segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O futuro do automobilismo chegou...

Recebi este e-mail hoje, acredito ser esta a fórmula ideal encontrada pelos organizadores apara viabilizar o automobilismo...:


Olá Roberto, boa tarde!
No próximo dia 12 de outubro, sábado, o Autódromo Velo Città, localizado na cidade de Mogi-Guaçu/SP, receberá o Driver Day edição "Dia das Crianças 2013".
Venha acelerar sua máquina em um local seguro, rever os amigos em um ambiente descontraído, fazer novas amizades e curtir o dia com a família.

Haverá um espaço criado especialmente para receber as crianças abaixo de 10 anos. Monitores e segurança para os filhos sem preocupação para os pais.

Este evento não é válido pela disputa da Driver Cup, mas será uma ótima oportunidade para você conhecer o circuito e preparar-se para a 6ª e última etapa, que será realizada no dia 23 de novembro no mesmo local.

Para participar, retorne este e-mail informando o modo (1, 2 ou 3). Em seguida enviaremos orientações.

1. Driver Day
No formato de track day, a pista ficará à sua disposição durante o dia todo das 08h00 as 17h00, sem baterias. Limitado a 50 carros (esportivos importados).
Inscrição R$ 1.900,00*. Incluso credencial para um acompanhante adulto, buffet e seguro pessoal. Pilotos profissionais estarão à sua disposição para instruções, assim como estruturas para trocas de pneus, abastecimento (gasolina Podium) e apoio mecânico. *Não há custo adicional para o segundo piloto no mesmo carro.
Menores de 12 anos não pagam. Acompanhantes de pilotos e familiares: R$ 120,00 por pessoa.
As 15h00 reuniremos os 10 pilotos mais rápidos do dia para uma bateria de 15 minutos. Chamada de King of the track, o vencedor receberá uma poltrona egg (vinho ou branca), exclusiva da Driver.

2. Espectador - Ingresso: R$ 180,00 por pessoa. Incluso Buffet.

3. Volta rápida
R$ 320,00 por pessoa, incluindo ingresso no evento, buffet, volta rápida (como passageiro) no carro de competição Audi A3 DTCC, capacete personalizado e boné Driver.

Acesse os links para:

PROGRAMAÇÃO
07h30 – Chegada dos participantes
07h40 as 07h50 – Briefing
08h00 as 14h50 – Pista aberta
15h00 as 15h20 – King of the track
15h30 as 17h00 – Pista aberta

Se você deseja que seu e-mail seja excluído do nosso mailing, responda esta mensagem digitando a palavra "Excluir" na linha de Assunto.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Evento de automobilismo do presente é o futuro do esporte?

Anúncio de página impar cheia da Zero Hora de hoje!
Este é o exemplo a seguir para salvar o automobilismo?
Entre outras coisas tem corrida de GT3 e Mercedes Benz Challenge.


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Voltando ao assunto 'o automobilismo está morrendo'? By Evandro Flesch


Post do Evandro Flesch  no Grupo VAMOS SALVAR O AUTOMOBILISMO do Facebook:

Vou publicar uma resposta que enviei a um amigo que me perguntou sobre endurance, do porquê de ir tão mal. Por favor, não me matem:

"Esse é o problema Carlos: Todas (isso mesmo, todas) as categorias nacionais, à exceção da Fórmula Truck, Stock Car V8 
e Brasileiro de Marcas (sim, somente essas 3) são amadoras. Inclusive a GT Brasil. Por amador, entenda-se "campeonato de futebol de várzea", onde os participantes jogam apenas por diversão própria. Algumas poucas equipes (menos de 20% do grid) das outras categorias são profissionais, sobrevivem de automobilismo, recebendo patrocínios e expondo imagem. O restante, são pilotos se divertindo e pagando a conta do bolso, como eu ou você indo à um kart indoor. Infelizmente, na Endurance, o nível de amadorismo é de 100%. Não há uma única equipe profissional no Brasil. 




Em algum ponto da história do automobilismo brasileiro algo se perdeu. Desconfio que foram os chefes de equipe e organizadores, que não se atualizaram e deixaram de inovar para concorrer com os outros meios de lazer e entretenimento que surgiram (Televisão, internet, provas de arrancada, baile funk). O público mudou bastante, também. Deixou de ser um público "true" e passou a ser o jovem moderno, que não está nem aí pra nada, só quer se divertir, ir em festas e seguir modas. Não quer aprender. Quer assistir o óbvio, de fácil e imediata compreensão, e não o sutil que faz a diferença. Traçado, tocada, categorias diferentes, não os interessam. Acabou o "espírito". Quer saber "quanto pega de velocidade na reta??". A Nascar captou isso e faz provas na sexta e sábado à noite, é uma "balada". Faz uma "ring-race", com acidentes espetaculares, bom atendimento ao público, etc, etc. Um "show" de automobilismo que cativa o público, vende, entretêm. 




Hoje, no Brasil, a mentalidade dos chefes de equipe é: carro. Deveria ser: Esporte. Eles não se atualizam e a maioria não sabe nem como uma injeção eletrônica funciona (pasme!). Fuçam e fazem como há 40 anos atrás. Não se preocupam com visual, comprometimento, público, entretenimento, competitividade, marketing, patrocinadores ou o que vão fazer em 2014. Apenas fazem a manutenção e o desenvolvimento dos carros que são de propriedade dos pilotos pra que estes "brinquem". E fazem mal-feito porque, apesar dos pilotos muitas vezes terem seu patrocínio pessoal, as equipes não o buscam. As equipes não buscam o profissionalismo, perderam essa visão. Poderiam viver de automobilismo, mas fracassam por não perceberem que o esporte não é só chutar a bola. Contratos, uniforme, satisfazer a torcida, treino incessante, tudo faz parte. Aí, acabam ou cobrando muito caro pelo serviço e afastando os clientes (ao invés de estarem contratando o piloto mais rápido para pilotar o carro da própria equipe) ou realmente fazendo mal-feito por não dedicarem tempo suficiente ao automobilismo. 





Enfim, Endurance talvez seja a categoria mais sensível no mundo. Mesmo as equipes profissionais Top estão sofrendo atualmente. Não dá pra transmitir na TV, ninguém assiste um programa por 24 horas ou mesmo 6 horas; gravado e compactado, fica chato, já aconteceu e todo mundo já sabe quem ganhou e quem bateu. É difícil pra um novo espectador entender (categorias variadas, estratégias de parada muito diferentes, vários pilotos). Endurance é torcida pela equipe, pelo carro, desenvolvimento de tecnologia, marketing enaltecendo as qualidades do carro: performance, resistência, eficiência energética, qualidade. E brasileiro não é apaixonado por carro, é apaixonado por ostentação. Som alto, pintura perolizada e rodão. O carro pode ser um lixo, mas tendo um visual "invocado" e reproduzindo MP3, é o que conta."

domingo, 22 de setembro de 2013

O automobilismo está morrendo? Por Carlos De Paula.



Tomo a liberdade de colocar aqui a opinião do membro do grupo VAMOS SALVAR O AUTOMOBILISMO 
Carlos De Paula, achei bem interessante e pertinente para refletirmos sobre o automobilismo como um todo e não especificamente no Brasil ou no nosso Estado/região:

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O automobilismo está morrendo?
Perdoem o drama. Não posso evitar, sou descendente de italianos, afinal de contas. Mas apesar do exagero e drama, uma coisa é certa - nosso esporte passa por um momento frágil.

Converse com qualquer pessoa estreitamente ligada com o automobilismo brasileiro, e este lhe dirá que, salvo uma ou duas exceções (Stockcar e Trucks), nosso automobilismo vai mal, muito mal. Mal tipo UTI.

De modo geral, atribui-se a culpa a dirigentes, organizadores, em suma, aos donos do circo. Porém, sem eximir ninguém de culpa, vejo a coisa como um fenômeno mundial, e por isso mesmo está acontecendo no Brasil.

Na Europa, onde eventos automobilísticos sempre geraram grandes públicos, or organizadores estão em apuros. Fora a F1 e MotoGp, o público em corridas de todas outras categorias tem caído vertiginosamente ano após ano, ao ponto de inviabilizar a realização de certas disputas. Com isso, organizadores tentam criar eventos "diferentes", misturando corridas com música. Notem bem, isso num continente que cultua eventos ao ar livre, pois durante grande parte do ano é impossível sua realização devido ao clima.

Isto levou os donos da bola a procurar locais diferentes para realização de corridas, como Eslováquia, Indonésia, Romênia e Casaquistão, com resultados nada auspiciosos. De fato, basta ver a transmissão do GP da China para ver milhares de lugares vazios nas arquibancadas - e nesse caso, numa corrida de F1.

Não é só no velho mundo e nos novos mercados que a situação está preta. Aqui nos EUA, muitas corridas são realizadas com arquibancadas quase vazias. Aqui em Homestead, somente as corridas da NASCAR atraem público, que ocasionou o cancelamento da prova de Indycar. Até mesmo corridas que são "sucesso" de público, como a de Baltimore, acabam sendo canceladas, e apesar de a Indycar heroicamente falar em expandir o calendário, não me lembro de o calendário deste campeonato ter as mesmas corridas dois anos seguidos, está em constante mutação.

Nem mesmo a Indy 500 escapou ilesa. O mês de maio, tradicionalmente usado integralmente pelos treinos e corrida em Indy, foi parcialmente liberado. Hoje o qualifying não ocorre mais em fins de semana diferentes. Isto porque Indy já não atrai tanto público para tantos dias de evento.

Mesmo a NASCAR tem problemas para atrair novos fãs.

Isto é extremamente problemático. Ao se tornar, pouco a pouco, mais um esporte televisivo, como o futebol se tornou no Brasil, a situação do automobilismo se torna cada vez mais crítica. Geralmente, os organizadores locais ganham seu dinheiro com os ingressos vendidos, e com aluguel de espaço para barraquinhas de comida e souvenirs. Com o público diminuindo, a tendência natural é o cancelamento de corridas e campeonatos inteiros, pois a TV pouco ou nada traz para os organizadores locais.

O maior perigo é a destruição definitiva de muitos autódromos mundo afora. Um estádio de futebol ocupa bastante espaço, mas não tanto quanto um autódromo. Assim, o futebol pode se dar ao luxo de ser um esporte televisivo, o automobilismo, não. Mais cedo, mais tarde, pistas começarão a fechar, principalmente na Europa onde a densidade demográfica é grande, e o custo do metro quadrado exorbitante.

O automobilismo é um tipo de entretenimento. Portanto, compete com N outras formas de entretenimento. Isto ajuda a explicar por que o automobilismo foi de "segundo esporte mais popular de público" no Brasil, no início dos anos 60, para um esporte seguido por poucas pessoas nas pistas. Só a título de comparação, no mesmo ano em que ocorreu o primeiro GP de F1 válido para o mundial no Brasil, o país recebia seu primeiro mega-astro do rock mundial, Alice Cooper, para shows em SP. Naquela época, artistas de renome relutavam vir ao Brasil. Hoje em dia, veem às pencas, e lotam estádios, não só em SP, como cidades no país afora. Estes shows são uma forte concorrência pelo dinheiro e gosto da juventude, que, se tanto amava as corridas nos anos 60 e se descambava para Interlagos, hoje prefere ver a Beyonce a um quilometro de distância num estádio de futebol. Note que os astros da música mundial são somente um dos concorrentes do automobilismo no Brasil. Outros esportes, peças de broadway, etc etc, chamam a atenção e a grana da juventude. A falta de interesse da imprensa generalizada ajuda a criar o marasmo total do nosso esporte.

Obviamente, algo terá que ser feito. Exatamente quem vai fazer algo, não sei. Só sei que se as coisas não mudarem, dentro de dez anos o cenário do automobilismo mundial será bastante diferente do que temos hoje.

Vídeo imperdível para quem gosta de automóveis!


Colaboração do amigo Maicon Rodrigo Anschau  no Grupo: 
VAMOS SALVAR O AUTOMOBILISMO                do Facebook.

Juro que enchi os olhos de água, por saber que é a mais pura verdade!

Vejam o vídeo abaixo:



Home, sweet home!

E eu aqui pensando se coloco um kart na parede...


Formula 1 enfrenta o futuro sem Ecclestone!


Foto por: XPB Images

     O cancelamento do pedido de um novo motor-home de Ecclestone provoca alguns rumores dentro do paddock.

     De acordo com um rumor em Cingapura, Bernie Ecclestone cancelou uma encomenda de um novo motor home F1 que faria a sua estreia em 2014.
- "Será que é porque ele ainda pode usar o antigo," perguntou a revista 'Semana de Velocidade' de língua alemã, ou porque ele sabe que não será mais necessário um em 2014?

     Compreensivelmente, as notícias sobre o chefe do executivo da F1 estão sendo amarradas com as especulações sobre o seu futuro, em meio a uma batalha judicial alemã iminente que poderia até mesmo ver o senhor de 82 anos Bernie Ecclestone preso.

     O Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo acredita que a F1 pode enfrentar o futuro sem Ecclestone, é o momento certo para começar a planejar.
- "Vamos precisar de repensar tudo, com uma estrutura que prevê um chefe de administração e finanças, diretor comercial e um número 1 para questões técnicas", ele disse ao jornal La Gazzetta dello Sport nesta semana.
- "O trabalho não pode mais ser centralizado em torno de um só homem."

Autor do texto: GMM - jornalista

Marmelada amarga!

   
     Custou caro a marmelada feita pela equipe (da qual sou admirador) de Michael Waltrip na NASCAR, após a rodada proposital de Clint Bowyer para beneficiar seu companheiro de equipe Martin Truex Jr, com o objetivo de colocá-lo no Chase!


Clit Bowyer com cara de 'marmelo'!

     Um dos mais tradicionais patrocinadores da categoria e principal patrocinador da equipe, a NAPA AUTOPARTS (distribuidora de peças), anunciou a rescisão do contrato para novas temporadas!
     Se fala em crise financeira americana, mas também se fala que a os dirigentes da empresa ficaram muito chateados com a repercussão negativa junto ao público amante das corridas e por consequência seus clientes, com o fato ocorrido na pista.

Martin Truex com cara de 'Marmelo'

     Concordo em gênero, número e grau com a a NAPA!
     Perco dinheiro mas não perco a honra!


 Michael Waltrip com cara de 'marmelo'

     Patrocinem outro carro, um piloto e uma equipe que leve corrida como um esporte e não somente como negócio, parabéns a NAPA!
     Viu F1, é assim que se faz!

Kombi de sexta!

     O Homem de Neandertal era muito mais feliz do que nós... não tinha conta de luz, água, nem de condomínio e tinha uma Kombi!


quarta-feira, 18 de setembro de 2013

terça-feira, 17 de setembro de 2013

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

NASCAR pune Michael Waltrip Racing por manipular resultado!


Hoje tem marmelada?
Tem não senhor!

NASCAR pune Michael Waltrip Racing por manipular resultado e tira Martin Tuex Jr do chase!
É assim que se faz, viu F1?

Para quem gosta de ler na língua oficial sem tradução:
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Huge penalties result in change in Chase field

Related: Official NASCAR statement | SHR statement on Newman joining Chase field

NASCAR handed down harsh penalties to Michael Waltrip Racing on Monday, resulting in Martin Truex Jr. being eliminated from the second Wild Card berth for the Chase due to a loss of points and Ryan Newman moving into the Chase as the second Wild Card participant.

MWR teams (No. 15 Clint Bowyer, No. 55 Brian Vickers and No. 56 Truex Jr.) were each penalized with the loss of 50 championship driver points and 50 championship owner points after its actions in Saturday night’s regular-season finale at Richmond International Raceway.
In a press release, NASCAR said that MWR "was found to have violated Section 12-4 (actions detrimental to stock car racing).
With the penalties, Truex's point total is reduced to 691 points, dropping him to 17th place in the points standings and eliminating him from the second Wild Card position.  As a result, Newman moves up to be the second Wild Card participant in the Chase.
NASCAR also fined MWR $300,000 and indefinitely suspended Ty Norris (MWR Executive Vice President/General Manager and spotter for the No. 55 car for violating Section 12-4. The three crew chiefs, Brian Pattie (No. 15), Scott Miller (No. 55) and Chad Johnston (No. 56) have all been placed on NASCAR probation until Dec. 31.

“Based upon our review of Saturday night’s race at Richmond, it is our determination that the MWR organization attempted to manipulate the outcome of the race,” said Robin Pemberton, NASCAR vice president of competition. “As the sport’s sanctioning body, it is our responsibility to ensure there is a fair and level playing field for all of our competitors and this action today reflects our commitment to that.”
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resumo: a equipe fez uma marmelada na prova de Richmond para o Truex se classificar para o Chase, resultado: a Nascar não gostou e puniu os pilotos e os chefes de equipe!