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domingo, 29 de junho de 2014

Campeonato Gaúcho de Endurance, Copa Classic, Formulas RS e Jr. desembarcam em Guaporé em conjunto com a Copa Brasil de Endurance!



Programação cheia entre 4 e 6 de julho
Porto Alegre, 24 de junho – O Autódromo de Guaporé recebe uma programação lotada na 3a etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance e Copa Classic. Nesta etapa, a programação ainda recebe a 4a etapa das Formulas RS e Jr. e a 1a etapa da Copa Brasil de Endurance que acontece em paralelo na prova de 3 Horas do Gaúcho de Endurance.
A Copa Brasil terá validade como Campeonato Brasileiro e será realizada em duas etapas, sendo a segunda acontecendo no dia 25 de outubro no Autódromo de Tarumã. A expectativa é de que o grid desta primeira etapa se aproxime dos 60 carros no grid da prova de 3 Horas.

O regulamento particular de prova pode ser acessada neste link e os horários da etapa em Guaporé segue abaixo.

1ª ETAPA DA COPA BRASIL DE ENDURANCE
3ª ETAPA CAMPEONATO GAÚCHO DE ENDURANCE
3ª ETAPA CAMPEONATO GAÚCHO DE COPA CLASSIC
4ª ETAPA CAMPEONATO GAÚCHO DE FÓRMULA JUNIOR
4ª ETAPA CAMPEONATO GAÚCHO DE FÓRMULA RS
PROGRAMAÇÃO DE TREINOS LIVRES Á CARGO DA A.G.A.


PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SÁBADO 05/07/2014


TREINOS LIVRES
1o FÓRMULA JR
08:20
08:40
1o FÓRMULA RS
08:50
09:15
1o ENDURANCE
09:25
10:10
1o COPA CLASSIC
10:20
10:45
2o FÓRMULA JR
10:55
11:15
2o FÓRMULA RS
11:25
11:50
2o ENDURANCE - Cat: 1,2,3
12:00
12:25
     Cat: 4 , 5 ,6  ,7
12:30
12:55
2o COPA CLASSIC
13:00
13:25


TOMADAS CLASSIFICATÓRIAS
FÓRMULA JUNIOR
13:35
13:50
FÓRMULA RS
14:05
14:20
ENDURANCE CAT I
14:30
14:40
ENDURANCE CAT II E III
14:45
14:55
ENDURANCE CAT IV E V
15:00
15:10
ENDURANCE CAT VI E VII
15:15
15:25
COPA CLASSIC
15:35
15:50

PROVAS

1a FÓRMULA JÚNIOR - 20 minutos mais 01 volta
LARGADA16:10



1a FORMULA RS - 25 minutos de prova

LARGADA
16:50

DOMINGO 06/07/2014




PROVAS
1a COPA CLASSIC - 25 minutos



LARGADA
08:35

2a FORMULA JR. - 20 minutos mais 01 volta



LARGADA
09:25

2a FORMULA RS. - 25 minutos



LARGADA
10:15
2a COPA CLASSIC - 25 minutos



LARGADA
11:05


ENDURANCE 3 HORAS DE GUAPORÉ


LARGADA
12:48
3 HORAS DE DURAÇÃO/ 1ª JANELA ENTRE O MINUTO 50 E 70 E 2ª JANELA ENTRE O MINUTO 110 E 130 DE PROVA.


Erlon Radl - Federação Gaúcha de Automobilismo


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Valeu a Copa em Porto Alegre!

A Factor 12 Brass Band, banda que veio embalar a seleção holandesa se encontrou com a Banda Militar de Porto Alegre no dia do jogo entre Holanda e Austrália

terça-feira, 24 de junho de 2014

Kart pancas!

Deus protege >>> bebê ,bebuns e KARTISTAS by Mauro Rodeghiero


Veja o vídeo: 

Voyage Phoenix #34 nas mãos de Arthur Caleffi!

Estréia na Copa Classic será em Guaporé dia 06 de junho!
O Voyage Phoenix #34 virá nas mãos do estreante Arthur Caleffi!


Foto: Paolo Reis

terça-feira, 17 de junho de 2014

VW Pistache foi visitar os amigos em Farroupilha e vai voltar com teto solar 'vintage'!

Teto solar by Rag Top, em 'canvas' verde 'old style', para enfrentar os dias quentes sem ar condicionado!


Para quem não conhecia o VW Pistache por dentro:






sexta-feira, 13 de junho de 2014

FOI penalti, parem de ser 'maria-vai-com-as-outras' e com o 'complexo de vira-latas'!

Parem de 'babar os ovos' dos argentinos invejosos, foi penalti!!!

Se fosse fora da área seria falta?

Então é penalti!




terça-feira, 10 de junho de 2014

Tesla, o futuro chegou!

Saiba tudo sobre o Tesla atravéz do meu amigo Marco Antonio C Souza


Sempre fui apaixonado por tudo o que tem motor (carro, moto, avião...). Aos 15 anos ganhei do meu pai um “Fusca 1200” (sistema elétrico de 6 Volts e 36 HP) e com 900 (novecentos) dias de antecedência comecei a fazer diariamente a contagem regressiva (as últimas folhas dos meus cadernos do 2º Grau no Anchieta eram dedicados a marcar diariamente quantos dias faltavam) para eu tirar minha “Carteira de Habilitação”. Recebi minha “Carteira” no mesmo dia que fiz 18 anos!!!



Recentemente tive a oportunidade de passar alguns dias dirigindo um Tesla, o carro elétrico da Tesla Motors. Desde logo quero dizer que meu entusiasmo com o carro não é pela questão ambiental, também importante, porém questionada pelos ambientalistas pela origem da energia, mas pelo carro em si e seu desempenho.
Além de linhas modernas e bonitas, o carro dá um “show” em acabamento. Mas o que realmente surpreende é o desempenho.



Ao entrar no carro (a porta destranca com a aproximação, como boa parte dos carros), os bancos de couro acolhem o corpo do motorista e permitem todas as regulagens eletricamente. Basta pisar no freio e acionar a pequena palanca que está no lado direito do volante, colocando na posição para andar para frente ou para trás. Depois é só pisar no acelerador. Se pisar forte, o susto é grande, pois a aceleração é impressionante. Os números no marcador de velocidade pulam com uma enorme rapidez e em poucos segundos já é possível estar a mais de 100 mph (aproximadamente 160 Km/h). O carro faz de 0/100 Km/h em pouco mais de 3 segundos. É isso mesmo, desempenho de Ferrari. Em testes comparativos o Tesla bateu os esportivos mais conhecidos do mundo.



Os pneus são outro show, largos e de perfil extremamente (eu disse extremamente) baixo. Não há estepe, pois o fabricante garante que os pneus não esvaziam.

Com um simples toque no enorme monitor que há no meio do painel é possível regular a altura da suspensão, deixando o carro muito próximo do chão ou alto. Há 4 níveis de regulagem.

Eu sempre achei que um carro elétrico seria “chato” de dirigir pela falta de barulho do motor. Não senti a menor falta do ruído ou trepidação do motor. O único som que se ouve, caso o “rádio” esteja desligado, é o ruído dos pneus, que é até agradável.

Se quiser ouvir música é só escolher o cantor, estilo, etc. Em determinado momento disse (“falei para o rádio”) que queria ouvir Rod Steward e imediatamente comecei a ouvir minha solicitação, via Internet (gratuita).
O espaço interno é ótimo, não há “túnel” e há porta-malas na frente e atrás, uma vez que os motores estão nas rodas.
O Tesla possui uma autonomia de 400 Km e a recarga pode ser feita em 25 minutos ou em menos de um minuto nos “SuperChargers”, onde as baterias podem trocadas por outras (o motorista escolhe se quer recarregar as baterias / 25 minutos ou fazer a troca / 1 minuto).

Nos “SuperChargers” (centros de recarga da própria Tesla, espalhados de costa a costa) não é cobrada a recarga das baterias (Custo zero!!!) e meu amigo André, dono do carro, me disse que carregando o Tesla todos os dias em casa sua conta mensal de luz aumentou em US$ 30.00. Eu disse trinta dólares, para rodar muito!!!

Hoje é possível viajar de costa a costa dos Estados Unidos, sem gastar um centavo em “combustível”, somente “abastecendo” em “SuperChargers”.

Em testes de segurança (NHTSA) o Tesla atingiu a maior pontuação até hoje, superando todos os demais carros testados até então. Em outras palavras, é o carro mais seguro até hoje fabricado.

Uma coisa chama muito a atenção no carro que é a desaceleração. Ao retirar o pé do acelerador é acionado um mecanismo de geração/recuperação de energia que abastece as baterias, que provoca uma marcante (muito marcante) redução de velocidade. Deve ser algo semelhante ao “KERS”, utilizado na Fórmula 1. A sensação é a mesma que se tivesse feito sucessivas reduções de marcha num automóvel comum e câmbio manual. Para quem já pilotou um lancha, é a mesma sensação que se tem quando a embarcação é desacelerada. Assim, a frenagem é feita em espaços muito pequenos.

Não precisar trocar o óleo, não precisa ver a água do radiador, não há manutenção para fazer!!!
Depois de dirigir o Tesla passei dois dias dirigindo um Nissan Altima, 6 cilindros, e tive a sensação que o carro estava com algum problema, pois parecia arrastar uma âncora. Depois de um tempo percebi que não havia qualquer problema com o veículo, eu é que estava acostumado com o desempenho do Tesla.

O Tesla é um carro caro nos Estados Unidos. Seu preço varia de 80 a 120 mil dólares. Curiosamente não há opção de “leasing”, mas apenas de financiamento, sendo que a fábrica garante a recompra em 36 meses, por 60% do valor pago, independente da aquisição de um novo Tesla.

Em média o adquirente recebe um reembolso/bônus dos governos estadual e federal na ordem de US$ 15 mil, em razão do programa de incentivo ao uso de veículos elétricos.

Para o final do ano está prometida a SUV. Conheci o protótipo (tamanho natural) e é outro show. Muitas inovações, mas uma me chamou muito a atenção. Não há espelhos retrovisores nas laterais e no lugar há pequenos “bracinhos” (10 cm no máximo) com câmaras...

A experiência foi sensacional e saí literalmente apaixonado pelo carro. Quem tiver a oportunidade e goste de carros, principalmente de carros de alto desempenho, não deixe de experimentar um TESLA, um show de carro. Hoje estou convencido que os carros elétricos farão parte do nosso futuro.


Marco Antonio C Souza

Para conhecer mais sobre o carro que só é vendido via web:http://www.teslamotors.com/