segunda-feira, 30 de junho de 2014
domingo, 29 de junho de 2014
Campeonato Gaúcho de Endurance, Copa Classic, Formulas RS e Jr. desembarcam em Guaporé em conjunto com a Copa Brasil de Endurance!
Programação cheia entre 4 e 6 de julho
Porto Alegre, 24 de junho – O Autódromo de Guaporé recebe uma
programação lotada na 3a etapa do Campeonato
Gaúcho de Endurance e Copa Classic. Nesta etapa, a programação ainda recebe a 4a etapa das Formulas RS e Jr. e a 1a etapa da Copa Brasil de Endurance que acontece em paralelo na prova de 3
Horas do Gaúcho de Endurance.
A Copa Brasil terá validade como Campeonato Brasileiro e será realizada
em duas etapas, sendo a segunda acontecendo no dia 25 de outubro no Autódromo
de Tarumã. A expectativa é de que o grid desta primeira etapa se aproxime dos
60 carros no grid da prova de 3 Horas.
O regulamento particular de prova pode ser acessada neste link e os horários da etapa em Guaporé segue abaixo.
1ª ETAPA DA COPA
BRASIL DE ENDURANCE
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3ª ETAPA CAMPEONATO
GAÚCHO DE ENDURANCE
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3ª ETAPA CAMPEONATO
GAÚCHO DE COPA CLASSIC
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4ª ETAPA CAMPEONATO
GAÚCHO DE FÓRMULA JUNIOR
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4ª ETAPA CAMPEONATO
GAÚCHO DE FÓRMULA RS
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PROGRAMAÇÃO DE TREINOS LIVRES Á CARGO
DA A.G.A.
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PROGRAMAÇÃO OFICIAL
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SÁBADO 05/07/2014
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TREINOS LIVRES
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1o FÓRMULA JR
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08:20
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08:40
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1o FÓRMULA RS
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08:50
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09:15
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1o ENDURANCE
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09:25
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10:10
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1o COPA CLASSIC
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10:20
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10:45
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2o FÓRMULA JR
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10:55
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11:15
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2o FÓRMULA RS
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11:25
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11:50
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2o ENDURANCE - Cat: 1,2,3
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12:00
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12:25
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Cat: 4 , 5
,6 ,7
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12:30
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12:55
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2o COPA CLASSIC
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13:00
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13:25
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TOMADAS
CLASSIFICATÓRIAS
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FÓRMULA JUNIOR
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13:35
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13:50
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FÓRMULA RS
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14:05
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14:20
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ENDURANCE CAT I
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14:30
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14:40
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ENDURANCE CAT II E III
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14:45
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14:55
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ENDURANCE CAT IV E V
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15:00
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15:10
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ENDURANCE CAT VI E VII
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15:15
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15:25
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COPA CLASSIC
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15:35
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15:50
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PROVAS
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1a FÓRMULA JÚNIOR - 20 minutos mais
01 volta
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1a FORMULA RS - 25 minutos de prova
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LARGADA
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16:50
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DOMINGO 06/07/2014
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PROVAS
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1a COPA CLASSIC - 25 minutos
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LARGADA
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08:35
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2a FORMULA JR. - 20 minutos mais 01
volta
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LARGADA
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09:25
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2a FORMULA RS. - 25 minutos
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LARGADA
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10:15
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2a COPA CLASSIC - 25 minutos
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LARGADA
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11:05
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ENDURANCE 3 HORAS DE GUAPORÉ
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LARGADA
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12:48
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3 HORAS DE DURAÇÃO/ 1ª JANELA ENTRE O
MINUTO 50 E 70 E 2ª JANELA ENTRE O MINUTO 110 E 130 DE PROVA.
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Erlon Radl - Federação Gaúcha de Automobilismo
sexta-feira, 27 de junho de 2014
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Valeu a Copa em Porto Alegre!
A Factor 12 Brass Band, banda que veio embalar a seleção holandesa se encontrou com a Banda Militar de Porto Alegre no dia do jogo entre Holanda e Austrália
terça-feira, 24 de junho de 2014
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Voyage Phoenix #34 nas mãos de Arthur Caleffi!
Estréia na Copa Classic será em Guaporé dia 06 de junho!
O Voyage Phoenix #34 virá nas mãos do estreante Arthur Caleffi!
O Voyage Phoenix #34 virá nas mãos do estreante Arthur Caleffi!
Foto: Paolo Reis
sexta-feira, 20 de junho de 2014
quinta-feira, 19 de junho de 2014
quarta-feira, 18 de junho de 2014
terça-feira, 17 de junho de 2014
VW Pistache foi visitar os amigos em Farroupilha e vai voltar com teto solar 'vintage'!
Teto solar by Rag Top, em 'canvas' verde 'old style', para enfrentar os dias quentes sem ar condicionado!
Para quem não conhecia o VW Pistache por dentro:
sexta-feira, 13 de junho de 2014
FOI penalti, parem de ser 'maria-vai-com-as-outras' e com o 'complexo de vira-latas'!
Parem de 'babar os ovos' dos argentinos invejosos, foi penalti!!!
Se fosse fora da área seria falta?
Então é penalti!
Se fosse fora da área seria falta?
Então é penalti!
essas fotos são frames destes vídeos: http://globotv.globo.com/rede-globo/copa-do-mundo-2014/v/penalti-marcado-brasil/3413182/
terça-feira, 10 de junho de 2014
Tesla, o futuro chegou!
Saiba tudo sobre o Tesla atravéz do meu amigo Marco Antonio C Souza
Sempre
fui apaixonado por tudo o que tem motor (carro, moto, avião...). Aos 15 anos
ganhei do meu pai um “Fusca 1200” (sistema elétrico de 6 Volts e 36 HP) e com
900 (novecentos) dias de antecedência comecei a fazer diariamente
a contagem regressiva (as últimas folhas dos meus cadernos do 2º Grau no
Anchieta eram dedicados a marcar diariamente quantos dias faltavam) para eu
tirar minha “Carteira de Habilitação”. Recebi minha “Carteira” no mesmo dia que
fiz 18 anos!!!
Recentemente
tive a oportunidade de passar alguns dias dirigindo um Tesla, o carro elétrico
da Tesla Motors. Desde logo quero dizer que meu entusiasmo com o carro não é
pela questão ambiental, também importante, porém questionada pelos
ambientalistas pela origem da energia, mas pelo carro em si e seu
desempenho.
Além
de linhas modernas e bonitas, o carro dá um “show” em acabamento. Mas o que
realmente surpreende é o desempenho.
Ao
entrar no carro (a porta destranca com a aproximação, como boa parte dos
carros), os bancos de couro acolhem o corpo do motorista e permitem todas as
regulagens eletricamente. Basta pisar no freio e acionar a pequena palanca que
está no lado direito do volante, colocando na posição para andar para frente ou
para trás. Depois é só pisar no acelerador. Se pisar forte, o susto é grande,
pois a aceleração é impressionante. Os números no marcador de velocidade pulam
com uma enorme rapidez e em poucos segundos já é possível estar a mais de 100
mph (aproximadamente 160 Km/h). O carro faz de 0/100 Km/h em pouco mais de 3
segundos. É isso mesmo, desempenho de Ferrari. Em testes comparativos o Tesla
bateu os esportivos mais conhecidos do mundo.
Os
pneus são outro show, largos e de perfil extremamente (eu disse extremamente)
baixo. Não há estepe, pois o fabricante garante que os pneus não
esvaziam.
Com
um simples toque no enorme monitor que há no meio do painel é possível regular a
altura da suspensão, deixando o carro muito próximo do chão ou alto. Há 4 níveis
de regulagem.
Eu
sempre achei que um carro elétrico seria “chato” de dirigir pela falta de
barulho do motor. Não senti a menor falta do ruído ou trepidação do motor. O
único som que se ouve, caso o “rádio” esteja desligado, é o ruído dos pneus, que
é até agradável.
Se
quiser ouvir música é só escolher o cantor, estilo, etc. Em determinado momento
disse (“falei para o rádio”) que queria ouvir Rod Steward e imediatamente
comecei a ouvir minha solicitação, via Internet
(gratuita).
O
espaço interno é ótimo, não há “túnel” e há porta-malas na frente e atrás, uma
vez que os motores estão nas rodas.
O
Tesla possui uma autonomia de 400 Km e a recarga pode ser feita em 25 minutos ou
em menos de um minuto nos “SuperChargers”, onde as baterias podem trocadas por
outras (o motorista escolhe se quer recarregar as baterias / 25 minutos ou fazer
a troca / 1 minuto).
Nos
“SuperChargers” (centros de recarga da própria Tesla, espalhados de costa a
costa) não é cobrada a recarga das baterias (Custo zero!!!) e meu amigo André,
dono do carro, me disse que carregando o Tesla todos os dias em casa sua conta
mensal de luz aumentou em US$ 30.00. Eu disse trinta dólares, para rodar
muito!!!
Hoje
é possível viajar de costa a costa dos Estados Unidos, sem gastar um centavo em
“combustível”, somente “abastecendo” em
“SuperChargers”.
Em
testes de segurança (NHTSA) o Tesla atingiu a maior pontuação até hoje,
superando todos os demais carros testados até então. Em outras palavras, é o
carro mais seguro até hoje fabricado.
Uma
coisa chama muito a atenção no carro que é a desaceleração. Ao retirar o pé do
acelerador é acionado um mecanismo de geração/recuperação de energia que
abastece as baterias, que provoca uma marcante (muito marcante) redução de
velocidade. Deve ser algo semelhante ao “KERS”, utilizado na Fórmula 1. A
sensação é a mesma que se tivesse feito sucessivas reduções de marcha num
automóvel comum e câmbio manual. Para quem já pilotou um lancha, é a mesma
sensação que se tem quando a embarcação é desacelerada. Assim, a frenagem é
feita em espaços muito pequenos.
Não
precisar trocar o óleo, não precisa ver a água do radiador, não há manutenção
para fazer!!!
Depois
de dirigir o Tesla passei dois dias dirigindo um Nissan Altima, 6 cilindros, e
tive a sensação que o carro estava com algum problema, pois parecia arrastar uma
âncora. Depois de um tempo percebi que não havia qualquer problema com o
veículo, eu é que estava acostumado com o desempenho do
Tesla.
O
Tesla é um carro caro nos Estados Unidos. Seu preço varia de 80 a 120 mil
dólares. Curiosamente não há opção de “leasing”, mas apenas de financiamento,
sendo que a fábrica garante a recompra em 36 meses, por 60% do valor pago,
independente da aquisição de um novo Tesla.
Em
média o adquirente recebe um reembolso/bônus dos governos estadual e federal na
ordem de US$ 15 mil, em razão do programa de incentivo ao uso de veículos
elétricos.
Para
o final do ano está prometida a SUV. Conheci o protótipo (tamanho natural) e é
outro show. Muitas inovações, mas uma me chamou muito a atenção. Não há espelhos
retrovisores nas laterais e no lugar há pequenos “bracinhos” (10 cm no máximo)
com câmaras...
A
experiência foi sensacional e saí literalmente apaixonado pelo carro. Quem tiver
a oportunidade e goste de carros, principalmente de carros de alto desempenho,
não deixe de experimentar um TESLA, um show de carro. Hoje estou convencido que
os carros elétricos farão parte do nosso futuro.
Marco
Antonio C Souza
Para conhecer mais sobre o carro que só é vendido via web:http://www.teslamotors.com/
Para conhecer mais sobre o carro que só é vendido via web:http://www.teslamotors.com/