, quando sofreu uma quebra de câmbio, Tiel de Andrade está otimista.
- O ano passado foi um pouco frustrante. Estávamos super bem e liderando a prova até as 6h, quando nosso câmbio quebrou. Para esse ano estamos com muitas novidades e com um carro bem forte. Estamos com o Protótipo Tubarão versão 9. Nossa fase está boa, das seis corridas do Gaúcho, ganhos cinco. Agora é treinar e esperar o dia da corrida - avalia Tiel de Andrade.
A premiação será dividida em categorias Protótipos, Turismo Importado e Turismo Nacional. O melhor classificado em cada uma leva o Troféu Fita Azul. Além disso, há troféu para Pole Position em cada uma das categorias e troféus para cada categoria destinada aos três melhores colocados.
Recorde
Na corrida de 2015 foi estabelecido um novo recorde do número total de voltas das 12 Horas de Tarumã. O protótipo 46 fez 559 voltas, contabilizando uma velocidade média de 172,5 km/h, superando a marca de 2014 que era de 552 voltas e velocidade média de 171,17km/h.
Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, e um "esse" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.
Corridas preliminares
O sábado (17/12) já começa com muita velocidade no Autódromo de Tarumã, com as provas preliminares às 12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00. A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00. Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas, com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.
Os ingressos para mais de 24 horas de velocidade custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras informações podem ser obtidas no site www.autodromodetaruma.com.br ou pelo telefone (51) 3485 1510.
Programação
Treinos Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
- Ano passado nós fizemos uma corrida bem diferente, tivemos que recuperar muito tempo perdido e com um ritmo muito forte a prova inteira. Espero que esse ano o ritmo seja menor, com mais tranquilidade. Estamos com um motor mais forte e a mesma base no carro. Como a prova é de resistência, mais até do que de velocidade, estamos confiantes que nosso carro vai terminar bem a prova - destaca Vitor Genz.
A novidade do time é a entrada do piloto Gustavo Martins. Uma das equipes favoritas em diversas categorias é a MC Competições. A equipe que vai competir na categoria GP1 vai contar com os pilotos Tiel de Andrade, Paulo Souza e Mauro Kern. Já a equipe da categoria P3 conta com os pilotos Julio Martini, Marcelo Vianna, Franco Pasquale e Rodrigo Bacher. Liderando a corrida até as 6h da madrugada na última edição das 12 Horas de Tarumã, quando sofreu uma quebra de câmbio, Tiel de Andrade está otimista.
- O ano passado foi um pouco frustrante. Estávamos super bem e liderando a prova até as 6h, quando nosso câmbio quebrou. Para esse ano estamos com muitas novidades e com um carro bem forte. Estamos com o Protótipo Tubarão versão 9. Nossa fase está boa, das seis corridas do Gaúcho, ganhos cinco. Agora é treinar e esperar o dia da corrida - avalia Tiel de Andrade.
A premiação será dividida em categorias Protótipos, Turismo Importado e Turismo Nacional. O melhor classificado em cada uma leva o Troféu Fita Azul. Além disso, há troféu para Pole Position em cada uma das categorias e troféus para cada categoria destinada aos três melhores colocados.
Recorde
Na corrida de 2015 foi estabelecido um novo recorde do número total de voltas das 12 Horas de Tarumã. O protótipo 46 fez 559 voltas, contabilizando uma velocidade média de 172,5 km/h, superando a marca de 2014 que era de 552 voltas e velocidade média de 171,17km/h.
Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, e um "esse" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.
Corridas preliminares
O sábado (17/12) já começa com muita velocidade no Autódromo de Tarumã, com as provas preliminares às 12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00. A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00. Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas, com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.
Os ingressos para mais de 24 horas de velocidade custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras informações podem ser obtidas no site www.autodromodetaruma.com.br ou pelo telefone (51) 3485 1510.
Programação
Treinos Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
16/12 (sexta-feira) - das 16h às 18h
16/12 (sexta-feira) - das 20h30min à 1h
Treino Classificatório
16/12 (sexta-feira) - das 18h30min às 20h20min (será feito por grupos definidos pelos
comissários)
16/12 (sexta-feira) - às 20h30min (briefing com todos os pilotos)
16/12 (sexta-feira) - vistoria técnica na torre de abastecimento a partir das 16h
Sábado (17/12)
09h às 12h - Track Day
13h às 14h - Treino Livre Copa Classic
14h05min às 16h - Track
Day
16h10min às 16h30min - Treino Classificátorio Copa Classic
16h40min às 17h40min - Time Atack
17h50min - Abertura de box - Copa Classic
18h - Fechamento de Box - Copa Classic
18h10min - Largada 1ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
18h50min - Abertura de box - Copa Classic
19h - Fechamento de Box - Copa Classic
19h10min - Largada 2ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
19h50min - Abertura de box - Copa Classic
20h - Fechamento de Box - Copa Classic
20h10min - Largada 3ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
21h30min - As vistorias serão realizadas nos Box (carros, box, torres de abastecimento)
22h45min - Abertura de box (com passagem obrigatória por dentro dos box)
23h20min - Fechamento de box
23h30min - Posicionamento no Grid - Le Mans
MEIA NOITE - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2016
Redação: Mariana da Rosa
Coordenação: Marcelo Matusiak